Como saber se os radares usados para fiscalizar os limites de velocidade estão verificados pelo Inmetro

0
616
@inmetro

Inmetro libera consulta sobre verificação de radares  em todo o país 

Nova funcionalidade permite acessar certificados de verificação e outras informações do instrumento pela internet

Mais uma funcionalidade está disponível no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Agora, qualquer cidadão tem acesso às informações referentes aos medidores de velocidade – radares usados para fiscalizar os limites de velocidade – instalados nas vias públicas de todo o País. Podem ser acessados, por exemplo, o histórico de verificação e a situação dos certificados emitidos pelo Inmetro.

Para consultar, basta acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) pelo link https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento escolher o tipo de instrumento e completar com as informações sobre o instrumento, como a localidade ou o número de série, por exemplo.

Os certificados emitidos a partir de abril de 2022 contam com um QR-Code, além de um código para validação, permitindo que qualquer pessoa possa atestar sua autenticidade, se necessário. 

Além de medidores de velocidade e etilômetros, os populares bafômetros, outros instrumentos que passam por controle metrológico legal do Inmetro também terão seus certificados disponibilizados no PSIE. A próxima consulta a ser inserida no PSIE será para veículos-tanque rodoviários.

 PSIE

O PSIE é uma plataforma ampla, com serviços que vão desde a prestação de contas das empresas autorizadas pelo Inmetro a declarar a conformidade de seus produtos, em ambiente restrito, até a ferramenta de buscas para informações de instrumentos verificados pelo Inmetro.

Para o grande público, no Portal é possível consultar o histórico de diversos instrumentos, como as datas nas quais os equipamentos passaram por verificação ou reparo, por exemplo.

As empresas permissionárias, que fazem reparo e manutenção em instrumentos de medição, também prestam contas pelo PSIE.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-libera-consulta-sobre-verificacao-de-radares-em-todo-o-pais – 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!