O Ministério da Infraestrutura publicou no último dia 30 de setembro uma consulta pública, no site Participa+Brasil, visando modificações na Resolução Contran 938/2022, que trata dos requisitos técnicos sobre o cronotacógrafo.
O processo de recebimento das contribuições vai até o próximo dia 29 de outubro, e, para contribuir com o assunto, a população precisa apenas ter cadastro no Gov.Br.
O texto da consulta pública traz informações sobre a validade do tacógrafo, que poderá passar a ser indeterminada, desde que o equipamento esteja seguindo a legislação vigente do Inmetro.
Crédito: Bolg do Caminhoneiro – @ disponível na internet 10/10/2022
Alteração da Resolução CONTRAN nº 938 que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo).
RESUMO
Um dos pilares em que se sustenta o processo regulatório da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o da participação social. A elaboração de normativos ligados ao trânsito afeta direta ou indiretamente todo cidadão brasileiro e, portanto, faz-se necessário submeter à apreciação da sociedade as minutas de portarias e resoluções a serem editadas por esses órgãos.
O §1º do art. 12 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina, inclusive, que essa consulta pública deva ser realizada pelo período mínimo de 30 (trinta) dias:
“Art. 12….
….
§ 1º As propostas de normas regulamentares de que trata o inciso I do caput deste artigo serão submetidas a prévia consulta pública, por meio da rede mundial de computadores, pelo período mínimo de 30 (trinta) dias, antes do exame da matéria pelo Contran.”
O caso em tela trata-se de Minuta de Resolução (SEI nº 6169626) que altera a Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022, que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo), debatida pela Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e de Transporte
MINUTA DE RESOLUÇÃO Altera a Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022, que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo). O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da competência que lhe conferem o inciso I, do art. 12, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com base no que consta nos autos do processo administrativo nº 50000.015948/2022-51 resolve: Art. 1º Esta Resolução altera a Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022, que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo). Art. 2º A Resolução CONTRAN nº 938, de 2022, passa a vigorar com a seguinte redação: ……………………….. Art. 4º O registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, cronotacógrafo, deverá possuir portaria de aprovação de modelo expedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Parágrafo único. Os cronotacógrafos já aprovados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União poderão continuar a serem utilizados até seu sucateamento, desde que atenda a legislação metrológica vigente. Art. 5º Para a aprovação de modelo de que trata o art. 4º, o cronotacógrafo e o respectivo disco ou fita diagrama deverão, no mínimo, atender às especificações técnicas do Anexo I (para equipamentos providos de disco diagrama) e Anexo II (para os equipamentos eletrônicos providos de fita diagrama), além dos seguintes requisitos: I – possuir registrador próprio, em meio físico adequado, das informações relativas a espaço percorrido, velocidades desenvolvidas e tempo de operação do veículo, no período de 24 (vinte e quatro) horas; II – fornecer, a qualquer momento, as informações de que trata o art. 3º desta Resolução; III – assegurar a inviolabilidade e inalterabilidade do registro de informações; IV – possuir lacre de proteção das ligações necessárias ao seu funcionamento e de acesso interno ao equipamento; V – dispor de indicação de violação; VI – ser constituído de material compatível para o fim a que se destina; VII – totalizar a distância percorrida pelo veículo; VIII – ter os seus dispositivos indicadores iluminados adequadamente, com luz não ofuscante ao motorista; IX – utilizar como padrão as seguintes unidades de medida e suas frações: a) quilômetro por hora (km/h), para velocidade; b) quilômetro (km), para espaço/distância percorrido(a); c) hora (h), para tempo; X – situar-se na faixa de tolerância máxima de erro nas indicações, conforme Anexo I e Anexo II; XI – possibilitar leitura fácil, direta e sem uso de instrumental próprio no local de fiscalização dos dados registrados no meio físico. ………………………(NR) |
Fonte: Ministério da Infraestrutura – 10/10/2022
Regulamentações de Trânsito – Consolidações, atualizações e novas regras >>> asmetro.org.br/portalsn/2022/04/12/regulamentacoes-de-transito-consolidacoes-atualizacoes-e-novas-regras/
