De Bem com a Vida: 5 horas de sono por noite é mínimo para boa saúde em maiores de 50 anos.

0
97
@correio braziliense

5 horas de sono por noite é mínimo para boa saúde em maiores de 50 anos, indica pesquisa

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa.

Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Há evidências de que o sono ajuda a restaurar, descansar e rejuvenescer o corpo e a mente — mas ainda não está claro por que especificamente cinco de horas de sono pode ser importante.

O estudo PLoS Medicine monitorou a saúde e o sono de funcionários públicos do Reino Unido.

Todos os cerca de 8 mil participantes responderam a seguinte pergunta: “quantas horas de sono você dorme em média por noite durante a semana?”

Alguns também usaram um relógio de pulso para monitorar o sono.

Eles foram examinados em relação a condições crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas, ao longo de duas décadas de acompanhamento.

Algumas das conclusões observadas foram:

  • aqueles que dormiam cinco horas ou menos por volta dos 50 anos apresentaram um risco 30% maior de várias doenças do que aqueles que dormiam sete horas;
  • o sono mais curto aos 50 anos também foi associado a um maior risco de morte durante o período do estudo, principalmente ligado ao aumento do risco de doenças crônicas.

Especialistas geralmente recomendam cerca de sete ou oito horas de sono, segundo os pesquisadores da University College London (UCL), no Reino Unido, e da Universidade Paris Cité, na França.

Por que dormimos?

Os cientistas não sabem ao certo a resposta para essa pergunta, mas está claro que o sono ajuda o cérebro a processar as memórias e faz bem para o humor, a concentração e o metabolismo.

O sono também é uma oportunidade para o cérebro se “limpar” de resíduos.

Presentational grey line

Dicas para dormir bem

  • Se canse durante o dia se mantendo ocupado e ativo, mas diminua o ritmo na hora de dormir;
  • evite cochilos diurnos;
  • estabeleça uma boa rotina noturna e certifique-se de que seu quarto tenha um ambiente relaxante e propício ao sono — cortinas grossas ou persianas com blackout, temperatura ambiente e roupas de cama confortáveis ​​e sem grandes distrações, como usar o celular na cama;
  • reduza ou elimine a cafeína e o álcool perto da hora de dormir;
  • se você não conseguir pegar no sono, não force ou fique frustrado — levante-se e faça algo relaxante, como ler um livro, e depois volte quando estiver com sono;
  • se você trabalha em turnos antissociais, tente dormir um pouco antes de sua primeira série de turnos noturnos, para fazer a transição. Se você estiver vindo de um turno noturno, tente tirar uma soneca para se recompor e depois vá para a cama cedo naquela noite.
Presentational grey line

“Este trabalho reforça que dormir pouco não é bom para nós. Geralmente, não é saudável — embora para alguns, possa ser ok”, disse o diretor do Surrey Sleep Center, Derk-Jan Dijk, à BBC News.

“A grande questão é por que algumas pessoas dormem menos. O que está causando isso, e há algo que possamos fazer em relação a isso? O sono é um fator de estilo de vida modificável até certo ponto.”

Longos períodos dormindo mal podem afetar severamente o bem-estar.

Os médicos do sistema público de saúde do Reino Unido raramente receitam medicamentos para dormir, que podem ter sérios efeitos colaterais e causar dependência.

Mas os problemas de sono geralmente podem ser resolvidos com ajuda profissional.

Crédito: Michelle Roberts /Editora de Saúde da BBC News – @ disponível na internet 20/10/2022


Saiba mais 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!