Gustavo Palmeira Ripper, servidor do Inmetro, eleito membro do CIPM/BIPM

4
357
 Gustavo Ripper, foi eleito como membro do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM). A eleição aconteceu durante a 27a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França, no dia 18/11/2022. 
 
O Dr. Gustavo Ripper é servidor do Inmetro e chefia a Divisão de Metrologia Acústica e de Vibrações (Diavi) e diretor substituto da Diretoria de Metrologia Cientifica e Tecnologia /Dimci. 
 
É o quinto brasileiro, mas o primeiro servidor do Inmetro a ocupar esse posto no CIPM. Os outros foram: Prof Cintra do Prado, Prof Oscar Sala, Prof Giorgio Moscati e o Prof Brandir
 
O resultado reflete o reconhecimento internacional da excelência da metrologia desenvolvida no Brasil, base fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e para o comércio global. 
 
Fonte: ASMETRO-SI e Inmetro 19/11/2022

Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM)

Gustavo Ripper na 27a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França, no dia 18/11/2022.
O CIPM é composto por 18 membros de diferentes nacionalidades e tem como atribuição principal promover a uniformidade mundial nas unidades de medida.
 

A principal tarefa do CIPM é promover a uniformidade mundial nas unidades de medida e faz isso por ação direta ou pela apresentação de projetos de resolução à Conferência Geral.

Os deveres do CIPM incluem a responsabilidade de:

  • discutir o trabalho do BIPM sob a autoridade delegada da CGPM;
  • emitir um Relatório Anual sobre a situação administrativa e financeira do BIPM aos governos dos Estados Partes da Convenção do Metro;
  • discutir o trabalho metrológico que os Estados Membros decidirem fazer em comum e estabelecer e coordenar atividades entre especialistas em metrologia;
  • fazer Recomendações apropriadas;
  • relatórios de comissão em preparação para reuniões do CGPM, por exemplo , os relatórios Blevin e Kaarls , e outros como o SI Brochure .

O CIPM é composto por dezoito indivíduos, cada um de uma nacionalidade diferente. Os presidentes das Comissões Consultivas são nomeados e são normalmente membros do CIPM.

O CIPM reúne-se anualmente (desde 2011 em duas sessões anuais) e, entre outros assuntos, discute os relatórios que lhe são apresentados pelas suas Comissões Consultivas. Os relatórios das reuniões da CGPM, do CIPM e de todos os Comitês Consultivos são publicados pelo BIPM.

Fonte: CIPM/BIPM – 19/11/2022

 

4 Comentários

  1. Q honra ver nosso profissional em cargos de destaque, enquanto alguns aventureiros tentam inventar a roda no Inmetro e levar nossa excelência pro buraco, surgem essas referências para não nos deixar esquecer quem somos … parabéns Gustavo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!