Inmetro e ABRAC no 2º Summit de Responsabilidade Social

0
102
@inmetro

Inmetro participa do 2º Summit de Responsabilidade Socia

 
Foi realizado nesta sexta-feira, 25 de novembro, em São Paulo, o 2º Summit de Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto Olga Kos, em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
 
O evento, que contou com a participação do coordenador-geral de Acreditação do Inmetro, Aldoney Costa, teve como objetivo apresentar a Escala Cidadã Olga Kos (ECOK), a primeira métrica que mensura o ‘S’ do ESG, acreditada pelo Inmetro, para as certificadoras e entidades interessadas.
 
“A partir de cinco variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, avalia-se o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças que possam existir entre os colaboradores, sejam elas questões de gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator que possa ser visto como de exclusão”, comentou Wolf Kos, presidente do Olga Kos.
 
O Escala Cidadã Olga Kos (Ecok) está entre os mais recentes programas de acreditação desenvolvidos pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), criado para que empresas comuniquem seu nível de inclusão social.
 
“O intuito é mostrar às partes interessadas algo que o mundo inteiro dá valor, a inclusão social. Por isso o Inmetro realizado um programa de acreditação para certificadores baseado na escala”, comentou Aldoney.
 
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/
inmetro-participa-do-2o-summit-de-responsabilidade-social

Primeira escala que mensura o S do ESG é detalhada no 2º Summit de Responsabilidade Social

Certificadoras estiveram presentes e tiraram dúvidas sobre a Escala Cidadã Olga Kos (ECOK)

Dando continuidade a primeira edição, o evento apresentou uma visão mais panorâmica e técnica da Escala Cidadã Olga Kos (ECOK) para as certificadoras e entidades interessadas. A ECOK é a primeira métrica acreditada pelo Inmetro que mensura o ‘S’ do ESG, e que pretende ser uma importante ferramenta para o aumento da responsabilidade social corporativa. 

“Durante dois anos estive com o pessoal do Inmetro e nós aprendemos muito. Essa é a única métrica que existe no mundo para medir a inclusão no mercado de trabalho e que pode trazer mais inclusão para nossa cidade, país e mundo”, pontuou o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos.

Kos também falou sobre o funcionamento da Escala ser de forma binária e a partir de cinco variáveis: arquitetônica, atitudinal, comunicacional, metodológica e programática, dentro de 20 indicadores e 37 requisitos. “Ou a organização atende ao requisito, ou não atende”, explicou.

O superintendente da Abrac, Masao Ito, parabenizou o trabalho do Instituto Olga Kos em parceria com o Inmetro. “É uma grande honra para Abrac estar ao lado do Instituto Olga Kos, pois acreditaram que a avaliação da conformidade é o caminho para um mundo corporativo melhor e mais inclusivo”.

Ito informou que, entendendo a importância do tema Responsabilidade Social, a Abrac realizará reunião em dezembro sobre Grupo de Trabalho Permanente (GPT) de ESG, e que 22 associados já demonstraram interesse. “Vamos dar um pontapé inicial para que esse assunto seja amplamente debatido em nosso meio”, enfatizou.

Na oportunidade, o superintendente também comentou sobre a possibilidade da Abrac ter uma vice-presidência de ESG. O tema também será alinhado em dezembro durante Assembleia Geral Ordinária (AGO).

O coordenador-geral de Acreditação do Inmetro, Aldoney Costa, explicou os conceitos de avaliação da conformidade e acreditação. “O primeiro é a verificação, por organismos certificadores, se um produto ou serviço atende a regra que deve atender. Já a acreditação é feita pelo criador da regra, que verifica as certificadoras e avaliam se elas atendem os requisitos que deveriam atender”, resumiu.

Na sequência, a palavra foi passada para a coordenadora de projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI Brasil), Telma Teixeira. “Nossa parceria com o Instituto Olga Kos é para trazer todo esse reforço e a valorização da Escala Cidadã e de sua importância não só para todos os brasileiros, mas também para todos os povos ibero-americanos”.

As pesquisadoras do Instituto Olga Kros, Natália Monaco e Aline Vicentin, explicaram a atuação da entidade na inclusão social de pessoas com deficiência (PCD), e nas pesquisas feitas para o desenvolvimento da ECOK, leituras de legislação, evidências científicas e monitoramentos sociais. “A escala não é punitiva, é uma escala orientativa, que ensina”, complementou Natália Monaco. “Importante enfatizar que a escala é viva, pode evoluir e trazer evolução, mais que uma certificação”, completou Aline Vicentin.

A assessora especial da superintendência da Abrac, Cleriane Lopes Denipoti, trouxe detalhes técnicos da ECOK e do esquema de certificação. O primeiro passo para a avaliação da conformidade é a solicitação de início de processo, analise crítica da solicitação/pertinência, auditoria de certificação, atribuição do selo e recertificação (que acontece a cada um ano).

O selo pode ter duas, três, quatro ou cinco estrelas, dependendo de quantos requisitos aquela organização cumpriu e a certificação – selo 5 estrelas – só é concedida quando 75% são atendidos. “O organismo de certificação vai fazer uma análise dessa documentação inicial, da auditoria. E então, em relação ao resultado final dessa avaliação, o organismo já atribui ao dono do sistema, o nível que aquela organização está”, explicou Cleriane.

Finalizando o 2º Summit de Responsabilidade Social, a especialista em ESG, Débora Paiva, explicou como a responsabilidade social levou um longo tempo para ser pauta no mundo corporativo, apresentando a pesquisa do Itaú BBA, que aponta que os investidores brasileiros e internacionais dão uma importância muito baixa para o S na hora de investir. “Isso possui relação com a ausência de métrica, o que não se mede não existe, e é assim que a roda gira”, concluiu.

Crédito: Assessoria de Comunicação da Abrac @ disponível na internet 26/11/2022

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!