Sérgio Mendonça nomeado Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho

0
903
@asmetro

Esther Dweck escolhe Sérgio Mendonça para lidar com servidores

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, escolheu o economista Sergio Mendonça, para ser o técnico da pasta que será o técnico responsável para negociar com servidores no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornando ao cargo já exercido em governos petistas.

Mendonça será o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da pasta criada com o desmembramento do antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), extinto no governo Jair Bolsonaro (PL). A nomeação foi confirmada pela pasta nesta sexta-feira (6/1).

Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Mendonça iniciou sua trajetória profissional, na década de 1980, no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), onde atuou até o início dos anos 2000. Depois, foi secretário de Recursos Humanos do governo Lula e de Relações de Trabalho do governo de Dilma Rousseff (PT).

Sérgio Mendonça @divulgação

De acordo com a assessoria do novo ministério, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho é o órgão central de gestão de pessoas do poder Executivo Federal civil, que reúne cerca de 200 órgãos e entidades e 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas.

“Exerce a competência normativa e orientadora em matéria de pessoal civil e a formulação de políticas e diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão pública de pessoas. A atuação da Secretaria abrangerá temas como a reforma administrativa; a estruturação de cargos e carreiras públicas, remuneração e benefícios; negociação com entidades representativas dos servidores públicos, por meio da mesa nacional de negociação permanente; aposentados e pensionistas; seleção dos cargos efetivos e contratos temporários, entre outros assuntos relacionados à vida funcional dos servidores”, acrescentou a assessoria.

Além de Mendonça, a ministra Esther Dweck já nomeou outros dois nomes para a pasta: Cristina Kiomi Mori, doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), ficará à frente da Secretaria-Executiva; e Cilair Abreu, doutor em Administração pela UnB e coordenador-geral de Orçamento e Finanças na Escola Nacional de Administração Pública  (Enap), será o secretário de Gestão Corporativa.

Crédito: Rosana Hessel/Blog do Vicente/Correio Braziliense – @ disponível na internet 07/01/2023


Assista ao vídeo do 1° Webinar Lucro Social com o depoimento de Sérgio Mendoça nos minutos 1:16:40 à 1:21:40

asmetro.org.br/portalsn/2022/05/11/ministro-da-justica-e-o-presidente-do-inmetro-na-1-webinar-lucro-social/


Ministra da Gestão quer instaurar mesa de negociação permanente com servidores e vê reajuste como prioridade. Conheça a pauta de reivindicações dos servidores do Inmetro

O governo federal empossado vai reinstaurar uma mesa de negociação permanente com os servidores federais para, entre outros temas, estudar uma recomposição salarial.

A afirmação foi feita pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante a cerimônia de posse, na última terça-feira (dia 3), que defende a ação como a primeira de sua gestão.

Ela informou ainda que, embora reconheça a importância do reajuste aos servidores do Executivo federal, prefere primeiro discutir as condições e o percentual com representantes das categorias.

Ministra Esther Dweck @Edu Andrade / Ministério da Fazenda

“A pauta dos servidores é a mais urgente que se coloca, demandando o debate com as diferentes carreiras do serviço público sobre remuneração, reestruturação de carreiras e retomada da realização de concursos”, afirmou, durante a cerimônia.

Entidades do funcionalismo federal acompanham atentamente os passos da ministra da Gestão e, muito embora haja o comprometimento em instaurar uma mesa de negociação permanente, já estudam um calendário de mobilizações.

Crédito: Jornal Extra – @ disponível na internet 07/01/2023


 

Mesa de negociação com servidores será criada em janeiro, afirma ministra Esther Dweck

Secretário que ficará responsável pela área será anunciado na semana que vem; há margem orçamentária para reajustes neste ano
 

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a criação de uma mesa permanente de negociação com os servidores públicos federais. “Essa mesa de discussão permanente vai ser criada ainda em janeiro”, anunciou, durante entrevista para jornalistas após sua posse. Esther Dweck prometeu anunciar na próxima semana o secretário que ficará responsável pela área. “A primeira missão dele será instalar a mesa”. 

A ministra informou que há margem orçamentária neste ano para reajustes, mas que o governo federal optou por ainda não definir como será feito sem ouvir os servidores. “A gente não quis definir reajuste sem falar com as carreiras, para não fazer algo que seja um pacto com o funcionalismo”, explicou. 

Em seu discurso de posse, a ministra já havia defendido a urgência de debater a situação dos servidores federais. “A pauta dos servidores é a mais urgente que se coloca, demandando o debate com as diferentes carreiras do serviço público sobre remuneração, reestruturação de carreiras e retomada da realização de concursos”. Isso porque, segundo ela, “para atingirmos essa eficiência na gestão, o primeiro passo primordial é interromper o processo de desmonte do Estado brasileiro que ocorreu ao longo dos últimos anos”. 

Reforma administrativa 

Em entrevista a jornalistas, a ministra reafirmou que não concorda com a atual proposta de Reforma Administrativa, enviada ao Congresso pelo governo anterior. E afirmou que irá trabalhar em uma proposta nova. A ministra considera que a proposta anterior parte de “uma ideia punitiva dos servidores”. “Nós não faremos uma reforma para punir servidores, mas para fortalecê-los para que prestem serviços para a população”, afirmou. 

Fonte: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/ mesa-de-negociacao-com-servidores-sera-criada-em-janeiro-afirma-ministra-esther-dweck – 07/01/2023


5 anos sem reajuste salarial. Conheça a pauta de reivindicações dos servidores do Inmetro

Relato da reunião do ASMETRO-SN com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal Pauta: Reivindicações dos servidores das carreiras do Inmetro Data: 26/10/2021 das 11h…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!