Carnaval na Marquês de Sapucaí é recordista mundial do Guinness e Metrologia é destaque

1
425

No total, quase 10 toneladas de latas foram coletadas durante todo o Carnaval e a medição foi realizada sob a análise crítica de metrologistas.

O Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro acaba de entrar para o livro dos recordes, o Guinness, como o evento com a maior reciclagem de latas de alumínio do mundo.

Mas, e o que isso tem a ver com a Metrologia? Tudo.

 Tanto no carnaval, quanto na geração de evidência de recordes a Metrologia está presente!

O Guinness World Records documenta as conquistas superlativas ao redor do mundo com critérios e exigências rigorosas para manter um alto padrão de confiança e na maioria dos casos a presença de um metrologista é obrigatória.

Cada recorde tem um conjunto personalizado de regras e requisitos de evidências para que todos tentem o recorde nas mesmas condições e possam provar sua conquista sem sombra de dúvidas. Cada registro é baseado em uma medição, seja comprimento, peso, número de itens ou pessoas, área, temperatura etc. A confiabilidade desta medição é fundamental.

No caso deste recorde até as unidades de medida que deveriam ser declaradas eram definidas pelo Guinness. O documento solicitava o resultado das medições em kilogramas com até 3 casas decimais (0,001 kg), em libras (lb) e onças (oz). O certificado de calibração e sua análise crítica incluindo a avaliação do erro da balança utilizada também faziam parte do conjunto de evidências solicitadas.

Durante todo o evento foram coletadas quase 10 toneladas de latinhas de alumínio. A coleta foi feita entre os dias 17 e 20, nos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso e escolas de samba do grupo especial e no dia 25 de fevereiro durante os desfiles das escolas campeãs do grupo especial. O maior Carnaval do mundo se insere agora no contexto mundial como referência em evento sustentável.

A GM Metrologia coordenou todo o processo de medição para pesagem das latinhas coletadas, em uma estrutura montada no próprio Sambódromo. O local de pesagem foi avaliado para evitar que eventos adversos que pudessem influenciar nas pesagens. Além da calibração, foram realizados testes na balança para evidenciar a sua adequação a medição das Big Bags (onde eram armazenadas as latinhas).

A ação foi realizada a partir de uma parceria da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), o SESC RJ – detentor oficial do título –, com o projeto Recicla Sapucaí, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS); e as redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

“Realizamos a pesagem de toneladas de latas de alumínio e a GM Metrologia, com grandes profissionais, comprometidos, trouxeram metodologia e auxiliaram todo o processo. Não conhecia a profissão, sabia que existia, mas eu não conhecia de fato, e hoje saio daqui muito satisfeito, e vou sempre tê-los ajudando o Instituto Fecomércio de sustentabilidade”, destacou Vinicius Crespo diretor executivo do IFEs-RJ.

 “Ter o reconhecimento do Guinness nos mostra que estamos no caminho certo, mostrando para o mundo que é possível um evento desta magnitude ser sustentável”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

GM Metrologia

A GM Metrologia é uma empresa que tem como missão tornar a metrologia uma ferramenta transparente e aplicável. A empresa contribui com a melhoria da confiança de funcionamento de instrumentos e equipamentos de medição, demonstrando a segurança nos resultados, instruindo o pessoal técnico sobre a metrologia e importância da conformidade dos equipamentos que usam no dia a dia.

Com pouco tempo de atuação, a GM Metrologia amplia seus horizontes e tem contribuído não só com a qualidade, mas também com o desenvolvimento de projetos junto aos clientes e a Instituições respeitadas. Sendo, desta vez, destaque para obtenção do título de recorde pelo Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Guiness.

Dentre outras ações da GM Metrologia, ela tem o licenciamento exclusivo de uma patente do Inmetro na área de ultrassom.

Reciclagem

Há mais de 15 anos o Brasil mantém uma média de reciclagem de 95% das latas de alumínio, tendo alcançado o recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. O Brasil é o 3º maior produtor mundial de latinhas, com fábricas instaladas em todas as regiões. Um setor preparado para expandir e atender as exigências do consumidor moderno e consciente, que valoriza produtos e embalagens sustentáveis.

Para mais informações, acesse o site www.gmmetrologia.com.br – Jessyca Gomes | (21) 97222 9089 | [email protected]

Fonte: Vinicius Moraes e Jessyca Gomes/GM Metrologia 28/02/2023

Brasil bate recorde mundial de latinhas para reciclagem

latinhas coletadas na Marquês de Sapucaí para reciclagem.
Latinhas coletadas na Marquês de Sapucaí para reciclagem. Foto: Instagram | @cadalataconta

O Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro acaba de entrar para o livro dos recordes, o Guinness, como o evento com a maior reciclagem de latas de alumínio do mundo. Durante todo o evento foram coletadas quase 10 toneladas de latinhas de alumínio. Na edição anterior da festa, haviam sido coletadas para reciclagem 6,4 toneladas de latinhas.

Sapucai
Foto: Instragram | @cadalataconta

A coleta foi feita entre os dias 17 e 20 e 25 de fevereiro, no maior Carnaval do mundo, que se insere agora no contexto mundial como referência em evento sustentável. Coordenado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o Cada Lata Conta contou com estrutura profissional montada no Sambódromo para coletar, separar e destinar as latinhas para a reciclagem.

Toda ação foi realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); o Sesc RJ — detentor oficial do título –, com o projeto Recicla Sapucaí, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS); e as redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

reciclagem latinhas sapucai
Foto: Instagram | @cadalataconta

O projeto contou com mais de 120 pessoas, sendo que mais de 100 catadores, que, além da coleta das embalagens, atuaram como verdadeiros agentes ambientais conscientizando um número cada vez maior de foliões sobre a importância da reciclagem, da escolha pela latinha na hora da diversão.

catadora latinhas sapucai
Foto: Instagram | @cadalataconta

“O Rio de Janeiro já era conhecido pela sua beleza, pelo seu samba, pelo seu Carnaval. Agora entra no mapa mundial pelo seu legado na reciclagem. Contamos com o importante trabalho dos catadores mais uma vez como verdadeiros agentes ambientais. Ter o reconhecimento do Guinness nos mostra que estamos no caminho certo, mostrando para o mundo que é possível um evento desta magnitude ser sustentável”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

Reciclagem de latas de alumínio

Há mais de 15 anos o Brasil mantém uma média de reciclagem de 95% das latas de alumínio, tendo alcançado o recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. O Brasil é o 3º maior produtor mundial de latinhas, com fábricas instaladas em todas as regiões. Um setor preparado para expandir e atender as exigências do consumidor moderno e consciente, que valoriza produtos e embalagens sustentáveis.

Por isso, sempre que a lata de alumínio for uma opção de embalagem, é recomendado optar por bebidas em latinhas. 

reciclagem latinhas
Foto: Instagram | @cadalataconta

Cada Lata Conta

Every Can Counts, ou Cada Lata Conta no Brasil, é um programa internacional de conscientização ambiental e promoção da reciclagem da lata de alumínio para bebidas, que está presente em 19 países da Europa há 12 anos. No Brasil, foi lançado em 2021 e está sob a coordenação da Abralatas. Para saber mais, acesse: cadalataconta.com.br.

reciclagem de latas de alumínio
Foto: Instagram | @cadalataconta

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!