Secretaria de Gestão de Pessoas e o “reajuste salarial de 9,0% sobre a atual remuneração total”.

54
16568
@reprodução

——– Mensagem original ——–

Assunto:: Resposta à Proposta de reajuste salarial 2023 e outros
Data: 17/03/2023 18:57
De: DERET/SGP/MPDG <sgp.deret@economia.gov.br>
Para::  asmetro@asmetro.org.br

 

Aos Dirigentes das Entidades Representativas dos Servidores Públicos Federais do Poder Executivo Civil 

Prezadas(os) 

1.Considerando a expectativa de recebimento de manifestação das entidades representativas a respeito da proposta encaminhada pelo Governo Federal, por meio do OFÍCIO SEI Nº 12917/2023/MGI, desta Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (reajuste salarial linear no percentual de 9,0% sobre a atual remuneração total, a vigorar a partir de 1º de maio de 2023;  compromisso com os demais itens não remuneratórios formalizados por meio do Ofício SEI Nº 4410/2023/MGI, de 16 de fevereiro de 2023, bem como ratificação de proposta de Auxílio Alimentação no valor R$ 658,00, com incidência a partir de 1º de maio de 2023). 

2.Considerando que a proposta formulada é compatível com os limites contemplados no orçamento 2023, conforme esclarecido nos debates ocorridos na reunião realizada dia 16/mar/23.  

3.Considerando as etapas e tempos a serem observados à formulação, encaminhamento e aprovação dos instrumentos legais imprescindíveis à efetivação dos termos objeto da proposta, 

Aguardamos, até segunda-feira, dia 20 de março, manifestação quanto a aceitação da proposta apresentada, para que seja definida nova reunião para assinatura de Termo de Acordo. 

Atenciosamente,

Departamento de Relações de Trabalho – DERET
Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
sgp.deret@economia.gov.br
(61) 2020-1230
gov.br/gestao

 

54 Comentários

  1. Bom dia,
    Porque os Servidores do legislativo, do judiciário já receberam os reajustes deles há muito tempos ?
    Nós do executivo Somos a ralé dos poderes isto e uma Vergonha!

  2. É preciso que seja dito que as Praças das Forças Armadas NÃO tiveram aumentos de salários na reestruturação das carreiras das Forças Armadas aprovadas no governo do Bolsonaro. SOMENTE OS GENERAIS E SUAS PENSIONISTAS FORAM BENEFICIADOS!!

  3. Só lamento pela demora pq precisamos desse aumento pra ontem. Deviam conseguir um jeito de nos pagar retroativo a janeiro, o mês do nosso reajuste. Seria o mínimo, visto que nossa classe está com o pires na mão há anos.

  4. O pior é que mesmo com esses 9% não vai fazer muita diferença pois o desconto previdenciário ainda continua comendo parte do nosso salário e isso é uma covardia com quem recebe abaixo do teto do inss.lamentável nada ter sido feito sobre isso!

  5. I – A pasta do planejamento federal, provicado pelas entidades representativas dos servidores do executivo federal, deve reestruturar o plano de cargos e salaeios desses servidores. Pois do jeito que estar há categorias, nivel auxiliar, que no final da carreira têm salario basico inferior ao minimo (1.293,50 vb × 1.302,00sm = abril/2023). Essas mesmas categorias, se quiserem e puderem ter plano basico de saude, comprometem 140% do seu rendimento basico. É bom lembrar que essa relacao percentual: venc basico x plano basico em 1994 era proximo a 2,5%.
    II – Por outro lado, os agentes federais de saude e demais categorias identicas em carreira e salario, já estao com venvc basico inferior aos colegas municipais: pois o venc basico no final de carreira desses agente é em R$ 2.145 x 2.604= abril/2023.

  6. O reanuste estar aquem da realidade, o governo alega cajxa fraco. A pec da transicao fortaleceu o orcamento/23 para pagar o bolsa voto prometido na campanha. Se o governo anterior tivesse ganhado o buraco no bolsa era maior ja que os 150 iria ser 200. Hoje poucos querem formalizar contrato de emprego pra nao perder a boquinha de 600,750, ou até 1050 conforme o numero de filho inferior a 18.

  7. Boa tarde!
    No comando da marinha, nós não recebemos vale alimentação, dizem que temos rancho, exército e aeronáutica pagam para os civis, como não temos direito, poderiam nos dar este percentual do vale em nosso salário,ou então nos dar o direito de escolher o que vamos comer e sobre os 9 por cento de aumento, tinha que ser pra ontem, estamos ruinsde sindicatos

  8. Tudo por culpa do Bozo que mentiu para o funcionalismoir que iria dar 5% linear em meados de 2022 e gastou a verba na tentativa de se reeleger. (mesmo empurrando de guela à baixo), Acho que 9% é pouco, mas já alivia nossas finanças temporariamente, porém a luta tem de ser constante, não é porque é o Lula que os Sindicatos deem trégua!

  9. Melhor que Bolsonaro, que não iria dar nada para o SPF, equiparação com os três poderes. Por isso perdeu a eleição quis sacanear SPF, Lula pelo menos deu uma mereça pra nós. Os terceirizados ganham 1 mil vale alimentação.

  10. Bom dia. Quero deixar claro que o pessoal do PGPE da organizações militares continuam sem sua equiparação na tecnologia militar o que e um absurdo pos tem mas de 10 anos que o gorverno prometeu ver nossa situação e vejo que que esta tudo engavetado pos nao vejo reivindicação nenhuma sobre esse assunto.obg

  11. Realmente a política nos remete a “momentos políticos”. Concordo com o comentário sobre a isonomia salarial entre os três poderes.
    Os governos vem e vão e todos se esquivam deste assunto(isonomia).
    Entre eles… parlamentares, os reajustes na remuneração é da noite pro dia, inclusive, esse governo no início deste ano já reajustou os privilegiados deste mundo paralelo, e mais já está previsto reajuste para os próximos 4 anos.
    Infelizmente esses caras transformam nossa Nação numa mãe desnaturada, absurdos.

  12. Diante do mísero percentual concedido, porque não se organizou uma paralisação organizada? Cadê o movimento grevista? O Lula é o presidente que reconhece nas greves organizada, o direito justo, minha indigação, além do baixissiimo percentual frente a outras carreiras, e surrupiar cinco meses, pois nossa data base sempre foi janeiro. Reconheço que apesar dos pesares, ainda foi melhor que o governo anterior, que numa ruindade sem limites, não concedeu nenhum centavo de aumento, para sobrar mais da família bozo. Portanto A greve seria uma saída plausível por uma fatia de auxílio alimentação..pq aposentados TMB come.

    • Hoje eles usam a desculpa de que o orçamento já havia sido votado e por isso o limite máximo para o reajuste seria de 9,% índice , que lá atrás sabiam que seria o máximo permitido, não entendi o porquê da demora para esse reajuste, acho que o governo só quis ganhar tempo com isso, e as entidades sindicais silenciosamente aguardaram calados a isso tudo. Acho que não é hora de greve e sim de dar um voto de confiança a esse governo e sim pleitear acordos para 2024 visto que orçamento ainda há de ser votado, nesse novo acordo tem que colocar todas as perdas salarias dos últimos anos e igualar os outros benefícios com os outros poderes. E se o governo optar em não atender aos requisitos pedidos dentro das conformidades. Aí sim , a categoria deve se juntar e fazer uma greve geral para que eles parem, e vejam que não estamos satisfeitos com esmolas . E que atendam nossas reinvidicações assim como eles atendem as deles quando querem e a hora que querem. Que não sejamos massa de manobra e nem trampolim para essa política que a cada dia apodrece nesse país.

  13. Não entendo o comentário do Sr Alexander Ruiz. Ele quer só sobre o vencimento básico? Deve ser bolsonarista. Voltando ao que interessa. Vcs lembram quando o FHC dava 1pc ao ano. PT ESBRAVEJAVA. E agora da 1.5 (6 anos x 1.5 = 9pc ) . Tudo farinha do mesmo saco. O deles está garantido nós próximos três anos em média 18pc no total. O vale alimentação aumentou . O vale moradia do Congresso aumentou. Verbas pros novatos ( que no primeiro ano não tem direito – 3 bilhões) . 100 milhões pra Força Nacional ajudar o combate do crime lá no RN. Cadê a ruma de polícias do Estado. Cadê os militares que ficam se exercitando nós quarteis. Moro aqui em Natal. Pouca vergonha. Verbas pra ajudar artistas. Verbas pra comitivas em viagens. Trinta e tantos Ministérios. E gozar da Nossa cara. E os otimistas acham que vem coisas boas em 24 25 E 26. Tamos é que dar o troco nas duas próximas eleições pra eles aprenderem. Bando de hipócritas. Eu morei até meus dezoito anos no RJ. Nasci no bairro do Grajaú. Quando os milicos estavam no poder pelo menos não existia PCC CV SINDICATO DO CRIME é outras tantas facções era sete palmos. Isso eles fizeram de bem. Vagabundo não mandava no Estado Brasileiro. Hj estamos cheio de direitos pra corja. Vamos que vamos. E o chumbo entrando.

    • Infelizmente os servidores públicos federais do executivo, foca com as sobras dos poderosos políticos do judiciário e legislativo,é uma injustiça q fazem com os trabalhadores,aposentados e pensionistas,menos favorecidos, isso tem q ter fim,todos merecem ter os reajuste salarial concedido todo começo do ano,em janeiro, só ver sacanagem e covardia com o povo, esse reajuste já era p ter sido liberado logo,ficar 5 anos amargando com essas inflação alta foi cruel p todos da União, q seja de fato em maio esses 9%com tantas burocracia e demora.

  14. Lamentavelmente as FFAA ficaram fora do Reajuste Salarial proposto em Mesa de Negociação pelo Ministério da Gestão, por ausência das lideranças e Comandos das FFAA . A tão falada reestruturação de carreira atingiu a ativa e generais de modo a beneficiar os mesmos claramente. É isso . Aguardemos a boa vontade e atenção psra o futuro com os militares .

  15. Bom dia, seria muito interessante pra nós servidores públicos tivéssemos a sorte de termos plano de carreira, temos vários servidores que fizemos formação em curso superior e não temos oportunidade de receber valores afins, por exemplo formação em cursos superiores auxiliar de enfermagem e continua recebendo os mesmos valores apesar de termos formação superior. Seria muito interessante colocar na mesa de negociação permanente, esse tenho certeza agradaria muito. Obrigado.

  16. O aceitar é questão de precisar,nós aposentados ao passar desses quase 7 anos e estamos com planos de saúde cancelados e os real desvalorizado pq aumenta tudo todo mês e até por semana,muitos colegas morreram e perseguições continuaram com ofensas ,o governo Lula vai sim melhorar nossas vida como prometeu em rede nacional da reajustes salarial,e repor nos salários e devolver nossas dignidade

  17. Nós aposentados, como sempre esquecido pela administração federal,e o sindicato ? conseguiu pra nós sobre o aumento,que perdemos mais dois meses pra negociar só prós da Ativa.

  18. Esquecimento total… o valor da percap e uma vergonha. Enquanto os planos aumentam nem os sindicatos colocam na pauta das petdas.Favor nos ajudem aposentados somos esquecidos .

  19. Concordo com o Adilso.
    Sábias palavras. Muitos esquecem que o governo do pt reestruturou todas carreiras do SPF. Seguir negociando para ter reajuste todos anos e apartir sempre apartir de janeiro.Tendo ter ganho reais repondo assim perdas de governos anteriores. A meu ver o mais importante na negociação e ter reajuste fortalecer sem a remuneração.

  20. Concordo com Adilso. Sabias palavras. Agradecer governo do PT Lula. Reestruturou todas carreiras d. servico federal. Retornou e já estamos recebendo reajuste. Nao podemos ter memoria curta e só agradecer e continuar negociando.

  21. Eu só queria uma explicação plausível em relação ao auxílio alimentação para os aposentados, pois não vejo justificativa para que não seja concedido esse benefício para nós (Aposentados) mesmo que fosse 50% do valor concedido aos servidores da ativa, já seria uma ótima ajuda, ou será que quando você aposenta não necessita mais de alimentação? Fica aqui a minha indignação

  22. Acho que tudo e política nesse no governo que passou se existisse isonomia todos ganhariam o devido salário justo, mas o Executivo e o esgoto do serviço público, se soubesse que seria assim nunca teria feito concurso para o Executivo continuamos com o mesmo lixo de salário com uma atenuante o Militar conseguiu tudo e muito difícil deles agora no Executivo ficarem por baixo, infelizmente os civis do Executivo perderam

    • Concordo plenamente com você Marcos.
      Interessante a ousadia de falarem que há 6/7 anos sem aumento. A defasagem nos nossos salários é desde a época do FHC, chamando o servidor público de vagabundo. E ele, que além de várias vantagens, teve 4 aposentadorias?? E agora eles vêm com essa de 9%, + 200,00 de acréscimo no atual vale refeição de 458,00, que há vários anos ficou nisso. Sou do Ex INAMPS, dei muito lucro para o governo trabalhando na conferência de contas médicas, descobrindo várias fraudes dos hospitais e casas de saúdes que fraudavam as faturas. Hoje, atual Min. da Saúde, cedido ao falido SUS e secretaria municipal de saúde da minha cidade, onde nos desviaram da função de Ag. Administrativo, para atendente de recepção, expondo-nos em contato direto com o público, sem direito inclusive a “”GRANDE”” insalubridade!! Assim como os colegas do Min. do Trabalho e Previdência, fomos discriminados e desvinculados do Plano de Cargos, éramos pra ter os mesmos valores que o pessoal do INSS e nada.
      COVARDES…………

      • Minha situação é idêntica a sua.
        Ex INAMPS onde me jogaram para prestar serviço em um hospital da Fundação Hospitalar de Minas Gerais e aposentada pelo Ministério da Saúde em BH/MG como Agente Administrativo. Nossa situação era degradante e nunca deixamos de ser os encostados de uma instituição que não existia mais e tive que me ver preterida por servidores de cargos menores que o meu. O justo seria termos sido remanejados para o INSS e não para o SUS estadual.
        Foram tantas injustiças que esse reajuste de 9% me chega como um presente do céu.

  23. Porém nos aposentados estamos com a vida financeira parada pois temos filhos desempregado e tendo que ajuda como nos vomos viver tudo aumentando o aluguel caro eu pago 145500 real de aluguel não estou nem fazendo compra do mês e um descanso pro oaposentados só a misericórdia de Deus pra salva

  24. De pronto ameniza a situação. O próprio Governo já deixou claro que vai colocar em Lei, reajustes sequenciais, a cada ano, com debates com os servidores. Vem coisa muito melhor ainda. A luta é conjunta e contínua. L

  25. ja estava na LDO, Lula sabidinho fez charme, enrolou e perdemos de receber desde janeiro! Presepada desses sindicatos, fazendo de conta que foi ótimo.

  26. O aceite da proposta, se houver, tem q deixar claríssimo q ñ repõe a maior parte de nossas salariais e que continuamos reinvidicando (e é preciso mais mobilização) o q nos foi subtraído. Como sabemos, dinheiro há, e muito.

    OWBandeira

  27. Que essa proposta seja aceita agora , e que a luta seja continuada para nossa equiparação Com os demais poderes. Também seja incluída a proposta de reajuste do percetual da renda percapita para nosso plano de saúde, que encontra-se muito defasado. A luta continua!!

  28. Para quem caminhava para uma década sem reajuste salarial e sucateamento total do serviço público é o que temos para hoje. No próximo orçamento continuamos com a luta para a recomposição das perdas salariais.

  29. Prezados,
    Há que se fazer novos encontros quanto a aumentos a partir dos próximos anos e a equiparação do nosso VA com o do Judiciário.
    Não menos importante o reajuste quanto às titulações.
    Grato pela atenção.

  30. É aceitar essa proposta e partir pra uma nova. Igualar os benefícios ao Judiciário e pedir um adicional para fiscalização, essa mais específica à carreira do Inmetro.

    • Bom dia galera nós temos que aceitar pois é melhor que o Bolsonaro falou para nós funcionário tem quer por uma granada no bolso dos funcionários e o tal do Guedes não gosta de funcionários ele falou que nos samos saqueadores mortos de fome. Muito obrigado Luis Inácio Lula da Silva. E o único que gosta de nós funcionários públicos federais do poder executivo

      • Lula gosta tanto que seu governo enrolou um reajuste miserável ja determinado pra Janeiro pra sair só em Maio. É muita cegueira!!! Nem tudo que é dado é benéfico se lá na frente vc paga por isso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!