Integração de sistemas do MGI e TCU agiliza análise de concessão de aposentadoria a servidores federais

0
135
Imagem disponível na internet
Dados dos servidores são lançados automaticamente no e-Pessoal, agilizando a disponibilização de informações necessárias para análise dos auditores
 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), implementou este mês a primeira etapa da integração entre os sistemas de Gestão de Pessoal da Administração Pública Federal com o sistema e-Pessoal do TCU, permitindo a troca de informações necessárias para análise dos atos de concessão de aposentadoria aos servidores públicos federais. A integração entre os sistemas simplifica as atividades dentro das unidades de Gestão de Pessoas, acelerando o processo de cadastramento das informações no e-Pessoal e minimizando os riscos de inconsistências de dados entre os sistemas.

A novidade permite que os dados de concessão de aposentadoria de servidores da Administração Pública Federal sejam lançados automaticamente no sistema e-Pessoal,  agilizando a análise por parte dos auditores do TCU. A integração entre os sistemas simplifica as atividades das áreas de Gestão de Pessoas, tendo em vista que as unidades conseguem finalizar mais rápido os cadastramentos. Antes, era necessário digitar todas informações dos servidores que estavam nos sistemas Estruturantes de Gestão de Pessoal no sistema e-Pessoal.

Com a integração, os dados estarão idênticos aos que estão nos Sistemas de Gestão de Pessoal, o que também diminui as inconsistências entre o que está registrado nas duas plataformas. A ação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o TCU e o MGI, promovendo a cooperação técnica e o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias para contribuir com a Estratégia Digital do TCU e a Estratégia de Governo Digital na Administração Pública Federal.

Primeira Etapa

Nessa primeira etapa do projeto foram integrados 14 campos de informações sobre aposentadoria. A previsão é que a cada três meses, novos campos sejam integrados, inicialmente com os dados de aposentadoria e posteriormente dados de pensão, assim como dados de ingresso de servidores. 

Essas informações serão lançadas no sistema e-Pessoal do TCU pelas Unidades de Gestão de Pessoas da Administração Pública Federal.

Fonte: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/ 2023/marco/ integracao-de-sistemas-do-mgi-e-tcu-agiliza-analise-de-concessao-de-aposentadoria-a-servidores-federais – 22/03/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!