50 anos da EMBRAPA

0
86
@embrapa

Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir uma empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. O ato de instalação da Empresa aconteceu em 26 de abril de 1973.

Na década de 70, a construção da infraestrutura da Embrapa foi acompanhada do investimento em recursos humanos. Em setembro de 1974, havia 273 pesquisadores em cursos de mestrado, sendo 20 no exterior. Dos 44 pesquisadores em doutorado, 19 estavam fora do País. Ao todo, apenas naquele ano, eram 317 pesquisadores adquirindo conhecimentos para estabelecer e ampliar as bases científicas da pesquisa brasileira.

Além da construção da infraestrutura inicial da Embrapa e da seleção e preparo de seu quadro de pessoal, os anos 70 foram marcados pela ampliação do conhecimento sobre os solos do Brasil, o que viabilizou o nascimento de uma agropecuária tropical que, anos mais tarde, se tornaria a mais importante do mundo

www.embrapa.br/50-anos/linha-do-tempo


Há exatos 50 anos, nascia a Embrapa. O sonho de líderes visionários se tornava realidade em 26 de abril de 1973: a criação de uma empresa de pesquisa para ajudar o Brasil a impulsionar sua agricultura.

Até a década de 1960, nosso País importava grande parte dos alimentos que consumia. O investimento em ciência deu certo. O desenvolvimento de novas tecnologias, aliado à implantação de políticas públicas e ao empreendedorismo do agricultor brasileiro, resultaram em uma verdadeira revolução no campo.

Hoje, somos referência nacional e internacional em ciência para a agricultura tropical. O Brasil se tornou um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, sendo líder em soja, café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de-açúcar e carne bovina.

Nossas pesquisas, desenvolvidas com muitas instituições parceiras, ajudaram a transformar a agricultura brasileira em cinco décadas. Mas os desafios continuam e seguimos, com o mesmo entusiasmo de nossos fundadores, viabilizando soluções tecnológicas para uma agropecuária cada vez mais sustentável.

Muito obrigado, cidadãos e cidadãs brasileiras, pelo apoio e confiança.
São vocês que nos inspiram e movem a nossa ciência.

Para saber mais sobre a nossa Empresa e sobre a agropecuária brasileira, acesse  https://lnkd.in/d74M6rKb.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui