Sérgio Mendonça eleito vice-presidente da CEF, Marilene Lucas assume interinamente a Secretaria de Gestão de Pessoas

0
532
Meri Lucas assume interinamente a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho. Foto: Edu Andrade/Fazenda

Marilene Lucas assume interinamente a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho

Meri Lucas, como é conhecida, comandará órgão central de gestão de pessoas do governo, no lugar de Sérgio Mendonça, que irá para a Caixa

Apartir desta terça-feira (2/5), Marilene Ferrari Lucas Alves Filha ficará à frente, de forma interina, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGPRT/MGI). 

Ela assumirá a missão de comandar o órgão central de gestão de pessoas do governo federal, no lugar de Sérgio Mendonça, que foi eleito vice-presidente de gestão de pessoas da Caixa Econômica Federal. 

Formada em História, pela Universidade de Brasília, com MBA em Gestão de Pessoas pela Unicesp, Marilene era secretária-adjunta da SGPRT/MGI, desde janeiro. Marilene traz em seu currículo uma ampla experiência na área de gestão de pessoas tanto na iniciativa privada como no governo federal. Entre 2008 e 2015 atuou no alto escalão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde e Ministério da Fazenda.

Também foi consultora junto à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp, e Conselheira de Administração do Serpro, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. 

Como órgão central de gestão de pessoas do poder Executivo Federal civil, a SGPRT reúne cerca de 200 órgãos e entidades e 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas. Exerce a competência normativa e orientadora em matéria de pessoal civil e a formulação de políticas e diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão pública de pessoas.  

 

A atuação da Secretaria abrange temas como a reforma administrativa; a estruturação de cargos e carreiras públicas, remuneração e benefícios; negociação com entidades representativas dos servidores públicos, por meio da mesa nacional de negociação permanente; aposentados e pensionistas; seleção dos cargos efetivos e contratos temporários, entre outros assuntos relacionados à vida funcional dos servidores. 

Uma de suas principais ações nesses quatro meses do governo Lula foi a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, interrompida desde 2016. O aumento salarial de 9% dos servidores públicos federais, sancionado pelo presidente Lula, nesta sexta-feira (28/04), foi consensuado nas negociações oriundas da Mesa. 

Por meio da SGPRT, o Governo Federal, promoveu a reabertura do diálogo com os servidores públicos e voltou a liderar a construção de canais participativos, reconhecendo a valorização das relações do trabalho como pressuposto para a democratização do Estado. Foi o primeiro acordo para reajuste entre governo e servidores desde 2016. 

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 03/05/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!