Decipex: Canal de atendimento dos aposentados e pensionistas do Executivo Federal

3
936
Imagem disponível na internet

Ministério da Gestão já realizou mais de 58 mil atendimentos a servidores aposentados e pensionistas neste ano

Responsável por mais de 170 mil inativos e pensionistas do Executivo Federal, o órgão recebeu, em média, 400 solicitações diárias de janeiro a maio. Grande parte das demandas foi respondida em um prazo de 10 dias

Atender a servidores federais aposentados, pensionistas e familiares de forma célere, empática e transparente. Essa é uma das prioridades do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os esforços vêm apresentando resultados. De janeiro a maio deste ano, a Diretoria de Centralização de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), ligada à Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SGPRT) atendeu 58.955 pedidos, uma média de 400 solicitações diárias. Grande parte dos requerimentos recebidos foi processada e atendida em um prazo de 10 dias.   

Entre os assuntos mais requisitados estavam a emissão de comprovantes de rendimentos e fichas financeiras, alterações de dados bancários e concessões de aposentadorias e pensões. Os serviços foram prestados pelos mais variados canais de relacionamento, como a Central de Atendimento 0800, SOUGOV.BR, GOV.BR e Sigepe. Houve também atendimentos por e-mail e presenciais realizados no Distrito Federal e nas demais Unidades da Federação. 

Gestão mais próxima   

O diretor substituto da Decipex, Marco Aurélio Alves da Cruz, ressalta que um dos objetivos da diretoria é fortalecer os canais de relacionamento e tornar o contato com o público-alvo mais próximo e inclusivo. “A nossa diretoria vem trabalhando para atender aposentados, pensionistas e familiares de modo mais rápido e transparente. A intenção é proporcionar uma comunicação cada vez mais efetiva e inclusiva, levando em consideração as limitações de alguns de nossos aposentados e pensionistas”, ressalta.  

No que diz respeito aos atendimentos prestados pelo MGI, a coordenadora de Atendimento e Relacionamento da Decipex, Kiria Costa, explica que, na pandemia do novo coronavírus, servidores inativos e pensionistas foram bastante afetados pela era digital. “Nosso público, que tinha o hábito de visitas presenciais às suas unidades de gestão de pessoas, que conhecia os atendentes e socializava com os colegas, se viu perdido em meio aos vários recursos e ferramentas digitais”, sinaliza.  

Neste cenário de desafios, Kiria salienta que as equipes de atendimento da Decipex se deparam diariamente com a necessidade de dedicar maior tempo e atenção a cada caso atendido. “Considerando que estamos tratando de um público, algumas vezes, carente de acolhimento e com limitações digitais, vimos a possibilidade e a urgência de trazermos um ambiente mais acolhedor, onde inativos e pensionistas se sintam vistos, respeitados e representados”.  

A coordenadora de Atendimento e Relacionamento destaca que a Decipex vem desenvolvendo projeto que trata sobre gestão afetiva. “Esse modelo tem como ferramentas a dedicação, cuidado e empatia. Não queremos nos afastar dos ganhos tecnológicos, queremos reforçar as relações humanas. Nosso público precisa de nós. Estamos aqui para servir e para proporcionar serviços de qualidade. Tratamos nossas demandas com compromisso e seriedade, pois temos a consciência de que as ações das nossas equipes resultarão em um atendimento às necessidades dos nossos inativos e pensionistas que, muitas vezes, nada conhecem de tecnologias e dos assuntos relacionados à aposentadoria e pensões”, finaliza Kiria.   

Saiba mais 

A Decipex foi criada para centralizar a gestão de aposentados e pensionistas dos órgãos da Administração Pública Federal Direta. Desde 2018, a diretoria vem centralizando, de forma gradativa, a prestação de serviços, como a concessão e manutenção de aposentadorias e pensões. O objetivo é proporcionar maior especialização e padronização nos processos e, consequentemente, uma melhoria nos serviços prestados aos aposentados e pensionistas. Até o momento, a centralização alcançou o quantitativo de 170 mil pessoas.   

Canais de relacionamento do Decipex

Verifique aqui se você é atendido pelo Decipex

gov.br

  • Isenção Imposto de Renda
  • Desbloqueio de senha
  • Comunicado de falecimento
  • Comprovante de rendimento para IRPF

(Clique aqui para acessar)

SIGEPE WEB – módulo requerimentos

  • Alteração de dados bancários
  • Assistência à Saúde Suplementar
  • Comprovante de quitação de plano de saúde
  • Cadastro e alteração de dependentes
  • Comprovante extra Siape

(Clique aqui para acessar)

Sou Gov.br – autosserviço

  • Atualização cadastral
  • Auxílio-funeral
  • Ficha financeira
  • Contracheque
  • Consignação
  • Comprovante de rendimentos
  • Prova de vida

(Clique aqui para acessar)

Protocolo Digital

(Clique aqui para acessar)

Atendimento Presencial

Central de Atendimento de Pessoal – CAPE/DF

Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Sede, Térreo

CEP: 70059-900 Brasília/DF

(Clique aqui para acessar)

Central Decipex

Dúvidas e orientações: 0800 978 9004

Fale com o Decipex (em breve)

Ouvidoria

A Decipex atende aposentados e pensionistas dos seguintes órgãos:

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Ministério do Planejamento e Orçamento

Ministério da Fazenda ( Exceto Rio de Janeiro)

Ministério do Trabalho e Emprego  

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Ministério de Portos e Aeroportos

*Ministério da Previdência Social

Ministério dos Transportes

Imprensa Nacional

*Receita Federal

*Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

Médicos peritos do INSS

Antigo Estado da Guanabara – Bombeiro e Polícia Militar  

Ex-territórios do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima

Ministério Da Infraestrutura

Anistiados Políticos

3 Comentários

  1. Querem substituir os humanos pela tecnologia, só que esses programas não funcionam, estou a um mes tentando enviar uma documentação, quando envio e consigo resposta é para pedir mais papeis, e para ajudar, não consigo mais fazer…..Deus nos ajude !

  2. Piorou tudo, virou um local sem transparência, indo contra todos os melhores protocolos de gestão, canais de comunicação não funcionam, demora meses para responderem um formulario, uma vergonha

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!