MDIC e Inmetro reúnem-se com representantes do setor automotivo do país

0
228
@inmetro reprodução

Nesta terça-feira (27/06), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reuniram-se com representantes do setor automotivo de todo o país.

O encontro ocorreu na sede do Inmetro, em Brasília. O objetivo foi apresentar a Portaria nº 169/2023, que trata das novas metodologias que fazem parte das práticas das verificações do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) Veicular para a indústria automobilística como, por exemplo, as montadoras e importadoras de todo Brasil.

Na abertura do evento, Oswaldo Alves Ferreira Junior, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, que representou o presidente da instituição Márcio André Brito, falou da importância das políticas públicas que trazem incentivos à indústria automobilística. “O programa está fazendo 15 anos. É um programa de sucesso e que agrega valor às políticas públicas, incentivando a indústria automobilística, gerando um resultado positivo com informações transparentes para uma melhor escolha de um veículo para por quem está fazendo a aquisição”.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio Mdic, para informar os consumidores sobre a eficiência energética de produtos, como os veículos nacionais ou importados. A etiquetagem tem como objetivo promover a eficiência energética, auxiliando os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis e econômicas.

O Programa é coordenado pelo Inmetro, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Os veículos são avaliados por normas técnicas específicas para cada tipo de tecnologia e fonte energética. Além disso, o programa está sendo atualizado para se adaptar às novas tecnologias e padrões de emissões e mobilidade elétrica.

De acordo com o pesquisador do Inmetro, Alexandre Novgorodcev, desde a crise causada pela pandemia não havia reuniões presenciais para discutir assuntos de melhoria para o setor automotivo. “Nós publicamos a portaria recentemente, essa foi a primeira reunião que fizemos com o grupo do setor para mostrar o que vai ser daqui pra frente e fazer as melhorias, e acordamos o calendário e acertos do controle da produção, que se inicia em agosto e vai até o final de setembro”, informou o pesquisador.

Ainda segundo Alexandre, a metodologia dos testes de conformidades do Inmetro consiste em recolher um carro de cada fabricante, levar para pista e laboratórios de ensaios e assim avaliar se a indústria está seguindo os protocolos e divulgando informações corretas sobre o veículo na sua etiqueta. Esse é um dos pontos fortes do programa, na avaliação do especialista.

No caso dos veículos participantes do PBE Veicular, os produtos passam por testes e são ranqueados em classes por categorias, recebendo uma etiqueta com informações sobre o seu consumo de energia, desempenho e outros aspectos relevantes. Essa etiqueta contém uma escala de classificação de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), permitindo que os consumidores comparem diferentes modelos e façam uma escolha baseada em informações adequadas. A etiquetagem de produtos no âmbito do PBE é uma importante ferramenta para promover a conscientização sobre o consumo de energia e incentivar a adoção de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a economia de recursos.

O PBE do Inmetro conta também com o apoio técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Petrobrás e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em conjunto com a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que já agendou uma nova reunião com todo setor automotivo em São Paulo para segunda quinzena de setembro.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/mdic-e-inmetro-reunem-se-com-representantes-do-setor-automotivo-do-pais 29/06/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!