Certificação e desenvolvimento de servidores que atuam com dimensionamento da força de trabalho são regulamentados

0
168
@servidor.gov

Orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) sobre o desenvolvimento de servidores federais que atuam com dimensionamento da força de trabalho (DFT) de que trata a Portaria SEDGG/ME nº 7.888 estão na Portaria Conjunta ENAP/SGPRT/MGI n° 3.532 publicada no DOU desta quinta-feira (20/7).

A mesma Portaria, assinada conjuntamente pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – que é o Órgão Central do SIPEC – e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), E Milen estabelece procedimentos obrigatórios para a certificação relacionada à atuação nas unidades que trabalham com o dimensionamento da força de trabalho.

Dimensionamento da força de trabalho (DFT) é o instrumento de gestão de pessoas que visa estimar o quantitativo ideal de pessoas para realizar um conjunto de entregas com foco em resultado, considerando o contexto e as características da força de trabalho. Para saber mais, acesse a página do DFT no Portal do Servidor.

A ENAP é responsável por conceder a servidores a certificação para atuar nos processos de dimensionamento da força de trabalho nos órgãos e entidades do SIPEC. 

É também a Enap que disponibiliza, gratuitamente, ações de desenvolvimento, para qualificação, aperfeiçoamento e atualização para atuar com o dimensionamento da força de trabalho nas unidades dos órgãos e entidades com competência para essa atribuição.

A SGPRT é competente por conceder selo exclusivo na ferramenta informatizada para elaboração e gestão de currículos aos servidores certificados pela Enap nessas mesmas ações de desenvolvimento.

As chefias imediatas dos agentes que estiverem atuando com o dimensionamento da força de trabalho ficam responsáveis por identificar as necessidades de desenvolvimento e consolidá-las no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Servidores que atuam com o DFT devem buscar a qualificação, aperfeiçoamento e atualização. Servidores certificados desfrutam de prioridade e vão gradualmente ocupar as vagas disponíveis nas unidades que atuam com o DFT. 

A certificação é critério de seleção nos processos seletivos para atuação no dimensionamento da força de trabalho realizados pelas unidades de gestão de pessoas.

No dia 1° de agosto de 2023, a Portaria Conjunta entra em vigor.

Para conhecer todas as orientações sobre o tema, acesse:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!