Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, essa é uma linha promissora de atuação do Inmetro. “Temos avançado na caracterização do grafeno e estamos lançando um programa de certificação de produtos à base de grafeno, para apoiar e fortalecer a indústria nacional”, afirmou.
Segundo a pesquisadora e chefe do laboratório de Fenômenos de Superfícies e Filmes Finos, Joyce Araujo, muitos segmentos buscam o Inmetro para saber se determinado material é mesmo grafeno e não outro derivado de carbono, para que eles possam incorporar com segurança em seus produtos, tais como calçados, tinta ou capacete.
“Por isso vamos desenvolver um material de referência de óxido de grafeno para certificação de diversos produtos industriais. A regulamentação é importante para propiciarmos a confiança que as empresas e a indústria precisam”, comentou.
No caso da indústria automobilística, a procura inicial é para fabricar peças estruturais de veículos.
“O desenvolvimento de novos materiais compósitos reforçados/aditivados com ultraconcentrados de grafeno é importante, tanto para tornar os veículos mais leves e, consequentemente, mais econômicos, quanto para utilizá-los em peças que precisem de maior resistência, como o para-choque”, acrescentou Joyce.
Segundo Joyce, empresas e indústrias que fabricam peças e materiais com grafeno já interagem com o Inmetro por meio de encontros trimestrais do Fórum Grafeno Inmetro.
O próximo encontro do grupo de trabalho envolvendo o setor automotivo está previsto para acontecer no dia 14 de agosto.
Inmetro 29/07/2023
Inmetro terá dois novos sistemas de espectrometria de massas de alta resolução. Brasil assume protagonismo na discussão sobre o uso do grafeno asmetro.org.br/portalsn/2023/03/30/inmetro-tera-dois-novos-sistemas-de-espectrometria-de-massas-de-alta-resolucao-brasil-assume-protagonismo-na-discussao-sobre-o-uso-do-grafeno
Como o incrível Grafeno mudará o mundo – vejam os vídeos asmetro.org.br/portalsn/2020/07/20/como-o-incrivel-grafeno-mudara-o-mundo-vejam-os-videos/
Grafeno Aplicado a Materiais Híbridos, Compósitos e Tintas asmetro.org.br/portalsn/2022/04/14/grafeno-aplicado-a-materiais-hibridos-compositos-e-tintas-2/
Grafeno – www.todamateria.com.br/grafeno/
PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DO GRAFENO O grafeno é um supermaterial, que ainda não foi totalmente explorado pela ciência moderna em todas as suas possibilidades. O material, com estrutura bidimensional composta por moléculas de carbono formando um padrão de hexágonos perfeitos, é mais leve e resistente que a fibra de carbono e o Kevlar. Um quilômetro quadrado de grafeno pesa apenas 757 gramas, mas é extremamente flexível e possui excelentes propriedades elétricas. É um material ideal não apenas para a produção de corpos superleves, mas também pode ser usado no futuro para produzir, por exemplo, baterias extremamente eficientes ou até telas touchscreen de enrolar. Atualmente, as aplicações mais recentes do grafeno na indústria automotiva incluem a produção de tintas anticorrosivas para carros, arcos de roda, bem como o revestimento experimental de um carro leve de corrida monolugar. O grafeno usado em sua produção era 20% mais leve que a fibra de carbono e até 200 vezes mais forte que o aço. Fonte: https://knaufautomotive.com/pt-br/fibra-de-carbono-kevlar-grafeno/ |
Inmetro de volta a sua importância, os últimos governos tentaram nos “implodir” como disse nosso incompetente presidente anterior, mas nosso conhecimento e importância está nos levando de volta ao nosso lugar..