ITPS 100 anos: Saiba como foi a primeira edição do programa “Caminho do Conhecimento”

0
429
Caminho do Conhecimento no ITPS 10/08/2023

Inmetro lança primeira edição do programa “Caminhos do Conhecimento” no ITPS em Sergipe

Aposentados do Inmetro vão compartilhar suas experiências em eventos por todo o País
 

Nesta quinta-feira (10/8), o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu a edição inaugural do Programa Caminho do Conhecimento, onde servidores aposentados do Inmetro trocam suas experiências com membros da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) em ciclos de encontros e palestras por todo o País.

O evento, que ocorre também para marcar as celebrações dos 100 anos de criação do ITPS, tratou dos temas “Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade, Defesa do Consumidor, Jurídico e o Sistema Brasileiro de Metrologia”, ministrados pelas mentoristas Dayse Sandra Albuquerque Alves, Lydia Tomassi Peixoto, Márcia Rosa Pereira Franco, e Maria Manuela Mota dos Santos, com a mediação de Sérgio Ballerini, presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro).

 

@Gilberto Souza/CNI

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, idealizador do programa, ressalta a importância de valorizar o conhecimento de quem ajudou a construir a instituição. “Devemos a essas pessoas uma parte importante do que somos hoje e queremos tê-las sempre por perto, para ensinar, inspirar e trocar experiências”, exaltou.

 

Kaka Andrade

Para o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, o evento pode ser resumido como uma “rica troca de experiências, que irá capacitar e inspirar os integrantes de todo o sistema Inmetro. O ITPS teve a honra de inaugurar uma jornada de compartilhamento de sabedoria e fortalecimento da rede de profissionais que contribuíram para a qualidade e a tecnologia em Sergipe e em todo o País”.

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-lanca-primeira-edicao-do-programa-caminhos-do-conhecimento-no-itps-em-sergipe


Programa ‘Caminhos do Conhecimento’ reúne servidores do ITPS para troca de experiências 

 

Profissionais da ativa e funcionários aposentados do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foram contemplados com uma manhã de troca de experiências e capacitação nesta quinta-feira, 10. O encontro, que ocorreu no auditório do ITPS, marcou a primeira edição do Programa ‘Caminho do Conhecimento’, evento de significativa importância para o cenário da metrologia e qualidade no país.

O encontro também se deu em alusão às comemorações do centenário de criação do ITPS, e reuniu cerca de 70 funcionários, que aproveitaram a ocasião para dialogar sobre metrologia legal, avaliação da conformidade, defesa do consumidor, aspectos jurídicos e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Metrologia.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, destacou a magnitude do evento e seu impacto no cenário da metrologia e qualidade no Brasil. “Esta é uma manhã histórica, em que a troca de experiências e a capacitação dos profissionais do ITPS assumem um protagonismo inegável. Esse evento, que marca o início da primeira edição do programa, representa um marco não apenas para o nosso instituto, mas para todo o campo da metrologia e qualidade em nosso país”, pontuou.

O analista-executivo em Metrologia e Qualidade aposentado Sérgio Ballerini compartilhou com os participantes como se dava sua atuação na instituição. “O momento é importante para que haja interação e integração dos programas. Hoje estamos trazendo palestras das áreas jurídicas, da metrologia legal e da avaliação da conformidade, em que buscamos identificar produtos irregulares e problemas de contrabando”, disse.

Ballerini garantiu ainda que, após cada encontro, será gerado um relatório técnico, para que seja possível fortalecer a rede do Inmetro no país. “Aqui nós ouvimos uma série de informações, o que gerará um relatório técnico de tudo que foi conversado e discutido, e será enviado para o presidente do Inmetro. Assim ele irá identificar ações que possam fortalecer a rede”, afirmou o agora presidente da Associação dos Servidores do Inmetro (Asmetro).

A gerente de Metrologia Legal do ITPS, Elba Brandão, destacou a importância do encontro para os servidores que estão em campo. “Esse evento é de suma importância, pelo fato de ampliar os conhecimentos de quem está todos os dias em ações de fiscalização, por meio da experiência de outras pessoas. Apesar de estar há 12 anos no ITPS, ainda há muito o que aprender com quem tem experiência. Portanto, está sendo um momento de aprendizado”, considerou.

Para a ex-chefe da Divisão de Verificação da Conformidade do Inmetro, Márcia Rosa Franco, o reencontro com os ex-colegas de profissão foi de muita emoção e troca. “Esse encontro está sendo uma emoção indescritível. Estou muito feliz e emocionada por ver que a gente pode continuar trocando experiência, contribuir e ajudar o presidente do Inmetro mesmo estando aposentados”, afirmou.

Participaram também do encontro as mentoristas Dayse Sandra Albuquerque Alves, Lydia Tomassi Peixoto e Maria Manuela Mota dos Santos, que também estiveram no auditório para compartilhar suas experiências de trabalho junto ao Inmetro.

A iniciativa é uma parceria entre o ITPS e a Asmetro. Para a diretora técnica do Instituto, Lúcia Calumby, a colaboração entre as duas entidades proporcionou a base para a criação de um espaço colaborativo, onde o aprendizado, a reflexão e a inspiração podem florescer. “Estamos muito felizes com o que ocorreu nesta manhã. Foi uma troca de experiências com indivíduos que têm uma contribuição significativa a oferecer para aqueles que trabalham com metrologia no ITPS. Agradecemos ao Inmetro e parabenizamos por essa excelente ideia”, comemorou.

https://www.se.gov.br/noticias/desenvolvimento/programa_caminhos_do_conhecimento_reune_servidores_do_itps_para_troca_de_experiencias_ 11/08/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!