Inmetro visita laboratórios da UEA para acreditação em monitoramento ambiental

0
527
Barco da UEA integra o Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do AM@IPAAM

A equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concluiu a série de visitas à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para avaliar o processo de acreditação na área de monitoramento ambiental.

A agenda marcou um marco importante rumo à obtenção da acreditação ISO 17025, um padrão globalmente reconhecido para laboratórios de testes e calibração.

A equipe do Inmetro percorreu as instalações da UEA e interagiu com os profissionais envolvidos. Os técnicos foram recebidos pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho.

Os esforços conjuntos entre o Inmetro e a UEA refletem o compromisso em elevar os padrões laboratoriais no monitoramento ambiental, apoiando assim iniciativas legais e ambientais.

A visita de dois dias fortaleceu os laços entre as instituições e moldará a trajetória dos laboratórios da UEA em direção à acreditação.

O Prof. Dr. Roberto Mubarac compartilhou sua visão sobre a colaboração: “A visita do Inmetro representa um passo significativo para a UEA. A busca pela acreditação reforça nosso compromisso com a excelência nos laboratórios de monitoramento ambiental, fortalecendo nosso papel na preservação do ecossistema amazônico.

A visita de dois dias fortaleceu os laços entre as instituições e moldará a trajetória dos laboratórios da UEA em direção à acreditação”, disse.

O Prof. Dr. Sérgio Duvoisin Junior, coordenador da Central de Análises Químicas (CAQ/EST) da UEA, destacou a importância da acreditação:

“A busca pela acreditação é um marco para os laboratórios da UEA. Além de elevar nossa credibilidade, fortalecerá nossas contribuições para iniciativas de preservação ambiental e processos legais”, comentou.

Andrea Queiroz,:Laboratório móvel: um barco navegando no Rio Negro, atrás está a floresta, medindo a qualidade da água e do ar (com drone). Fantástico!”

A equipe do Inmetro elogiou as instalações e a expertise técnica da UEA. A chefe da Divisão de Novos Programas de Acreditação do Inmetro, Andrea Queiroz, afirmou: “Estamos impressionados com o comprometimento da UEA em alcançar a acreditação. A parceria entre Inmetro e UEA resultará em padrões laboratoriais exemplares, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a qualidade dos dados gerados. Os esforços conjuntos entre o Inmetro e a UEA refletem o compromisso em elevar os padrões laboratoriais no monitoramento ambiental, apoiando assim iniciativas legais e ambientais.”

A agenda incluiu visita aos laboratórios móveis a bordo do navio de pesquisa Roberto Santos Vieira, que proporcionou ao Inmetro uma visão detalhada das capacidades operacionais da embarcação, contribuindo para as discussões sobre a acreditação.

Fonte: https://noticias1.uea.edu.br/noticia.php?notId=76614 – 3012/08/2023

@Universidade do Estado do Amazonas
@Universidade do Estado do Amazonas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!