Segunda edição do Programa “Caminhos do Conhecimento” do Inmetro aconteceu no Ipem/RN

0
361

Programa Caminho do Conhecimento reúne servidores do Inmetro e IPEM/RN para troca de experiências

O encontro permitiu o intercâmbio de conhecimento entre servidores aposentados do Inmetro que atuaram nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade e os servidores ativos
 
banner-aposentados.jpg

O Inmetro promoveu, no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), o segundo encontro do Programa Caminho do Conhecimento. “Devemos a essas pessoas uma parte importante do que somos hoje e queremos tê-las sempre por perto, para ensinar, inspirar e trocar experiências”, exaltou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

O evento contou com a mediação do servidor aposentado Sergio Ballerini, presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro) e dos mentoristas, que apresentaram temas diversos e relevantes:

  • César Luiz Leal Moreira da Silva: “Metrologia Legal”
  • Márcia Rosa Pereira Franco: “Avaliação da Conformidade”
  • Maria Manuela Mota dos Santos: “Defesa do consumidor e pré-embalados”
  • Shiniti Honda: “A Rede Brasileira de Metrologia Legal e o Inmetro”

Quer ficar por dentro das próximas edições? Acompanhe nossas redes!

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ programa-caminho-do-conhecimento-reune-servidores-do-inmetro-e-ipem-rn-para-troca-de-experiencias


Segunda edição do Programa “Caminhos do Conhecimento” reúne servidores do IPEM/RN para troca de experiências

O encontro permitiu a troca de conhecimento e experiência entre servidores aposentados do Inmetro que atuaram nas áreas de metrologia legal e avaliação da conformidade e os servidores ativos

Cerca de 50 profissionais da ativa e funcionários aposentados do Instituto Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN participaram de uma valiosa manhã de troca de experiências e capacitação por meio do programa ‘Caminho do Conhecimento’, nesta sexta-feira, 29 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo.

O encontro foi a segunda edição do programa idealizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em parceria com servidores aposentados do órgão e apresentou a relevância e importância da metrologia e da qualidade para sociedade brasileira.

Conduzido pelo servidor aposentado do Inmetro, Sérgio Ballerini, presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – (Asmetro), o evento promoveu um momento de diálogo sobre metrologia legal, avaliação da conformidade, acreditação, defesa do consumidor e pré-embalados e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Metrologia por meio dos servidores aposentados do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Cesar Luiz Leal Moreira da Silva, Márcia Rosa Pereira Franco, Maria Manuela Mota dos Santos e Shiniti Honda.

O diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo, iniciou o momento exaltando a experiência dos convidados e que essa era uma oportunidade para tirar o máximo de profissionais tão experientes e qualificados, além de agradecer a presença de todos. “Para mim é de grande valia participar desse momento estando à frente do IPEM/RN e poder presenciar e aprender com esses profissionais que construíram o Inmetro e toda Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade e tudo que esse órgãos trazem de benefício para a sociedade”, afirmou.

Sérgio Ballerini deu início a apresentação falando que quando estava na ativa tinha uma ligação muito forte com o Rio Grande do Norte e que a ideia de realizar o programa Caminhos do Conhecimento surgiu de uma conversa com o presidente do Inmetro, Márcio André, de como dar uma contribuição a toda a rede. “A administração do Inmetro está profundamente comprometida com a melhoria do Ipem/RN e de toda a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade. 20 aposentados do Inmetro fazem parte do programa que tem como objetivo falar das nossas experiências e coletar informações sobre o trabalho de cada Ipem”, disse e complementou, lembrando que o Inmetro está completando 50 anos em 2023 e que “devemos entender a importância das ações dos Ipems e de como essas ações geram lucro social para sociedade”. Ballerini ainda afirmou que dos encontros serão produzidos relatórios técnicos com o intuito de fortalecer a rede do Inmetro pelo Brasil.

A ex-chefe da Divisão de Verificação da Conformidade do Inmetro, Márcia Rosa Franco, destacou a importância da iniciativa e da emoção de reencontrar os colegas da rede, de trocar experiência e poder contribuir. “O trabalho da avaliação da conformidade é de extrema importância e muito positivo visando sempre a proteção ao consumidor. A rede é o braço direito do Inmetro e todos precisam entender a importância do trabalho realizado por nós e de como os Ipems devem ser valorizados e respeitados”, disse.

Já o ex-chefe da Divisão de Serviços Metrológicos, Cesar Luiz Leal Moreira da Silva, apresentou uma trajetória da sua atuação no órgão, citando alguns momentos importantes e essenciais à evolução da metrologia legal e como foi a construção de modelos, padrões, regulamentos técnicos metrológicos, capacitações, atividades de cooperação no Mercosul, entre outros, no decorrer da existência do Inmetro e da rede.

Em seguida, a ex-chefe da Divisão de Mercadorias Pré-Medidas do Inmetro, Maria Manuela Mota dos Santos, falou sobre padronização e regulamentação dos produtos pré-medidos e como foi necessário construir metodologias e regulamentos específicos para os mais diversos itens verificados pela área da pré-medidos e também da importância desse momento de encontro. “Sempre tivemos diversos encontros do setor nos Ipems de todo o país para a troca de experiências e para reforçar a importância do nosso trabalho”, afirmou.

Finalizando o encontro o ex-diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Shiniti Honda, apresentou a importância da acreditação para a rede e como o serviço agrega confiabilidade e valor ao trabalho prestado pelos Ipems e pelo Inmetro.

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação(Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.

IPEM-RN 30/09/2023

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui