Confira as novidades da Semana de Inovação 2023; inscrições estão abertas

0
117
@reprodução ENAP
Estão abertas as inscrições para a 9ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento, totalmente gratuito e interativo, ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na sede da Enap, em Brasília (DF), e também virtualmente. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadeinovacao.enap.gov.br.
 

A expectativa é de que 20 mil pessoas se inscrevam para participar, mais que o dobro do público de 2022. Para acessar todas as informações sobre a Semana basta baixar o aplicativo oficial do evento pela loja de apps do seu aparelho de celular (IOS ou Android).

O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. “Este tema diz muito sobre a realidade que vivemos hoje em nosso país – um momento em que as pessoas estão se reconectando com elas mesmas, entre elas e com o seu trabalho. O serviço público se reconecta com a sociedade e a sociedade com o serviço público. Aos poucos, vamos reconstruindo as capacidades estatais e institucionais a partir de políticas públicas mais efetivas. A Semana de Inovação é uma referência para o debate sobre a transformação do setor público a partir de novas soluções para problemas públicos e, este ano, celebraremos essa reconexão”, ressalta a presidenta da Enap, Betânia Peixoto Lemos.

A Semana de Inovação da Enap é uma oportunidade ímpar para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico para refletirem sobre o papel da inovação na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade.

Conteúdo que inspira

A programação será repleta de palestrantes renomados e líderes inovadores de diversos setores e países, além de painéis de discussão com especialistas que vão falar sobre as tendências e os desafios da inovação no setor público. Já estão confirmados para esta edição: 

  • Maha Mamo, ativista internacional dos Direitos Humanos; 

  • Maitê Lourenço, psicóloga fundadora da BlackRocks Startups e Integrante do programa Liderança com Impacto, representando o ODS 9 do Pacto Global da ONU; 

  • Preto Zezé, conselheiro da CUFA; 

  • Rita von Hunty, arte educadora, colunista e apresentadora, além de persona drag do ator e professor Guilherme Terreri; 

  • Sandra Sinde, economista e criadora do LASINDE; 

  • Mayra Casttro, advogada fundadora da InvestAmazônia;

  • Gabriela Lotta, professora e pesquisadora da FGV nomeada uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo, na área de governo, pela Apolitical.

Este ano, teremos vários ambientes para acompanhar o conteúdo. Na sala Inovatio, no espaço Nexus e no Auditório Belmiro Siqueira acontecerão as principais palestras da Semana. Mais de 30 espaços espalhados pela Escola acomodarão interessados em participar de iniciativas especiais, dentre elas 100 atividades presenciais selecionadas via Chamada Pública. Há ainda mais 30 atividades disponíveis para os que irão acompanhar o evento virtualmente. Haverá oficinas, mesas redondas, primeiros passos (que são palestras de conhecimentos mais introdutórios), premiações, encontros de laboratórios e holofotes (com pitchs inspiradores de 15 minutos). Os temas são diversos, entre eles metaverso, gestão pública, Inteligência Artificial (IA) no serviço público, gestão inclusiva, governança, diversidade, sustentabilidade, acessibilidade, inovação aberta, compras públicas de inovação, entre outros. 

Serão mais de 500 horas de programação divididas entre atividades presenciais e em uma plataforma virtual, que conta com transmissão ao vivo, atividades exclusivas para o público virtual e ações de gamificação, além de um espaço de networking, atividades culturais, oficinas e outras ações.

Veja a programação completa aqui. E para saber as novidades do maior evento de inovação pública da América Latina, inscreva-se aqui.

SERVIÇO:

Semana de Inovação 2023 da Enap

Data: 7, 8 e 9 de novembro

Formato: Híbrido

Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), SPO Área especial 2-A – Asa Sul, Brasília – DF, 70610-900

Mais informações e inscrições:  semanadeinovacao.enap.gov.br

Sobre a Semana:

A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.

Tem também o apoio do Instituto Eldorado, da Embaixada da Dinamarca, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF),da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.

Portal do Servidor 17/10/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!