Sucesso de público, MetroLegal 2023, debate a inovação e modernização
A edição deste ano do MetroLegal aconteceu, nos dias 6 e 7 de novembro no auditório do Crea em São Paulo e teve como o tema central “A Modernização da Metrologia Legal no Brasil”, e o evento é realizado e promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo, Remesp, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP.
Destaca-se a importante participação da diretora de departamento do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comercio e Serviços, o MDIC, Juliana Ghizzi Pires que palestrou, na abertura, sobre o tema A Estratégia Nacional da Infraestrutura da Qualidade e a modernização da Metrologia Legal e que teve como moderador Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do Ipem-SP. Na ocasião Juliana ressaltou “Que a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade contemplará objetivos de desenvolvimento econômico, produtivo, tecnológico; social e ambiental do Brasil, gerando sinergia dos esforços públicos e propiciando a institucionalidade e governança adequados”
Especialistas e renomados profissionais prestigiaram o evento tais como: Marcelo Luis Figueiredo Morais da Dimel-Inmetro, Periceles José Vieira Vianna do DTIN, Marcelo Castilho de Freitas do Semas-Dimel-Inmetro, José Augusto Basso da Anpeci, Marcelo Nonaka da Omron Healthcare Brazil, Stelmo Carneiro da GM Latam/Dover Fueling Solutions, Edson José Freire da Toledo do Brasil, Sebastião Luis Domingos de Castilho da Greenbrier Maxion, Luiz Henrique A. Silva do Ipem-SP, entre outros.
Outra importante participação foi do representante da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, o auditor fiscal Antônio Braga Sobrinho, no painel A Modernização da metrologia dos portos, abrangendo diversos Instrumentos de medição sob controle metrológico legal e a necessidade de regulamentação, que além do seu bom conhecimento sobre metrologia legal, manifestou se favoravelmente em contribuir com os avanços para as questões portuárias.
Forma diversos temas discutidos e apresentados tais como a inovação tecnológica para a metrologia legal, a revisão da recomendação OIML R 76:01, o futuro da indústria de instrumentos de medição, o controle metrológico de pré-medidos e oficinas permissionárias, entre outros, que foram de grande interação com o público presente.
As grandes empresas do setor, por meio de seus patrocínios, não deixaram de estar presentes: Omron Healthcare Brasil, Toledo do Brasil, Cecip European Weighing Industry, Dover Fueling Solutions, Primi Tecnologia, Sartorius do Brasil, ABTL, Alfa Instrumentos Eletronicos, Bizerba, Greenbrier Maxion e Marte Cientifica.
O público presente foi de aproximadamente 200 participantes que assistiram um programa cuidadosamente elaborado com diversos painéis que abordaram as demandas da indústria, tendências e inovações para a metrologia legal.
Para todos aqueles que contribuíram na realização deste evento tais como a comissão organizadora, também os patrocinadores e apoiadores, convidados e palestrantes, e toda equipe do Staff, a Remesp agradeceu imensamente e ressaltou a importância de todos na edição deste ano do MetroLegal 2023.
Os agradecimentos se estenderam a todos os participantes, pois sem eles não seria possível fazer um evento de grande sucesso e sétima edição já está confirmada para o próximo ano.
A Remesp, o Inmetro e o Ipem-SP reafirmam seus compromissos em promover eventos de qualidade que impulsionem o avanço do setor e garantam a confiança da sociedade nas medições e padrões metrológicos.
Fonte: https://www.remesp.org.br/noticias/sucesso-de-publico-metrolegal-2023-debate-a-inovacao-e-modernizacao/3153.html – 16/11/20123