Assembleia anual conjunta do IAF-ILAC

0
95
@reprodução ABRAC

Abrac marca presença na assembleia anual conjunta do IAF-ILAC

Na posição de parte interessada, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) esteve presente na assembleia anual conjunta do IAF-ILAC, realizada entre os dias 6 e 15 de Novembro em Montréal, no Canadá. Na ocasião a entidade foi representada pelo vice-presidente de Laboratórios da entidade e presidente das Partes Interessadas do IAAC, Israel Teixeira e o vice-presidente de Telecomunicações, Kim Rieffel.

O ILAC e o IAF reúnem os mais relevantes organismos de acreditação em escala global, além de partes interessadas em avaliação da conformidade. A assembleia conjunta é considerada um dos eventos mais importantes no calendário anual do segmento de avaliação conformidade.

@reprodução ABRAC

Durante o evento, foram discutidos tópicos relativos à certificação de produtos, sistemas e pessoas, além de temas correlatos a inspeções, laboratórios de ensaio, calibração e processos de verificação e validação. Coube aos representantes da Abrac contribuírem ativamente nos debates, compartilhando detalhes da articulação e do processo que trouxeram o direito a voto para as partes interessadas na Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), órgão regional do IAF-ILAC.

“Sobretudo nesse momento em que se discute o documento final que promove a fusão do ILAC e do IAF, ações de relacionamento e principalmente de posicionamento das partes interessadas são essenciais para preservar nossa participação na nova organização. Apresentei argumentos contundentes para que também no novo organismo seja previsto o voto das partes interessadas”, comentou Teixeira.

@reprodução ABRAC

Segundo Rieffel, o protagonismo da ABRAC na conquista do direito a voto das partes interessadas no âmbito da IAAC, foi reconhecido durante a assembleia. “A conquista do direito a voto das partes interessadas na IAAC converge com as tendências internacionais na relação entre organismos de acreditação e avaliação da conformidade”, explicou.

O vice-presidente de Telecomunicações destacou que a conquista do voto das partes interessadas na IAAC foi um processo liderado pela Abrac através das mãos do vice-presidente de Laboratórios, Israel Teixeira e durante a assembleia esses pontos foram destacados.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac – 18/11/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!