Conheça o Plano Estratégico do Inmetro para 2024 a 2027

1
370

Plano Estratégico do Inmetro para 2024 a 2027 vai apoiar setor produtivo, inovação, simplificação de processos e responsabilidade ambiental

Documento contempla 16 objetivos, 28 indicadores e 68 iniciativas estratégicas e está alinhado às diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Um olhar para o futuro e ao encontro do setor produtivo brasileiro, com inovação e responsabilidade ambiental. Essa é a síntese do Plano Estratégico do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para 2024-2027. O documento foi publicado conforme Portaria Inmetro nº 573/2023, divulgada na sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023, no Diário Oficial da União.

Ao apresentar o documento ao governo federal e à sociedade, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destaca que o importante papel do plano estratégico é estar alinhado aos preceitos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), visando apoiar o setor produtivo, a inovação, a simplificação de processos e a desburocratização no serviço público.

Por sua vez, a coordenadora do planejamento estratégico, Danielle Assafin, ressalta que “o desafio para os próximos anos inclui a implementação de melhorias na infraestrutura laboratorial da metrologia científica e dos órgãos delegados, que prestam os serviços da metrologia legal, a ampliação da capacidade da acreditação e a implementação de soluções que colaborem com a Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria”.

Além disso, o Inmetro vai buscar consolidar a inserção internacional na infraestrutura de qualidade, ampliar o atendimento de acreditação, dar um enfoque regional na avaliação de conformidade e recuperar a cobertura territorial de vigilância de mercado.

Elaboração

O planejamento foi realizado de forma participativa, por meio de pesquisa interna, oficinas colaborativas com a força de trabalho do instituto. O Laboratório de Inovação do Inmetro (InovInmetro – https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/inovacao/inovinmetro) também apoiou a realização do trabalho. O processo também incluiu atividades de alinhamento com toda a equipe do Mdic. A comitiva do Inmetro, liderada pelo presidente Márcio André Brito, apresentou o documento no 22 de novembro ao vice-presidente da República e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, e à equipe do Ministério.

Execução do plano

Para o monitoramento da execução do plano, o Inmetro contará com o apoio do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que dará suporte na utilização-piloto do método OKR (Objetivos e Resultados Chave).

“A elaboração do Plano Estratégico 2024-2027 foi um esforço de toda a equipe para identificar o caminho que aumentará a relevância do Inmetro junto à sociedade, dentro da sua missão de prover soluções em infraestrutura da qualidade. Há muito trabalho a ser feito”, ressaltou o presidente Márcio Brito.

Saiba quais são os 16 objetivos estratégicos do Inmetro para 2024-2027:

1. Atender as demandas por rastreabilidade metrológica adequadas às necessidades presentes e futuras;
2. Estruturar o relacionamento com o setor produtivo para apoio à inovação;
3. Promover soluções para apoio à Economia Verde, Descarbonização e Indústria de Base Biotecnológica;
4. Ampliar a interação com o setor produtivo nos assuntos relacionados à superação de barreiras técnicas;
5. Consolidar a inserção internacional do Inmetro como referência em Infraestrutura da Qualidade;
6. Fortalecer a educação para a infraestrutura da qualidade;
7. Modernizar o controle metrológico legal;
8. Ampliar a capacidade de atendimento da acreditação;
9. Promover a avaliação da conformidade no país, inclusive com enfoque regional;
10. Aprimorar a atuação regulatória do Inmetro para produtos e serviços no âmbito das competências legais;
11. Recuperar a abrangência e a cobertura territorial da vigilância de mercado;
12. Aprimorar a gestão e governança com foco no alinhamento às políticas públicas;
13. Tornar o Inmetro mais atrativo para captar e reter servidores;
14. Fortalecer a imagem do Inmetro no seu papel de apoio tecnológico às organizações;
15. Aprofundar a transformação digital com foco na integração e portabilidade de sistemas;
16. Fortalecer a infraestrutura básica para garantir o funcionamento do Campus de Xerém.

Acesse a íntegra do Plano Estratégico 2024-2027 do Inmetro: 2023-12-01-Plano-Estrategico-do-Inmetro-2024-2027-versao-01 (1)

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/plano-estrategico-do-inmetro-para-2024-a-2027-vai-apoiar-setor-produtivo-inovacao-simplificacao-de-processos-e-responsabilidade-ambiental 05/12/2023

1 Comentário

  1. Parabéns a Coordenadora Daniele Asafin e toda equipe de Planejamento Estratégico do Inmetro. Esses 16 Objetivos Estratégicos são fundamentais e estão na essência e por assim dizer, razão de existência do Inmetro. A preocupação com a economia verde intensifica o sincronismo do Inmetro com ações internacionais na busca por sustentabilidade com equilíbrio ecológico global.

    Parabéns a todos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!