Animais de companhia trazem mais alegria e saúde!

4
115
@protetores. Gatinha Pópis, resgatada no Campus e adotada em Dez/2023

A Comunidade do Campus do Inmetro tem o privilégio de desfrutar dessa alegria!

João recebendo o pessoal logo cedo na entrada do prédio 32, Magrela esperando a turma que chega lá em cima no prédio 20, a Ronda que é a mascote da equipe do Parques e Jardins….o trio Big, Boneca e Pingo auxiliando a equipe de Vigilância.

Essa interação com os animais comunitários do Campus ocorre há décadas, e o Grupo de Protetores desde sempre zela pela alimentação, saúde e bem-estar da turma.

Os cães ficam circulando pelo Campus, mas você sabia que há um cantinho muito especial que muitos ainda não conhecem? Fica o convite para uma visita ao “Water Planet”, no prédio do Sesao e Ouvidoria, lar de 7 tartarugas tigre d’água.

Assistir o balé aquático e os banhos de sol é muito relaxante. Elas interagem muito quando recebem a alimentação e ficam ainda mais ativas se chega um camarãozinho ou sardinha.

A interação com os animais é muito benéfica, conforme a jornalista Claudia Meireles explica em sua coluna no UOL de 07/01/2024 que tem como base um artigo da Harvard Health Publishing (publicação da prestigiada Harvard Medical School).

De acordo com a matéria, mais do que ser apenas uma companhia, os bichinhos trazem alegria e promovem bons sentimentos aos tutores. Segundo a Harvard Health Publishing, ter um animalzinho de estimação tende a melhorar a saúde do coração.

Confira abaixo o que diz o texto publicado no UOL:

“Diretora de medicina de estilo de vida e bem-estar do departamento de cirurgia do Massachussetts General Hospital, afiliado da Universidade de Harvard, nos EUA, a médica Beth Frates sustentou que os animais de estimação “proporcionam um sentimento de pertencimento, conexão e contentamento que todos [os seres humanos] desejam”.

Pesquisas

Editora-executiva da Harvard Heart Letter, a bióloga e mestre em comunicação científica Julie Corliss salientou que o lado positivo de desfrutar da convivência de um bichinho já foi analisado pela American Heart Association (Associação Americana do Coração, em tradução livre). Em uma pesquisa, comprovaram que 95% dos tutores relataram aliviar o estresse com o pet.

Segundo a médica de saúde e bem-estar, entre os momentos mais alentadores do vínculo entre tutores e pets de estimação estão: “A excitação que os cães costumam demonstrar ao te ver chegar em casa faz com que se sinta especial e amado. Ouvir o ronronar suave de um gato pode ser muito reconfortante”.

Frates sustentou que acariciar os pelos dos bichinhos tende a desencadear a liberação de oxitocina, considerado o hormônio do amor. Conforme uma revisão publicada pelo jornal científico Current Hypertension Reports no ano passado, ter um pet ajuda a diminuir o risco de desenvolver hipertensão, além de melhorar o controle da pressão arterial em quem apresenta a doença.

Acariciar os pelos dos bichinhos oferece uma sensação prazerosa, defendeu a médica

Os autores do estudo defenderam que os animais oferecem benefícios à saúde do coração por “amortecerem a resposta do corpo ao estresse”. Entre as evidências, os pesquisadores notaram que os pais de gatos tiveram pressão arterial mais baixa, enquanto os tutores de cães apresentaram menores níveis de colesterol e frequências cardíacas em repouso.

Tutores mais saudáveis

Os pais de doguinhos se beneficiam no quesito atividade física por caminharem mais do que quem não tem cachorros. De acordo com a Harvard Health Publishing, os tutores de cães andam 20 minutos a mais por dia, o que contribui com o aumento do condicionamento. Outra vantagem é que o hábito funciona como uma fórmula para aliviar o estresse.

Em relação aos cães, a bióloga Julie Corliss ressaltou que os pets ajudam os tutores firmar novas conexões e até relações com outras pessoas. A médica Beth Frates acrescentou: “Muitas amizades começam no parque canino”. A especialista de saúde frisou a respeito da solidão e o isolamento social serem indicativos para um maior risco de ataque cardíaco, AVC e até morte.

Se você mora sozinho, um animal de estimação pode ser particularmente útil não apenas para companhia, mas também para expandir o círculo social”, garantiu Corliss.

Alerta

Aos tutores que adormecem junto ao pet, a médica fez um alerta. Frates esclareceu que o animal de estimação pode atrapalhar o sono e, consequentemente, prejudicar a saúde do coração. “Treine o seu cão para dormir na própria cama e faça o seu gato dormir em um quarto separado”, sugeriu a especialista em saúde e bem-estar.”

Matéria completa: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/harvard-lista-os-beneficios-para-o-coracao-de-ter-um-pet-e-faz-alerta

Para quem não tem espaço ou o estilo de Vida não permite adotar um Pet no momento, lembre-se que no Campus temos muitos Protegidos que nos enchem de alegria e carinho. Reserve alguns momentos do seu dia para usufruir dessa energia boa!!

Mas atenção! A interação com os Pets deve sempre respeitar os limites e as características de cada espécie, bem como características individuais. Por isso é importante que os tutores e protetores conheçam a personalidade de cada animal, e a forma mais saudável de interagir com um cãozinho, gato, ave, tartaruga… Respeito e amor são as palavras-chave!

Ana Cristina Follador – Protetores 18/01/2024


Seja você também um Protetor!

Contamos com suas doações e seu voluntariado nas ações do dia a dia!

Para contribuir com o trabalho dos Protetores de animais do campus, doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas! Participe dos bazares e das rifas.

PIX do Protetores: [email protected] 

Contatos/Informações via whatsapp > 55.21. 98382-7555

Para saber mais, clique no link abaixo e leia as matérias já publicadas: asmetro.org.br/portalsn/category/protetores-de-animais/ 

Seja um voluntário protetor! Procure a Secretaria da ASMETRO-SI ou escreva para [email protected]

4 Comentários

  1. Parabens a todos os envolvidos.
    Um trabalho lindo, gratificante e amoroso.
    Os animais merecem e agradecem esse carinho.
    Muito lindo trabalho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!