De Bem com a Vida: Os múltiplos benefícios da MANGA, fruta popular no Brasil

0
839
A manga, fruta tropical de excelente sabor e qualidades, é uma boa fonte de vitamina C para a pele @ reprodução internet

De origem sherpa

Estima-se que a Índia produza dois terços das mangas do mundo, tornando o país asiático o maior produtor mundial de manga, com aproximadamente 24,7 milhões de toneladas produzidas anualmente.

Lá, este alimento de cor alaranjada é considerado a fruta nacional por excelência e está ligado à história e às lendas que compõem a sua cultura. A mais popular é aquela que o relaciona com Siddharta Gautama – mais conhecido como Buda –, pois acredita-se que o príncipe alcançou sua iluminação sob uma mangueira e que, a partir de então, foi apelidado de “a árvore da sabedoria”. Não é por acaso que na maioria das suas representações artísticas quase sempre é mostrado Buda à sombra de uma mangueira.

Benefícios da manga

Consumir manga traz uma série de benefícios à saúde que podem ajudar a proteger e fortalecer o corpo. Embora antes de se aprofundar nas vantagens do seu consumo, Yael Hasbani, assessora em Dietética e Nutrição Natural, relata que é uma fruta que pode ser obtida em qualquer época do ano graças ao seu alto índice de importação.

Entre suas diversas variedades, a profissional destaca a manga como uma das frutas mais fáceis de obter. Posteriormente, acrescenta que o verão é quando está mais disponível e que, além disso, se caracteriza por ser uma variedade de manga extremamente doce.

Melhora a pele e combate o herpes comum

— É uma das frutas “estrelas” para tudo o que tem a ver com cuidados com a pele, pois tem um forte poder antioxidante que ajuda a reduzir rugas precoces, falta de luminosidade na pele e manchas, entre outros — afirma Hasbani.

Um estudo denominado “Mangiferina inibe a replicação do vírus herpes simplex” demonstra que a mangiferina presente na manga tem alta atividade antiviral e pode ser uma candidata potencial para o controle da infecção pelo vírus herpes simplex. No entanto, o artigo detalha a necessidade de realizar mais experimentos para compreender melhor o mecanismo pelo qual a mangiferina atua como agente protetor.

Além disso, Hasbani acrescenta que um dos dados nutricionais mais impressionantes da fruta é que apenas 1 xícara fornece quase 67% do valor diário de vitamina C.

Aliado do sistema cardiovascular

— Suas propriedades antioxidantes são muito benéficas para a saúde arterial, tanto o conteúdo de carotenóides devido ao pigmento laranja que possui, quanto o conteúdo de pró-vitamina A, melhorando a circulação sanguínea nas artérias — acrescenta Hasbani.

A instituição ainda afirma que, graças ao seu alto teor de potássio — mineral que ajuda a neutralizar os efeitos do sódio no organismo — a manga tem a capacidade de regular casos de pressão alta (hipertensão).

Ideal para diabéticos

Seu alto teor de fibras junto com seu efeito no pâncreas provoca a liberação de insulina e a possibilidade de suprimir a absorção de glicose pelo intestino delgado, revela a Michigan State University, nos Estados Unidos.

— Embora não tenha um índice glicêmico baixo como talvez uma fruta cítrica, nem alto como uma banana ou uva, tem um índice glicêmico médio. Portanto, é uma fruta recomendada para diabéticos — acrescenta Hasbani.

Além disso, a conclusão de uma revisão de estudos sobre os efeitos da manga em pessoas com diabetes diz: “Vinte e oito estudos em animais e humanos preencheram os critérios de inclusão que investigaram as propriedades antidiabéticas da manga a partir da folha (31%), a polpa (38%), a semente (7%), a casca (14%), a casca do caule (7%) e subproduto (3%). Os resultados apoiam as propriedades de redução da glicose da manga em animais e humanos.”

Regula a função intestinal e colabora com a digestão 

As mangas são uma boa fonte de ambos os tipos de fibra: solúvel e insolúvel. O Cleveland Clinic Hospital relata que a fibra insolúvel não é decomposta no trato digestivo, o que acrescenta volume às fezes e, consequentemente, facilita a evacuação.

A seguir, a nutricionista acrescenta que é ideal para pessoas que apresentam prisão de ventre e/ou dificuldade de digestão adequada.

Prova disso é um estudo piloto realizado em 2018 que mostra que pessoas com constipação crônica que comeram manga durante um período de 4 semanas tiveram uma melhora significativa em seus sintomas, em parte devido ao conteúdo de fibras, mas potencialmente devido a outros compostos da fruta também.

Consumo

Hasbani garante que crianças, idosos, idosos, gestantes e até mesmo pessoas que buscam prevenir ou melhorar doenças crônicas como diabetes ou hipertensão, não têm contraindicações para o consumo de manga. Ele acrescenta ainda que a fruta de origem asiática possui algumas vitaminas do complexo B, principalmente vitamina B1, B2 e B3, essenciais para obter energia dos alimentos consumidos e para formar glóbulos vermelhos.

Ele sugere consumi-la fresca sempre que possível, embora esclareça que para alguns é útil mantê-lo congelado no freezer, seja a polpa ou a fruta em pedaços.

Por outro lado, a manga natural continua seu processo de maturação em temperatura ambiente, tornando-se mais doce e de sabor mais suave com o passar dos dias. O National Mango Board informa que elas podem ser armazenadas por até cinco dias na geladeira, uma vez inteiras e maduras.

Crédito: Victoria Vera Ziccardi / La Nacion no O Globo – @ disponívelna internet 20/01/2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui