Tudo o que você precisa saber sobre as negociações com o governo por recomposição salarial

34
7280
@reprodução internet

Já se passaram 8 meses desde a primeira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), ocorrida em julho de 2023. De lá pra cá, pouco se avançou. No total, já foram 7 rodadas de negociação (veja mais no box abaixo) e, até agora, foi visto só o esforço do funcionalismo federal em negociar.

Rodada Data Informações
28 de fevereiro de 2024 Saiba mais aqui e aqui
18 de dezembro de 2023 Saiba mais aqui
16 de novembro de 2023 Saiba mais aqui e aqui
29 de agosto de 2023 Saiba mais aqui e aqui
10 de agosto de 2023 Saiba mais aqui
25 de julho de 2023 Saiba mais aqui
11 de julho de 2023 Saiba mais aqui

Na última reunião da MNNP, que ocorreu em fevereiro desse ano, o governo insistiu em condicionar a recomposição salarial dos servidores federais a um possível incremento no orçamento da União. Ao mesmo tempo, não apresentou soluções concretas para a revogar normas e decretos do governo Bolsonaro que atingem diretamente o serviço público federal.

Mesmo com seis anos de perdas salariais acumuladas, do governo Temer (2016) até agora, o governo Lula não incluiu a previsão para o reajuste salarial dos servidores federais no orçamento da União de 2024. E, agora, afirma que só haverá recomposição salarial “se sobrar receita“. De acordo com o governo, o reajuste dos auxílios está previsto para maio desse ano, mas não pode garantir que haverá recomposição salarial.

Enquanto os servidores propõem que a recomposição seja dividida em três parcelas iguais de 10,34%, em 2024, 2025 e 2026 para os servidores federais que em 2015 firmaram acordos por dois anos, como é o caso da base da FENASPS, o governo propõe reajuste 0% em 2024 e 4,5% em 2025 e 2026.

Para as entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, não há acordo com 0% de reajuste. O Serviço Público Federal é peça fundamental para o Brasil combater as injustiças sociais, e é responsabilidade do governo honrar o seu compromisso de valorizar os servidores que constroem o serviço público todos os dias com o seu trabalho.

PARALISAÇÃO UNIFICADA

Depois de anos de retrocessos, é insustentável que milhões de servidores amarguem mais um ano de congelamento salarial. Por isso, muitas categorias já deflagraram greve ou se encontram em estado de greve, como foi aprovado na Plenária da FENASPS desse domingo, 17 de março.

As entidades representativas dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) organizadas no Fonasefe reforçam a necessidade de intensificar as lutas e convocam todas as servidores e servidores a construírem juntos um DIA NACIONAL de MOBILIZAÇÃO e PARALISAÇÃO unificado em 3 de abril.

Crédito: Fenasps com informações do Fonasefe. – @ disponível na internet 21/3/2024

34 Comentários

  1. Creio que poderíamos ter a estratégia que utilizamos à 30 anos atrás. Mostravamos no planejamento estratégicos com inovação e segurança.
    Daí justivamos uma receita capaz de cobrir os custos.

  2. Eu só votei no PT para tirar esse Bostanaro mas sabia que Lula não quer dá aumento a nós servidores aposentados e pensionistas ele fica criando obstáculos para dar esse aumento por isso a sua expectativa está em baixa só tem dinheiro para cultura 15 bi é uma vergonha.

  3. Vejo um bando de Políticos corrupto conseguindo os recursos que querem com o governo, porém, os culpados pelo rombo no País, são sempre os Srrvidores Publicos Federais do Executivo, e que a maior parte da Midia cosideram o câncer do Brasil. É bom que isso aconteça, pois a maioria dos Servidores Publicos votaram no Lula, então agora aguentem o tranco.

  4. Aos irmaos aposentados federais e ativos deste Pais. Já se faz o necessário o renascer de uma nova sociedade brasileira, nos moldes dos rigores da lei, e da moral e da etica, onde os pilares desta fixou a constituição brasileira..e tem como guardiã os a Justiça e em vigilia ordeira o povo e quem bem a Patria a Quer.
    O Pais viu que Desordem nao construiu nada no passado nem no futuro se nao for por Ordem para haver Progresso. Chega ! De fomentar desordem e falta de amor.. Somos humanos filhos de Deus e nao bichos para ficar destilando o ódio e tre nós. Se tu nao amas a teu próximo que tu ver, como tu diz que smas a Deus, se tu nao ver. Por isto clamo , Nao feix

    nao amas

  5. Deus escreveu em pedra , jesus por parabolas, o Professor na louça a semear a mágia do saber na cabeça dois inocentes; Salario de Professor Tem que ser Petra como de Político, E PRESIDENTE, pois o seu SUOR TBM É SAGRADO.
    UM PAÍS SEM Educação e SEM JUSTIÇA, É UM PAÍS SEM DEUS.

    RIC DO RIO JPA. Aposentado federal.
    Nao precisa briga.. E sim criar um partido ( Ppf.. professor.. Ou do aposentado.
    Ai se nao fizer a lição de casa… Da zero. Nao vota.

  6. Gente nos ja passamos por 4 vz o Pt 3 de Lula 2.5 de Dilma e nao leva.os pn. Com os Fernandos Temer e Bolsonaro ja sabiamos que eram pra f… Com o Pt e eu era filiado por 20 anos é so maquiavelice. Depois que se elegem fod….. nós do Executivo. Vamos em 24 e 26 não votar em ninguem. Esse é o recado. Nao querem dar reajuste ok mas aguardem. Vão enrolar a mãe. CHEGA. GREVE GERAL IGUAL 2012.

  7. Lula está caindo nas pesquisas. Motivo promessas não cumpridas. Tendência é cair no ostracismo,
    sem apoio do funcionários públicos.

  8. Um grande problema é que, por razões irracionais e total desconhecimento, o povão aumentou as bancadas de direita já ruins no Congresso, votando na extrema-direita. Querem sempre manter o orçamento público sob seu domínio, para seus interesses. Pra isso arrocham as verbas pra destinação social sempre que podem.Tanto é que foi uma luta acabar com o teto de gastos do temerário Temer. O arcabouço fiscal que o substituiu prevê um controle enorme do orçamento, com critérios rígidos visando reduzir endividamento.Todo ano vai ser sofrência pra sobrar dinheiro para o serviço público. Lembrando que o governo tem como meta principal colocar o pobre no orçamento. Mapa da fome foi reativado no governo Bozo, uma lástima.

  9. Desde quando o PT sabe o que é lutar pra sobreviver? Vivem pendurados nas telas do governo. PT não é povo ou eleitor. PT é outra coisa vergonhosa de mencionar. Vivem de enganar e iludir o povo. Fiu servidora publica federal e nunca vi nada de bom nos governos do PT. Hj sou aposentada com um salário vergonhoso que mal dar para comprar remédios, pois perdi minha saúde trabalhando e passando necessidades, pois o salário nunca cobriu despesas básicas. Como tec de enfermagem o salário sempre foi o menor do país.

  10. Pois é, cada mandato que passa, piora, dinheiro para “emendas parlamentares “ sempre tem. Um pior que o outro, é só bla, bla, bla…..

    • Misericórdia os servidores públicos federais do executivo, está de mau a pior, tá se repetindo o mesmo absurdo q foi durante 4 anos de congelamento de reajuste de salário, verdade ninguém aguenta essa falta de respeito e de irresponsabilidade desses presidentes.

  11. Boa tarde vejo que as nossas representações em Brasília façam com que estas equipes econômicas fiquem sabendo que o Lula só foi eleito por conta dos servidores públicos federais e outra seria 15( bilhões) para definir os nossos aumentos dos ativos e aposentados(as) e o superativa da balança comercial já está em 170( bilhões então pergunto o que está por trás disto tudo ,atenção parlamentares fazem suas partes OK até quando vamos ficarmos esperando!….

  12. Essas reuniões só servem pra enrolar o servidor. Não vale de nada. São uns cara de pau. Já participei de várias delas. É fazer greve já.

  13. O fato é que SOMOS SERVIDORES DA UNIÃO, E NÃO DE GOVERNO!!! Me causa muita estranhesa essa demora das entidades definirem uma GREVE GERAL.
    Quero ver como o Governo vai se virar com o povo quando o INSS parar de pagar os Benefícios…

    • Esses presidentes incompetentes,tem dar uma definição nesse problema, tem ser reajuste de salário anual,todo início de mês,eles só olha o lado do povo do INSS,q tem gentes q nunca contribui p se aposentar e ganham aumento na folha de pagamento,os aposentado e pensionistas federais do executivo tá com o salário baixo,mau da p viver,e comprar remédios, os trabalhadores merece e exige respeito, 2024 e os próximos anos tem ter aumento simm

  14. O servidor do executivo sempre foi marginalizado e culpado pelos problemas do governo, legislativo e judiciário é tratado diferente, tem dinheiro para muita coisa que favorece eles, e para o servidor nada, eles querem e que quando o servidor aposentar, passem necessidade ou volta a trabalhar, simples assim.

    • Verdade, essa falta de responsabilidade desesperada presidentes,e a mau organização, tá matando os aposentado e pensionistas, eles tá querendo acabar com a posentadoria, o funcionário público federal do executivo no serve quando tá ativo,se ficar velhos não tem valor, q vergonha ma é fato,reajuste p todos já,2024 e p os próximos anos, sem precisar dessa humilhação, cadê a democracia?

  15. É um afronte o que estamos vivendo!O plano foi traçado lá atrás.Ainda que consigamos negociar,o que não acontecia antes,parece que não mudou.
    Nós da SAÚDE então?!!!Pra cuidar de gente,lidar com patógenos de tudo que é tipo.Até concurso pra cuidar do agro,o profissional que ingressar hj , receberá mais que eu com 30 anos de serviço público.Um médico contratado entrando com o dobro do de carreira.A intenção é realmente acabar com servidores.

  16. Sou Servidor público federal aposentado, vejo que o nosso poder de compras está bastantes defasado já tivemos maís de 4 anos sem o real reajustes salarial, o pior já passou finalmente, o pior presente da República para todos nós servidores públicos federais, foi esse discípulo de Pinochet chamado de Bolsonaro ele e o Paulo Guedes, foi o maior tormento para todos nós servidores públicos federais,

  17. triste dura vida trabalhador nas maos de lula e sua quadrilha e do supremo

    enqto o pais estiver nas maos de ladroes corrupitos supremo covardes trabalhador vai ser penalisados humilhados lula sua qdrilha e mais supremo e a destruiçao desse pais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!