Neoindustrialização: “Formação profissional é o grande desafio dos novos tempos”

0
38
@reprodução internet / blogibsamericas

 Formação profissional é o grande desafio dos novos tempos, diz Alckmin

O país está avançando na rota da neoindustrialização com forte foco em inovação e sustentabilidade.

O grande desafio neste cenário de grandes transformações que impactam o mercado de trabalho é a formação profissional, afirmou nesta sexta-feira (22) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em visita à Cápsula, Centro de Inovação do Senac do Rio de Janeiro.

A unidade, recém-inaugurada, ocupa um edifício de 12 andares no centro do Rio de Janeiro, e tem como objetivo formar talentos por meio de projetos inovadores, difusão de conhecimento e capacitação para novas profissões. 

“A formação profissional, em sintonia com a necessidade do mercado de trabalho, é essencial. As profissões desaparecem e surgem coisas novas numa rapidez impressionante.

Temos que estar conversando com jovens e trabalhadores de maneira geral. Capacitação, pesquisa de mercado, identificar o que está faltando”, disse o vice-presidente.  “Cumprimento o Senac pela Cápsula, que é um centro de inovação para a gente procurar estar sempre à frente do tempo.”

Para uma plateia reunida na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, Alckmin repassou os principais pontos da Nova Indústria Brasil, que tem como eixos principais inovação, sustentabilidade, exportação e competitividade, e destacou o bom momento econômico do país: risco país e inflação em queda; PIB, emprego e renda em alta. 

Ele previu que o PIB deste ano deve ser impulsionado pelos setores de serviços e indústria, e celebrou os investimentos de mais de R$ 100 bilhões anunciados pelas montadoras automotivas no país após a criação do Programa Mover, cuja regulamentação será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima segunda-feira (25).   

Alckmin também ressaltou a aprovação, pela Câmara, do projeto que cria a depreciação acelerada, para renovação do parque fabril brasileiro; e destacou a importância de outro projeto ainda em tramitação:  o que cria a Letra de Crédito para o Desenvolvimento (LCD), que reduz os juros de empréstimos tomados pela indústria.

Em relação aos esforços do governo e do Legislativo para a descarbonização e a transição energética, o vice-presidente citou o grande potencial do país em produzir biocombustíveis como etanol, biodiesel e biogás, este último com empreendimentos que permitirão dobrar a capacidade de produção brasileira nos próximos anos — entre eles, o Rota 3, em Itaboraí (RJ), que ampliará em 15 milhões de metros cúbicos a produção no país.

Cápsula –  De acordo com o Senac do Rio de Janeiro, o novo Centro de Inovação responde aos desafios trazidos pela transformação econômica e tecnológica nos setores de comércio, serviços e turismo. O objetivo é formar talentos por meio de projetos inovadores, difusão de conhecimento e capacitação para novas profissões, dar aos participantes acesso a novas tecnologias e equipamentos de ponta, promovendo experimentação e aplicação em negócios e promover desenvolvimento de setores estratégicos em que o Rio de Janeiro tem histórico de liderança e carência de mão de obra.​

 A Cápsula oferecerá laboratórios, estúdios, espaços para prototipagem de serviços, áreas de uso compartilhado para coworking, salas multiuso e para cursos de extensão, auditório e espaços de eventos. Nele, times multidisciplinares poderão experimentar, difundir conhecimentos e incorporar mudanças no mercado. Haverá um auditório para 180 pessoas e salas flexíveis para realização de treinamentos. O espaço prevê receber ciclos de palestras, eventos setoriais, cursos e workshops, mentorias e consultorias, entre outros.

 Laboratórios temáticos de Novas Mídias, Cultura Maker, Tecnologia, Varejo e Realidade Virtual, equipados com tecnologia de ponta, irão possibilitar o desenvolvimento, prototipagem e teste de produtos, mentorias​, desafios e hackathons, aceleração de talentos​ e consultorias em projetos de inovação.

@ reprodução MDIC

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 25/3/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!