Calamidade no RS: O trabalho dos protetores de animais e voluntários está sendo vital para salvar e cuidar desses seres vulneráveis.

2
116
@ reprodoção

Durante calamidades naturais como as que atingiram o Rio Grande do Sul, a salvação de vidas e o acolhimento de animais se tornam ainda mais essenciais devido ao impacto devastador dessas situações.

Quando os tutores ficam impossibilitados de resgatar seus pets por estarem desalojados ou enfrentando a perda de suas casas, o trabalho dos protetores de animais e voluntários torna-se vital para salvar e cuidar desses seres vulneráveis.

Salvação de Vidas

Busca e Resgate: Equipes de resgate, muitas vezes com a ajuda de cães farejadores treinados, percorrem áreas alagadas, casas desmoronadas e outros locais perigosos para encontrar animais perdidos ou presos. Voluntários também auxiliam nos resgates, arriscando-se para garantir que nenhum animal fique para trás.

Cuidados Médicos Imediatos: Veterinários voluntários fornecem cuidados de emergência, tratando de lesões causadas por detritos ou desnutrição.Medicamentos, vacinas e tratamentos contra parasitas são fornecidos para prevenir o surgimento de doenças.

Reabastecimento de Suprimentos: Em muitas áreas, os animais enfrentam escassez de alimentos e água potável. Grupos de voluntários distribuem ração, medicamentos e água para suprir as necessidades básicas.

Acolhimento

Abrigos Temporários: Com os tutores muitas vezes desalojados ou desaparecidos, abrigos temporários são criados para acolher os animais resgatados.

Os protetores de animais e voluntários desempenham um papel crucial na proteção e resgate de animais durante desastres, como os recentes ocorridos no Rio Grande do Sul.

Sua missão inclui:

Resgate e Socorro Imediato: Em situações de enchentes ou incêndios, por exemplo, os voluntários arriscam suas vidas para salvar os animais presos ou abandonados.

Acolhimento Temporário: Muitos animais perdem seus lares e ficam vagando sozinhos. Os protetores fornecem abrigos temporários e segurança até que os animais possam ser reunidos com seus tutores ou colocados para adoção.

Cuidados Médicos: Após o resgate, os animais muitas vezes precisam de atendimento veterinário urgente. Voluntários ajudam a fornecer tratamento para feridas, doenças e outras condições.

Distribuição de Alimentos e Suprimentos: Durante um desastre, a alimentação pode ser escassa. Os protetores organizam a distribuição de ração e suprimentos essenciais.

Reunificação com os Tutores: Eles também ajudam a localizar os tutores que se separaram de seus animais durante o desastre, facilitando a reunificação.

Adoção Responsável: Para animais que não podem ser reunidos com seus tutores, os voluntários trabalham na promoção da adoção responsável, garantindo que eles encontrem lares seguros.

Essas atividades dos protetores de animais são essenciais para garantir a segurança, bem-estar e reabilitação dos pets afetados por tragédias naturais.

Asmetro-SI / Protetores Inmetro – 10/5/2024


Seja você também um Protetor!

Contamos com suas doações e seu voluntariado nas ações do dia a dia!

Para contribuir com o trabalho dos Protetores de animais do campus, doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas! Participe dos bazares e das rifas.

PIX do Protetores: [email protected]

Contatos/Informações via whatsapp > 55.21. 98382-7555

Para saber mais, clique no link abaixo e leia as matérias já publicadas:   asmetro.org.br/portalsn/category/protetores-de-animais/ 

Seja um voluntário protetor! Procure a Secretaria da ASMETRO-SI ou escreva para [email protected]

2 Comentários

  1. Um trabalho fantástico que essas pessoas estão fazendo.
    São vidas que estão sendo salvas, quando muitas outras se perderam, muitas vezes por estarem acorrentadas no fundo de um quintal.

    • É uma tragédia, difícil pensar e aceitar que seres inocentes e indefesos não tiveram chance de serem salvos. Coração dói muito.

      Parabéns pela força e perseverança dos grupos que estão atuando no Rio Grande do Sul. Toda vida importa!! E os animais são totalmente indefesos…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!