AVANTE CGCRE – Parte 11
“INMETRO / ABRAC / FIESP – ENCONTROS TÉCNICOS25”
No último dia 22 de maio, o Coordenador Marcos Valério Barradas da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) e o Diretor João Nery Rodrigues Filho da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), ambas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participaram de mais uma reunião da “Agenda Positiva”, conjuntamente com o Superintendente Masao Ito e representantes da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), objetivando a discussão e tratamentos de contextos pertinentes às atividades de “acreditação” e de “avaliação da conformidade”.
Os principais temas tratados na reunião foram os seguintes:
a) Papel da Infraestrutura da Qualidade (IQ) e iniciativas Inmetro para questões envolvendo os seguintes temas: pegada de carbono e mudanças climáticas.
b) Adoção do escopo flexível emcompatibilidade eletromagnética (CEM).
c) Eficiência nos procedimentos das avaliações laboratoriais.
d) Processos de acreditação dos Organismos de Certificação Designados (OCD).
e) Segurança cibernética e fragilidade no processo de designação de laboratórios.
f) Capacitação dos avaliadores atuantes na área de infraestrutura.
g) Sistema ProdCert do Inmetro.
h) Uniformização/harmonização das edições das normas de escopos semelhantes.
i) Aperfeiçoamento dos Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP), aprovados pela Portaria Inmetro nº 200/2021.
j) Atualizações relativas ao projeto de gestão dos profissionais externos ao Inmetro (avaliadores, inspetores e especialistas).
k) Aprimoramento das ações de fiscalização envolvendo os Organismos de Certificação de Produtos (OCP) acreditados.
No dia seguinte, o Presidente Márcio André Oliveira Brito do Inmetro, parte de seus Diretores e Coordenadores, o Presidente em Exercício Dan Ioschpe da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e diversos representantes associados participaram de um “Seminário Fiesp/Inmetro”, visando a apresentação dos seguintes temas (principais): “Acordo de Cooperação Técnica Fiesp-Inmetro”, debates e atuação da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint) do Inmetro.
Na sequência dos trabalhos, houve reuniões segmentadas com representantes de Associações (ABIHPEC, ABINEE, ANFACER, ABIMAQ, ABIMETAL, ABRACICLO, ANIP e ANFAMOTO) e de Sindicatos (SIAMFESP, SIBAPEM, SICETEL e SIMEFRE), conjuntamente com representantes do Inmetro (Cgcre, Dconf, Diretoria de Metrologia Legal – Dimel, Caint e Assessores do Presidente), objetivando escutar o setor produtivo, mapear as suas necessidades e buscar uma maior aproximação com o setor.
É o Inmetro “participativo”, atuando efetivamente na busca de soluções, no fortalecimento de parcerias técnicas e na consolidação do setor produtivo no mercado nacional e sua inserção no mercado internacional, em consonância com as competências do Instituto nos seguintes segmentos: “acreditação”, “avaliação da conformidade”, “metrologia legal” e “articulação internacional”.
Elaboração: Equipe Cgcre (maio/2024) 29/5/2024
Interessante essa parceria junto a FIESP.
Parabens, pelo ótimo trabalho.
Parabéns.
Sugestão para incorporar a participação da ABNT nos segmentos em que há interferência normativa.
Extremamente positiva a ação.