Agenda Positiva: Encontros técnicos entre o Inmetro, ABRAC e FIESP

4
366
@ reprodução interndet

AVANTE CGCRE – Parte 11

“INMETRO / ABRAC / FIESP – ENCONTROS TÉCNICOS25”

No último dia 22 de maio, o Coordenador Marcos Valério Barradas da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) e o Diretor João Nery Rodrigues Filho da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), ambas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participaram de mais uma reunião da “Agenda Positiva”, conjuntamente com o Superintendente Masao Ito e representantes da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), objetivando a discussão e tratamentos de contextos pertinentes às atividades de “acreditação” e de “avaliação da conformidade”.

Os principais temas tratados na reunião foram os seguintes:

a) Papel da Infraestrutura da Qualidade (IQ) e iniciativas Inmetro para questões envolvendo os seguintes temas: pegada de carbono e mudanças climáticas.

b) Adoção do escopo flexível emcompatibilidade eletromagnética (CEM).

c) Eficiência nos procedimentos das avaliações laboratoriais.

d) Processos de acreditação dos Organismos de Certificação Designados (OCD).

e) Segurança cibernética e fragilidade no processo de designação de laboratórios.

f) Capacitação dos avaliadores atuantes na área de infraestrutura.

g) Sistema ProdCert do Inmetro.

h) Uniformização/harmonização das edições das normas de escopos semelhantes.

i) Aperfeiçoamento dos Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP), aprovados pela Portaria Inmetro nº 200/2021.

j) Atualizações relativas ao projeto de gestão dos profissionais externos ao Inmetro (avaliadores, inspetores e especialistas).

k) Aprimoramento das ações de fiscalização envolvendo os Organismos de Certificação de Produtos (OCP) acreditados.

No dia seguinte, o Presidente Márcio André Oliveira Brito do Inmetro, parte de seus Diretores e Coordenadores, o Presidente em Exercício Dan Ioschpe da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e diversos representantes associados participaram de um “Seminário Fiesp/Inmetro”, visando a apresentação dos seguintes temas (principais): “Acordo de Cooperação Técnica Fiesp-Inmetro”, debates e atuação da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint) do Inmetro.

Na sequência dos trabalhos, houve reuniões segmentadas com representantes de Associações (ABIHPEC, ABINEE, ANFACER, ABIMAQ, ABIMETAL, ABRACICLO, ANIP e ANFAMOTO) e de Sindicatos (SIAMFESP, SIBAPEM, SICETEL e SIMEFRE), conjuntamente com representantes do Inmetro (Cgcre, Dconf, Diretoria de Metrologia Legal – Dimel, Caint e Assessores do Presidente), objetivando escutar o setor produtivo, mapear as suas necessidades e buscar uma maior aproximação com o setor.

É o Inmetro “participativo”, atuando efetivamente na busca de soluções, no fortalecimento de parcerias técnicas e na consolidação do setor produtivo no mercado nacional e sua inserção no mercado internacional, em consonância com as competências do Instituto nos seguintes segmentos: “acreditação”, “avaliação da conformidade”, “metrologia legal” e “articulação internacional”.    

Elaboração: Equipe Cgcre (maio/2024) 29/5/2024

4 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!