ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO ASMETRO-SI
Data: 14 de agosto de 2024 (quinta-feira)
Horário: 13h em primeira convocação e 13h30min em segunda e definitiva convocação
Local: Auditório do prédio 32 do Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho em Xerém, Duque de Caxias, RJ
Modalidade: Presencial, com transmissão via plataforma Zoom
A Assembleia contou com a participação de todos os servidores da carreira do Inmetro que puderam manifestar suas opções, sendo que, excepcionalmente, os não associados também puderam participar e votar.
Pauta:
Retomada da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do dia 08/08/2024.
A Assembleia Geral Extraordinária foi retomada, e a diretoria do ASMETRO-SI informou que, em 13 de agosto de 2024, o saldo financeiro do sindicato era de R$ 165.395,77, com todas as despesas tributárias, trabalhistas, encargos sociais e outras despesas ordinárias quitadas e em dia.
Foi comunicado aos participantes da AGE que, para garantir uma condução objetiva da Assembleia, foram estabelecidas as seguintes regras:
- Contraproposta da DERET/SRH/MGI:
Esta contraproposta, já debatida na AGE realizada em 8/8/2024, seria deliberada nesta data por meio de votação simples, com as opções “SIM” ou “NÃO”.- Caso a opção “SIM” fosse vencedora, as Propostas 1 e 2 não seriam submetidas à apreciação.
- Caso a opção “NÃO” fosse vencedora, as Propostas 1 e 2 seriam discutidas e votadas em sequência.
A AGE deliberou por unanimidade rejeitar a contraproposta da DERET/SRH/MGI.
- Apresentação das Propostas:
Na sequência, foram apresentadas duas propostas alternativas à contraproposta da DERET/SRH/MGI:- O servidor Lésio L. Nunes apresentou a primeira proposta.
- O servidor Rodrigo Ozanan apresentou a segunda proposta.
Após a apresentação, a AGE deliberou por maioria aprovar a proposta apresentada pelo servidor Lésio L. Nunes (em anexo).
O ASMETRO-SI encaminhará o resultado das deliberações à DERET/SRH/MGI, à CONDSEF e à Presidência do Inmetro.
Nada mais havendo a tratar, a assembleia foi mantida em aberto por decisão dos presentes
Duque de Caxias, 14 de agosto de 2024
Sérgio Ballerini – Presidente da AGE
Marcelo Nascimento Moreira da Silva – Secretário da AGE
ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO ASMETRO-SI 14_8
Prezado Ballerini,
Bom dia
Na condição de servidor associado, gostaria de parabenizar, fortemente, a Asmetro pela realização da Assembleia de ontem. A decisão tomada de comprar os equipamentos e realizar a assinatura da plataforma digital para a realização da reunião em modalidade híbrida, incluindo a possibilidade de voto dos não-associados, foi extremamente acertada e democrática. De fato, é fundamental a participação de todos os servidores, incluindo os nossos aposentados, neste momento tão crítico das negociações.
Gostaria de também elogiar a Asmetro pelo fundamental protagonismo adotado, mediante a apresentação de sua própria PROPOSTA 2 (Ozanan-ASMETRO). Considero que o debate entre a PROPOSTA 1 (Raimisson-Brown-Léssio) e a PROPOSTA 2 (Ozanan-Asmetro) foi bastante rico e democrático. Parabéns novamente pela condução!
Gostaria também de fazer duas sugestões, com o intuito de contribuir para aperfeiçoarmos ainda mais o debate e união entre os servidores.
1. Que a autoria de todas as propostas sejam reveladas antes (e não na hora da votação), a fim de permitir o esclarecimento de dúvidas com antecedência, haja vista que o tempo é exíguo.
2. Que seja dado voz aos servidores que se encontrem on-line (como era meu caso).
3. Que comentários espirituosos como “greve home office” sejam evitados. A maioria dos servidores do Inmetro e de outros órgãos da administração pública federal aderiram ao Programa de Gestão e Desempenho e estão trabalhando nas modalidades híbrida ou remota. Peso que é muito importante valorizar o trabalho desenvolvido por esses servidores, a fim de estimular a união nesse momento de mobilização.
Novamente, parabenizo a Asmetro pelo empenho nas negociações com o MGI!