Cgcre amplia acervo do Museu do Inmetro com componentes certificados de GNV”

0
192
@reprodução cgcre/inmetro

AVANTE CGCRE – Parte 18

“MUSEU DO INMETRO”

A Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sensibilizou empresas do segmento do gás natural veicular (GNV) para fornecerem ao Museu do Instituto algumas amostras de componentes dos sistemas de GNV.

Estes componentes são instalados nos veículos rodoviários automotores, por instaladores registrados pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 130/2022.

Esta Portaria aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalação de Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado.

É obrigatória a realização da inspeção inicial após a instalação e da inspeção periódica a cada 12 (doze) meses por Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) acreditados pela Cgcre e por Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no segmento da segurança veicular, conforme os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 147/2022.

Esta Portaria aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Inspeção de Veículos Rodoviários Automotores com Sistemas de Gás Natural Veicular – Consolidado.

Os principais objetivos dessa iniciativa foram contribuir com o aumento do nosso acervo museológico, bem como mostrar ao público em geral (interno e externo) uma exposição de produtos regulamentados e certificados compulsoriamente por OAC acreditados pela Cgcre.

O segmento da certificação deste tipo de produto segue os requisitos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 111/2022 (aprova o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes do Sistema para Gás Natural Veicular – Consolidado) e na Portaria Inmetro nº 436/2021 (aprova o Regulamento Técnico Mercosul e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Cilindros para Armazenamento de Gás Natural Veicular (GNV) – Consolidado).

As empresas que cederam os componentes foram as seguintes:

– Mat Equipamentos para Gases (fabricante de cilindros);

– Rodagás do Brasil – Sistemas a Gás Ltda. (fabricante de componentes);

– Mercocil Metalúrgica Ltda. (fabricante de cilindros);

– Eds Importação e Exportação Ltda. (distribuidor de componentes); e

– Luztech Indústria e Comércio de Artefatos de Metal Ltda. (fabricante de componentes).

As atuações do Grupo Cata e do OAC Tecetec foram fundamentais para o êxito das doações.

O nosso Museu encontra-se de “portas abertas” para todos. Faça uma visita.

Mais uma iniciativa da Cgcre!!!!!!!!!!!

Crédito: Equipe Cgcre /Inmetro 3/9/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!