Asmetro-SI e o Concurso Público – Inmetro notifica IDECAN

2
602
@reprodução inmetro

Duque de Caxias, 05 de agosto de 2024                       034-2024-OF-ASMETRO-PR 

Ao Senhor Márcio André Oliveira Brito
MD Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Assunto: Concurso Público do INMETRO – Gabarito Preliminar e Recursos

Senhor Presidente,

O ASMETRO-SI, representando seus associados, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria para solicitar sua valiosa intervenção em relação a algumas questões identificadas no concurso público recentemente conduzido pelo INMETRO, organizado pela IDECAN.

  1. Disponibilização das questões da prova: Embora o gabarito preliminar tenha sido divulgado, diversos candidatos têm relatado dificuldades em recordar suas respostas, uma vez que, no dia da prova, não lhes foi permitido anotá-las. Diante disso, entendemos ser fundamental que as questões das provas sejam disponibilizadas para consulta, a fim de que os candidatos possam avaliar com clareza suas respostas e, se necessário, interpor recursos de forma adequada.
  1. Prazo para interposição de recursos: Considerando os desafios mencionados e o término do prazo para recursos na quarta-feira, sugerimos a prorrogação desse prazo. Essa medida permitiria aos candidatos o tempo necessário para analisar cuidadosamente as questões e preparar eventuais recursos de maneira fundamentada.
  1. Inclusão de conteúdos não previstos no edital: Foram relatadas situações em que questões abordaram conteúdos não previstos no edital do concurso, como a prova de português e o tema da redação aplicada aos candidatos ao cargo de analista, realizada na parte da manhã. O tema da redação incluiu análise de caso, com referência aos “5 porquês da qualidade” (vide edital itens 7.1 e 7.11), o que não está alinhado à adequabilidade quanto às atribuições do cargo de analista, voltado principalmente para a área administrativa. Diferentemente, o edital para a carreira de pesquisador, que é focado na área técnica, poderia comportar tal abordagem. Estes fatos, se confirmados, comprometem a equidade e a transparência do processo seletivo, demandando uma revisão criteriosa das provas aplicadas.
  1. Remarcação da prova para o cargo de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade (A3): No dia da realização das provas, foi publicado o aditivo nº 07 ao edital, remarcando a prova de língua espanhola para o cargo A3 para o dia 15 de setembro de 2024. Tal fato pode suscitar questionamentos quanto ao princípio da isonomia, uma vez que os candidatos a esse cargo terão condições diferentes em relação aos demais cargos de analista. Entre as preocupações destacadas, estão:
    • A diferença no tempo previsto para a resolução das questões: a prova original previa 70 questões em 5 horas, enquanto a remarcada prevê 5 questões em 1 hora, o que modifica significativamente o tempo disponível por questão.
    • O item 2.4 do Aditivo nº 01 ao edital prevê intercambialidade de vagas, o que, nesse contexto, pode gerar um desequilíbrio entre os candidatos das diferentes áreas.
  1. Possível falha na preservação do sigilo das provas: Além disso, há relatos de que cadernos de prova do cargo A3 foram entregues com as respostas relativas à língua espanhola destacadas em negrito. Caso confirmado, esse fato comprometeria a integridade do concurso, levantando dúvidas quanto à segurança e à confiabilidade no manuseio e na preservação do sigilo das provas.

Diante desses pontos, confiamos no compromisso de Vossa Senhoria com a justiça e a transparência dos processos conduzidos pelo INMETRO e solicitamos gentilmente que as medidas cabíveis sejam adotadas para garantir a equidade e a lisura deste certame, em conformidade com os princípios que regem a administração pública.

Certos de sua atenção a este pleito, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários

íntegra do OF 034 – OF 034


Inmetro notifica IDECAN

Acesse a íntegra da notificação extrajudicial do InmetroNotificação nº 01-2024_240905_214920 (3)

2 Comentários

  1. Prestei o concurso do Inmetro e tenho acompanhado de perto o trabalho do ASMETRO pelo site de vocês. Percebo que o sindicato tem atuado incansavelmente na defesa dos servidores e na valorização da carreira no Inmetro. Estou atento aos desafios relacionados ao concurso público, que infelizmente apresentou problemas nas provas, divergentes do edital. Parabéns pelo ofício enviado ao presidente do Inmetro e ao presidente do Inmetro, que prontamente adotou providências por meio do fiscal e do gestor do contrato. Esse tipo de atuação fortalece a confiança na integridade dos processos e na proteção da carreira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!