Inmetro e GAC: Aliança estratégica Sino-Brasileira para sustentabilidade e inovação em mobilidade

0
114
@Ricardo Stuckert

Parceria discutida entre o presidente Lula e dirigentes da montadora chinesa prevê regulamentação técnica para veículos elétricos e infraestrutura de recarga no Brasil

Presidente Lula se reúne na China com dirigentes da montadora chinesa que está se instalando no Brasil e discute acordo com o Inmetro

Nesta segunda-feira (12/5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se em Pequim com o presidente da GAC, Wei Haigang.

Durante o encontro, foi discutido o acordo de cooperação técnica a ser firmado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O acordo envolve temas como mobilidade, transição e segurança energética, sustentabilidade e novas tecnologias.

Na reunião, o presidente da GAC declarou: “Agora, vamos assinar acordo com o Inmetro — autarquia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) — para a definição de regulamentação técnica sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica e outros produtos”.

Para o CEO da GAC no Brasil, Alex Zhou, o acordo representa um passo importante no processo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. “Esperamos que, com essa parceria, a GAC possa contribuir para a construção de um ecossistema completo de mobilidade elétrica no país”, afirmou o dirigente.

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a parceria com a GAC reforça o papel do instituto como articulador técnico na construção de uma base regulatória sólida para a mobilidade elétrica no Brasil. “Estamos empenhados em criar um ambiente seguro, confiável e inovador, que incentive novos investimentos e garanta a qualidade dos produtos e tecnologias que chegam ao mercado brasileiro”, concluiu Brito.

Sobre a GAC

A GAC Group é a quinta maior fabricante de automóveis da China. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, estabelecido na província de Guangzhou, é o instituto de pesquisa automotiva mais abrangente da China, com mais de US$ 5 bilhões investidos e 5 mil especialistas de 39 países e regiões.

Fruto da parceria com o Inmetro, a GAC foi convidada a integrar o grupo técnico de eletromobilidade, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro. O grupo reúne fabricantes do segmento para discutir e propor regulamentações que garantam a segurança e a padronização dos sistemas elétricos automotivos no país.

As reuniões do grupo acontecem mensalmente e a expectativa é que, até novembro deste ano, sejam publicados regulamentos atualizados para baterias, plug-ins e carregadores elétricos. As medidas visam modernizar os normativos de segurança e impulsionar o mercado de veículos elétricos no Brasil.

O acordo será firmado na próxima sexta-feira, 23 de maio, em São Paulo (SP), durante o evento de lançamento no Brasil.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-firma-parceria-com-fabricante-chinesa-gac-para-fortalecer-eletromobilidade-no-brasil 13/5/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui