Comunicado aos beneficiários do plano UNIMED-FERJ

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O ASMETRO-SI informa aos sindicalizados que são beneficiários do plano de saúde administrado pela operadora UNIMED-FERJ, que foi aplicado, de forma unilateral, um reajuste de 17,98% para o período de julho de 2025 a junho de 2026.

Esse percentual foi comunicado pelo IBBCA diretamente aos usuários, por meio de e-mails enviados no dia 21 de junho de 2025, sem que houvesse qualquer resposta às demandas apresentadas pelo sindicato na reunião ocorrida em 11 de junho de 2025.

Na ocasião, o ASMETRO-SI apresentou um panorama detalhado sobre os inúmeros problemas enfrentados pelos beneficiários, como:

  • Descredenciamento de clínicas e profissionais;
  • Suspensão de atendimentos em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro;
  • Ausência de reembolso para procedimentos realizados por anestesistas;
  • Proibição de novas adesões ao contrato;
  • Dificuldades para realização de downgrade e upgrade dos planos;
  • Emissão de boletos em nome dos beneficiários, em vez de serem emitidos em nome do IBBCA;
  • Esvaziamento progressivo do contrato em virtude dos elevados custos.

O sindicato também alertou que o reajuste anterior, aplicado no ciclo 2024/2025, foi de 26,24%, percentual muito acima da média praticada no mercado. Além disso, a própria sinistralidade informada pela UNIMED-FERJ — de 59,84% — não justificaria um novo aumento desse porte.

Apesar das tratativas realizadas, a operadora não respondeu às solicitações feitas na reunião e optou por impor o reajuste, sem apresentar qualquer contraproposta ou justificativa plausível até o momento.

Diante desse cenário, o ASMETRO-SI reafirma seu compromisso de seguir atuando firmemente na defesa dos interesses dos seus sindicalizados, cobrando da operadora UNIMED-FERJ e do IBBCA transparência, respeito e responsabilidade para com os beneficiários.

ASMETRO-SI 23/6/2025


ASMETRO-SI realiza reunião com IBBCA sobre reajuste do plano UNIMED 

asmetro.org.br/portalsn/2025/06/13/asmetro-si-realiza-reuniao-com-ibbca-sobre-reajuste-do-plano-unimed-ferj/

 

 

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Estava com exames de imagem agendados, marcação estas realizadas presencialmente, só na véspera do dia dos exames, comunicaram que estavam suspensas pela UNIMED FERJ o atendimento. A suspensão segundo informação do funcionário, ocorreu numa sexta-feira a noite, meus exames seriam realizados na terça-feira seguinte. Há bem pouco tempo, no caso, UNIMED-RIO passou para UNIMED-FERJ, sem prévia comunicação, trazendo tumulto e desrespeito aos clientes, que já estavam com consultas, cirurgias, entre outros procedimentos, agendados. No contrato, eu era cliente da Golden Cross, que também transferiu a carta para a UNIMED-RIO, igualmente como ocorreu agora, eu naquela época fui prejudicada. Quando na realização do meu contrato, junto a Golden Gross, numa das cláusulas especificava, que com descrenciamento qualquer uma das especialidades o cliente teria informação do fato e indicaria outra com o mesmo serviço, nada disso aconteceu, muito pelo contrário descredenciavam médicos, clínicas de laboratório e de imagem, hospitais, etc. Agora novamente vamos passar pela mesma situação. Pior que ANS e responsável por esse abuso e não temos a quem recorrer.

  2. Desse jeito o povo vai e morre tudo sem atendimento médico, o SUS tá difícil, os planos só aumenta as mensalidades a ponto de nos não conseguir pagar, tá complicado.

  3. Olá, bom dia! Gostaria de saber qdo seremos atendidos em BH ,pois já tive várias consultas canceladas em virtude da suspensão…

  4. Estou tendo grande dificuldade em fazer exames médicos, pois a maioria das clínicas que me atendia, foram descredenciadas , estou sendo obrigado agora a percorrer grandes distâncias para fazer exames e até de marcar alguns.

  5. Prezados, boa tarde.

    Este plano da Unimed-Ferj está deixando muito a desejar aos seus clientes.

    Estou com um exame(teste ergométrico)desde fevereiro para realizar e só me informaram primeiro: esteira sem funcionar e depois que não tem médico disponível. Muito estranho.
    Minha filha também marcou exames complementares e não consegue. Motivo: máquina de tomografia com problemas técnicos e outras desculpas.

    É preciso que seja feito algo, ou senão, estamos pagando plano caro sem poder utilizar.

    Agora, quando o plano vence dia 15 e se esse dia cai num sábado, domingo ou feriado eles ficam cobrando, querendo receber antes, um absurdo isso.

    Total falta de respeito! Meu plano sempre esteve em dia. Nunca paguei com atraso.

    E agora com novo aumento de quase 20% ?

    Pelo visto, as providências do Asmetro, também estão sendo rejeitadas .

    Que medidas serão tomadas agora?

    Aguardo orientações.

  6. Estimados Marcelo Nascimento – Presidente, Sérgio Ballerini – Secretário Secretário Geral , Dra. Paula Lima – Advogada, Demais Diretores, CONFIA e Funcionários do Nosso Asmetro – SI, Bom Dia Para Todos.

    Confirmo o Recebimento Dia 16/06/2025, de e-mail do IBBCA / Unimed Ferj, Comunicando o Aumento de 17,98 nas Mensalidades do Meu
    Plano de Saúde, no Período de Julho de 2025 a Julho de 2026; Achei Muito Estranho, Pois Quem Sempre nos Informava do Índice de Reajuste do Nosso Plano de Saúde, Era o Nosso Asmetro – SI , Após a Conclusão. das Negociações, Onde Na Maioria das Vezes, o Aumento Ficava Abaixo do Pedido Pelo Plano de Saúde.

    Pedimos a Deus, Que Oriente os Negociadores Para Concluírem Essas Negociações, Com Um Índice de Reajuste Justo e Que Atenda Todas as Partes Envolvidas!!!!!!!!!!!!!!

    José ” Oliveira ” Cavalcanti.
    Fundador da Nossa ASMETRO.
    Funcionário Aposentado do Nosso Inmetro.

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