Diretoria da SGP promove debates sobre temas estratégicos para a administração pública, com foco em carreiras, desempenho e desenvolvimento de pessoas
Promovido em comemoração aos 55 anos do Sipec e ao Dia do Profissional de Gestão de Pessoas, o Encontro foi marcado por três dias intensos de debates, reflexões e compartilhamento de experiências sobre os principais desafios e inovações do setor público federal.
A Decar teve participação ativa em todas as frentes da programação. Além de palestras, rodas de conversa e talk shows, que contaram com ampla adesão do público, a Diretoria conduziu discussões estratégicas sobre carreiras, estrutura remuneratória, governança, avaliação de desempenho e desenvolvimento de pessoas (incluindo as lideranças), reafirmando seu papel estratégico na agenda de gestão de pessoas.
“Reunir as equipes de gestão de pessoas de diversos órgãos e entidades de todo o país em um ambiente de troca e colaboração fortalece nosso compromisso com a valorização dos agentes públicos e com a construção de políticas cada vez mais transparentes, eficazes e alinhadas às necessidades do setor públicos”, frisou Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Estandes da Decar aproximam servidores e fortalecem projetos estratégicos
Ao longo do evento, a Decar também marcou presença com dois estandes institucionais, que funcionaram como pontos de escuta, orientação e divulgação dos principais projetos da Diretoria. Os participantes puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre iniciativas como as diretrizes para as carreiras do Poder Executivo Federal, acumulação de cargos, Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), Estágio Probatório, Programa LideraGOV, Currículo e Oportunidades, AvaliaGOV, Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), entre outras ações.
“Gestão de pessoas é sobre cuidar de quem cuida do serviço público. Nossa participação no Encontro Nacional reafirmou nosso propósito de construir uma administração pública mais humana, inclusiva e comprometida, por meio de projetos estruturados e inovadores voltados ao desempenho e ao desenvolvimento dos servidores. Ao integrar essas discussões, avançamos na consolidação de uma gestão estratégica de pessoas, baseada em evidências e voltada à melhoria contínua dos serviços públicos”, ressaltou Priscila Aquino, coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do MGI.
“O ENGP é o maior evento de gestão de pessoas no Poder Executivo Federal. Sua realização promove o alinhamento dos diversos atores que integram o Sipec quanto às políticas e práticas de gestão de pessoas, além de possibilitar ao Ministério da Gestão o compartilhamento de suas perspectivas para essa área com o público participante”, afirmou Del Pereira, coordenadora-geral de Arquitetura de Carreiras do MGI.
Modernização do processo de progressão e promoção em carreiras
A primeira atividade da Diretoria no evento foi uma roda de conversa sobre alternativas para os temas de progressão e promoção. Os painelistas apresentaram soluções que o órgão central do Sipec vem estruturando para aprimorar esses mecanismos.
Sérgio Cunha, coordenador-geral de Inovação em Arquitetura de Carreiras, afirmou que o evento “é importante para aproximar os profissionais de gestão de pessoas, permitir o contato direto com os servidores que atuam no órgão central do Sipec e mostrar que todos estão trabalhando com o objetivo de melhorar a administração pública, consolidar os entendimentos sobre gestão de pessoas e, acima de tudo, entregar à sociedade um servidor motivado, capacitado e valorizado para a prestação dos serviços”.
Carreiras Públicas: Mobilidade, Racionalidade e Propósito
O debate que abriu o último dia do Encontro tratou da transversalidade, mobilidade, racionalização e governança de carreiras. A atividade apresentou ao público o cenário atual do Sistema de Carreiras, além das ações em curso pelo órgão central do Sipec para seu aprimoramento.
“O tema impacta diretamente a trajetória dos servidores do Executivo Federal, já que melhorias no Sistema de Carreiras também fortalecem os planos de cargos existentes. O objetivo é contribuir para a profissionalização da administração pública e a entrega de políticas públicas cada vez melhores à população”, destacou Del Pereira, coordenadora-geral de Arquitetura de Carreiras do MGI.
Política Remuneratória no Poder Executivo: desafios e perspectivas
O painel abordou como a fragmentação do Sistema de Carreiras impacta a estrutura remuneratória, promovendo o alinhamento de conceitos entre os participantes. A discussão mostrou como o órgão central do Sipec tem tratado esses temas, fortalecendo o diálogo com os órgãos e entidades.
Para Cristie Costa, coordenadora de Estruturas Remuneratórias do MGI, a iniciativa “aproxima os setoriais e reforça a preocupação com um tema que afeta a satisfação do servidor e a qualidade do serviço público”.
Desempenho e desenvolvimento de pessoas
CerGP: inovação e reconhecimento para os protagonistas da gestão de pessoas
Uma das apresentações mais aguardadas e aplaudidas do Encontro Nacional foi o lançamento do Projeto de Certificação em Gestão de Pessoas (CerGP). A iniciativa tem como propósito profissionalizar, valorizar e desenvolver os servidores públicos que atuam na área, por meio da definição de competências específicas, da construção de trilhas de aprendizagem, da certificação formal e do reconhecimento de talentos.
Um dos primeiros marcos do projeto foi a publicação da Instrução Normativa Conjunta SGP-ENAP/MGI nº 244, de 13 de junho de 2025, que estabelece as competências estruturantes da área. O documento é resultado de um processo colaborativo, construído com a participação de gestores de 16 órgãos e entidades federais.
Atualmente, o CerGP encontra-se na etapa de levantamento das competências técnico-específicas, que irão compor o Caderno de Competências da Área de Gestão de Pessoas, com previsão de publicação ainda em 2025. As próximas fases incluem o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem, em provável parceria com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a realização de turma piloto para validação do modelo de certificação e a elaboração de um normativo do órgão central do Sipec, que regulamentará oficialmente o processo.
“Mais do que um instrumento de desenvolvimento, o CerGP busca consolidar uma política de Estado voltada à valorização e ao fortalecimento da área de Gestão de Pessoas. A certificação visa impactar positivamente o desempenho desses profissionais, com reflexos diretos nas entregas institucionais e na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, enfatizou Andréa Rampani, chefe da Divisão de Governança em Desenvolvimento de Pessoas do MGI.
Painel de Dados da PNDP reforça gestão estratégica e transparente
Durante o Encontro Nacional, foi lançado o Painel de Dados da PNDP, que permite o monitoramento em tempo real dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs), promovendo uma gestão mais estratégica e transparente.
Com visual intuitivo e filtros personalizados, a ferramenta consolida dados desde 2023, apoiando o planejamento e a avaliação de ações de desenvolvimento. O objetivo é oferecer controle e inteligência gerencial às unidades de gestão de pessoas, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos.
Transformação digital: gestão de pessoas ganhará novo sistema do PDP mais intuitivo e acessível
A Decar aproveitou o evento para anunciar o desenvolvimento de um novo sistema para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, que substituirá o Portal Sipec. A solução, construída em parceria com a Enap, será mais intuitiva e acessível, facilitando o trabalho das unidades de gestão de pessoas.
Para estimular a participação dos servidores, foi disponibilizado um quadro interativo para sugestões de nomes, reforçando o compromisso com uma construção colaborativa. O projeto ainda está em fase inicial, sem previsão de lançamento.
Protagonismo negro e liderança pública se encontram no LideraGOV
O Encontro Nacional cedeu espaço para dois grandes eventos do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes: o LideraTalks e a Roda de Conversa com os autores do livro Vozes Negras no Serviço Público. As ações enriqueceram os debates sobre pluralidade, representatividade social, equidade, gestão e inovação na administração pública federal.
O LideraTalks é uma iniciativa da Rede LideraGOV. Criado em 2020, a ação tem como objetivo promover espaços de reflexão e escuta entre lideranças públicas, incentivando boas práticas e inspirando transformações no setor público.
Outro destaque da programação foi a Roda de Conversa com os autores do livro Vozes Negras no Serviço Público — Memórias e Narrativas Transatlânticas. A obra é resultado da quarta edição do Programa LideraGOV, voltada exclusivamente a servidores públicos negros.
Agilidade e transparência na avaliação de desempenho
No Encontro Nacional, o AvaliaGov apresentou suas principais funcionalidades, com destaque para o módulo de Avaliação de Desempenho voltado ao pagamento da Gratificação de Desempenho (GD), o mais avançado até o momento.
A plataforma digital foi desenvolvida para atender às demandas do Sipec, promovendo mais eficiência, transparência e agilidade nas avaliações de desempenho. Inicialmente, abrangerá três modalidades: GD, estágio probatório e, futuramente, progressão e promoção.
Segundo Kelly Cruz de Oliveira, chefe da Divisão de Soluções Digitais em Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, o AvaliaGov centraliza, simplifica e moderniza os fluxos avaliativos, com integração ao SouGOV e uma interface intuitiva, facilitando o processo tanto para quem avalia quanto para quem é avaliado.
“Com uma abordagem moderna, tecnológica e centrada no usuário, a ferramenta busca promover mais eficiência, transparência e agilidade nos processos avaliativos que compõem a trajetória funcional dos servidores”, detalhou.
Perfil Profissiográfico: precisão e estratégia na alocação de servidores
Aproveitando o espaço do ENGP, foi apresentada uma das funcionalidades do Currículo e Oportunidades: o Perfil Profissiográfico. Desenvolvido para apoiar estudos de profissiografia, esse recurso permite identificar, com precisão, os candidatos que atendem aos requisitos específicos dos cargos ofertados.
“O Perfil Profissiográfico surgiu da necessidade de alocar, de forma ágil, um grande número de novos servidores em diferentes órgãos e entidades. Diante desse desafio, a funcionalidade oferece uma resposta inteligente e estratégica, especialmente considerando o cenário atual das áreas de gestão de pessoas, responsáveis por análises documentais e alocações. A proposta foi pensada, inicialmente, para apoiar a gestão dos aprovados no CPNU, enfatizou Kelly Cruz de Oliveira.
A criação de um selo de identificação exclusivo do Currículo e Oportunidades também esteve em pauta durante o Encontro, como iniciativa para tornar a comunicação da solução mais clara, padronizada e facilmente reconhecível.
O Currículo e Oportunidades é uma solução digital que moderniza a gestão de processos seletivos no serviço público federal, automatizando rotinas, agilizando editais e inscrições, e promovendo mais transparência nos processos de movimentação.
Estágio probatório e valorização dos servidores ganham visibilidade na programação
O estágio probatório também teve destaque no ENGP, com ações voltadas à divulgação das principais mudanças trazidas pelo Decreto nº 12.374, de 6 de fevereiro de 2025, que redefine o modelo de estágio probatório na administração pública federal. Uma das atividades foi realizada no formato de talk show, com breve contextualização sobre as alterações normativas e procedimentais, incluindo a adoção de um modelo mais orientado ao desenvolvimento.
Eduardo Almas ressaltou a importância de uma atuação ativa das áreas de gestão de pessoas em todo o processo, desde a divulgação interna do novo decreto, até o apoio a chefias e servidores, incluindo a oferta de ações de desenvolvimento que complementem o Programa de Desenvolvimento Inicial.
Um estande temático complementou a atividade com vídeos e guias explicativos. “O público pôde visitar um estande dedicado ao estágio probatório, com exibição de vídeos explicativos e distribuição de guias informativos que detalham a importância do processo, suas etapas e as responsabilidades dos diferentes atores envolvidos”, salientou Priscila de Oliveira, chefe da Divisão de Gestão e Desempenho de Pessoas do MGI.
Reconhecimento que engaja: o papel do reconhecimento no serviço público
Outro destaque foi o painel “Reconhecer para Engajar”, que abordou estratégias de valorização no serviço público. A discussão teve início com uma provocação inspirada na história fictícia de Xavier, servidor exemplar que, apesar de seus bons resultados, via como única resposta o aumento de sua carga de trabalho. O caso, reconhecido por muitos na plateia, deu o tom do debate: como transformar o reconhecimento em política concreta de valorização?
Ao longo do painel, foram compartilhadas experiências e práticas que buscam institucionalizar a valorização dos servidores. Os participantes destacaram que reconhecer talentos e promover o bem-estar dos profissionais não deve ser uma ação pontual, mas parte de uma estratégia estruturada de gestão.
“O encerramento foi marcado por reflexões sobre os desafios culturais que ainda limitam a consolidação de uma cultura de valorização no serviço público. Para os debatedores, a mudança requer tempo, intencionalidade e, sobretudo, o compromisso das lideranças em tornar o reconhecimento uma prática constante e integrada às rotinas do setor público federal. Com iniciativas como essas, o evento reforçou o papel do Sipec na promoção de uma gestão de pessoas mais estratégica, humana e voltada ao desenvolvimento e valorização dos servidores públicos”, pontuou Priscila de Oliveira.
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