O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, recebeu nesta terça-feira (05/08) representantes da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafo / ANPECI para discutir ações de fortalecimento e modernização do Programa de Controle Metrológico do Cronotacógrafo.
Participaram da reunião, pelo Inmetro, o chefe de Gabinete Alexandre Pereira Costa e Silva, o superintendente da SURGO Clodoaldo José Ferreira, o diretor da Dimel Marcelo Moraes e o diretor-adjunto da Dimel Eduardo Ribeiro de Oliveira. Pela ANPECI, estiveram presentes o presidente Murillo Moura Filho, o diretor-secretário José Augusto Basso e o secretário-executivo José Augusto Basso Junior.
O encontro teve como foco o aprimoramento do sistema de controle metrológico do cronotacógrafo, equipamento essencial para a segurança no transporte rodoviário. Conhecido como a “caixa-preta” dos veículos de carga e passageiros, o cronotacógrafo registra dados como velocidade, tempo de condução, pausas e distâncias percorridas. Essas informações são fundamentais para a prevenção de acidentes, a fiscalização de jornadas de trabalho e a promoção de um trânsito mais seguro.
O presidente do Inmetro destacou que “o cronotacógrafo é um instrumento que salva vidas. A confiabilidade das medições e a rastreabilidade das informações contribuem diretamente para a segurança viária e a proteção dos profissionais do transporte e da sociedade como um todo”.
A reunião reforça a importância do diálogo institucional entre o Inmetro e as entidades representativas do setor regulado, em prol de soluções técnicas que assegurem a eficácia e a modernização das políticas públicas metrológicas no Brasil.
Fontes: Inmetro e ANPECI 6/8/2025
Tacógrafo: A Caixa Preta Que Salva Vidas nas Estradas Brasileiras