Carteira SouGov agora oferece novas declarações automatizadas para servidores

0
130
@reprodução

Servidores já podem gerar, de forma automática e, em segundos, três novas declarações que antes dependiam da elaboração manual pelas unidades de gestão de pessoas

Desde 1º de setembro, os servidores públicos federais contam com mais praticidade na emissão de documentos funcionais.

A Carteira SouGov, serviço do SouGov.br, passou a disponibilizar, de forma automática e em segundos, três novas declarações que antes dependiam da elaboração manual pelas unidades de gestão de pessoas.

O novo recurso tem como objetivo reduzir a burocracia, garantir autenticidade (via QR Code VIO) e centralizar informações funcionais em um único ambiente digital.

Como era antes e como é agora

Antes, ao solicitar uma declaração, o pedido era encaminhado para a unidade de gestão de pessoas do órgão, que elaborava o documento de forma manual e o enviava por e-mail ao servidor. Esse processo poderia levar dias. Agora, com a automação, as declarações são geradas instantaneamente no SouGov, com validade e segurança garantidas.

Novas declarações disponíveis

Como uma evolução do projeto da Carteira SouGov, novas opções de declarações automatizadas são oferecidas aos servidores públicos federais: a Declaração de Dados Funcionais – Vínculos, Declaração de Abertura de Conta – Caixa e Declaração de Abertura de Conta – Outros Bancos.

Dentre as três novas declarações, a de Vínculos já aparece automaticamente na Carteira SouGov, enquanto as declarações de Abertura de Conta podem ser incluídas pelo próprio usuário no momento da solicitação, por meio da opção “Inserir na Carteira”.

Para acessar as declarações de abertura de conta, o servidor deve ir até a página inicial do SouGov, em Autoatendimento, clicar em “Outras Opções” e depois em “Declarações”. Após a geração desses documentos, o servidor pode baixá-los em PDF ou mantê-lo salvos na Carteira Digital, reunindo assim seus registros em um só local.

 O que vem por aí

O projeto prevê a automação gradual de outros tipos de declaração e, nos próximos meses, também estarão disponíveis declarações de Lotação, Jornada de Trabalho, Auxílio-Alimentação, Auxílio-Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Tempo de Serviço, Tempo de Serviço Averbado, Rendimentos, Cargos Ocupados e Endereço funcional.

“Todos ganham com a automação das declarações: os servidores têm acesso rápido a documentos que antes precisavam aguardar horas e até dias; as unidades de gestão de pessoas otimizam o tempo de seus colaboradores; e o Governo ganha em eficiência e modernidade na gestão de pessoas”, destaca Renata Pena Soares, líder do projeto.

“Com a expansão da funcionalidade, o SouGov.Br busca modernizar a gestão de documentos funcionais, reduzindo a burocracia e ampliando a autonomia do servidor, que passa a ter em mãos uma carteira digital prática, disponível e segura”, acrescenta o diretor de Soluções Digitais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Antonio Fiuza.

Desde o lançamento da Carteira SouGov, em 13 de junho de 2025, 48.186 pessoas estão utilizando a funcionalidade.

30Após a implantação das novas declarações automáticas, em 1º de setembro de 2025, já foram emitidas 491 declarações, sendo 74 declarações de Abertura de Conta Salário, 41 de abertura de Conta Salário – Caixa e 376 declarações de Dados Funcionais (Vínculo).

Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 11/9/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui