Instalação prevista para construção em Camaçari (BA) será utilizada para calibrações e desenvolvimentos nacionais
O futuro do desenvolvimento de modelos para o mercado nacional está para mudar. Segundo o Automotive Business, o Senai Cimatec da Bahia, trabalha no planejamento de uma nova pista de testes para homologação de veículos em Camaçari (BA). Avaliado em cerca de R$ 90 milhões, o projeto pode finalmente avançar caso receba aportes de montadoras e sistemistas instalados no país.
A proposta está sendo apresentada a um grupo de empresas do setor automotivo habilitadas no Programa Mobilidade Verde (Mover). A ideia é oferecer um centro completo de ensaios, com infraestrutura de validação, áreas exclusivas semelhantes a boxes de paddock para as equipes de engenharia e, ainda, uma unidade do Inmetro dentro do complexo.

Ainda segundo o Automotive Business, uma fonte próxima ao projeto disse que a pressão por espaços desse tipo tende a crescer por causa das novas exigências do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que aumentam o rigor sobre eficiência energética e emissões.
Com isso, montadoras e fornecedores devem buscar instalações mais avançadas para realizar seus testes, o que implicará novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Como se trata de um projeto considerado estruturante, as empresas poderão recorrer aos recursos subsidiados oferecidos pelo Mover para viabilizá-lo.
Nova pista de testes pode significar “divisor de águas” para engenharia nacional
Marcus Vinicius Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), explica que a chegada do novo complexo é vista com bons olhos. O espaço pode ajudar a aprimorar tecnologias de segurança passiva e ativa, elevando o espaço para desenvolvimento da engenharia nacional, explica o executivo.
A presença de um campo de provas nacional significa um novo espaço feito para calibrações específicas para o mercado brasileiro, mas também voltado para demais mercados sul-americanos, por exemplo. É o mesmo caminho esperado pelo centro de pesquisa e desenvolvimento de condução autônoma da BYD que será aberto no Rio de Janeiro.
Construção deve levar três anos
O projeto da pista de testes de Camaçari (BA) será financiado por um sistema de cotas: quem investir mais terá mais horas de uso, e o tempo excedente será vendido no modelo “pay per use”. Ainda segundo o Automotive Business, o Senai Cimatec já comprou o terreno de 2,6 milhões de metros quadrados por R$ 24 milhões, mas nenhuma das mais de 20 empresas apresentadas ao projeto, como Hyundai, Volkswagen, Ford, GWM, BYD, Bosch, Marelli, Valeo, Petrobras e Repsol, aportou recursos até agora.
O local está em terraplanagem, com licenças ambientais liberadas, e a Applus Idiada será responsável pela gestão. Após o financiamento, a construção levará cerca de três anos. Atualmente, as homologações veiculares são feitas principalmente nos campos de provas da GM, Ford, Randon e no espaço compartilhado de Bosch e Mercedes, por exemplo.
Crédito: Rodrigo Tavares / Jornal do Carro do O Estado de São Paulo – @ disponível na internet 26/11/2025













