Simulador de Aposentadorias do servidor publico federal

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@ reprodução internet

Simulador de Aposentadorias já realizou mais de 500 mil operações

O Simulador de Aposentadorias da plataforma SOUGOV.BR, gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi criado para apoiar o planejamento previdenciário individual e difundir essa cultura entre os servidores públicos do Poder Executivo Federal.

Em funcionamento desde agosto de 2024, a ferramenta está disponível para 118 órgãos públicos e já realizou mais de 500 mil operações.

Antes dessa funcionalidade, a simulação da aposentadoria era realizada manualmente. O servidor geralmente solicitava a simulação por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e a Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) do órgão recebia e analisava o pedido. Após esse processo, a UGP produzia um documento com a resposta ao servidor, geralmente após semanas ou até meses.

Com o Simulador de Aposentadoria, disponibilizado para o conjunto de órgãos que aderiram ao uso da ferramenta, os servidores têm mais autonomia e facilidade de acesso às informações. Ele permite que o servidor identifique de forma rápida as regras e os fundamentos legais aplicáveis ao seu caso, a data estimada para aposentadoria, se já tem direito ao benefício e o valor estimado a ser recebido. Tudo de forma simples e automática.

Para Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI, o uso do simulador representa um avanço importante no apoio ao planejamento previdenciário do servidor, permitindo a realização de múltiplas simulações de forma ágil e autônoma.

“A automação reduz a demanda sobre as áreas de gestão de pessoas, que antes precisavam atender um grande volume de solicitações manuais, otimizando o atendimento e permitindo que os órgãos foquem em atividades estratégicas”, afirma Fiuza. “Outro benefício relevante é o incentivo à atualização dos dados cadastrais e funcionais, o que garante mais precisão nas informações e projeções, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente”, destaca o diretor.

O Simulador de Aposentadoria é mais um serviço de autoatendimento do SouGov.Br, disponível 24 horas por dia, durante sete dias da semana, que beneficia os servidores públicos federais, oferecendo mais autonomia, facilidade de acesso aos dados na web ou em dispositivos móveis.

Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 19/4/2025


Passo a Passo para simular a aposentadoria do servidor publico federal

Para simular a aposentadoria do servidor público federal, você pode utilizar o Simulador de Aposentadoria disponível no SouGov.br. Essa ferramenta permite identificar as regras aplicáveis, a data estimada de aposentadoria, se já tem direito e o valor estimado do benefício. Também é possível utilizar a Calculadora de Aposentadoria da Justiça Federal de Alagoas. 

 
Como usar o Simulador de Aposentadoria no SouGov.br:
    1. Acesse o portal SouGov.br. 
       
    2. Em “Autoatendimento”, selecione “ver todas as opções” e depois “Simulador de Aposentadoria”. 
       
  • Confira e atualize seus dados, como data de nascimento e vínculos. 
     
  • Selecione a opção de LPA (Local de Previdência). 
     
  • O simulador apresentará as informações resumidas, como fundamento legal, cálculo do provento e data de preenchimento de requisitos. 
     
  • Clique em “Simular” para detalhar os resultados. 
     
Observações:
  • O Simulador de Aposentadoria do SouGov.br é uma ferramenta de autoatendimento que oferece autonomia e facilidade de acesso aos dados.  
     
 
  • É importante consultar as informações do seu órgão de lotação para confirmar as informações e os procedimentos específicos. 

Fonte: Google – 19/4/2025

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