
A diretoria do ASMETRO-SI recebeu nesta quarta-feira (2/7) representantes de candidatos aprovados e classificados no concurso público do Inmetro de 2023. Durante a reunião, o grupo apresentou argumentos sólidos que demonstram a urgência e a viabilidade da convocação de mais aprovados — sempre respeitando a ordem de classificação.
Como instrumento de sustentação técnica, os candidatos entregaram o documento “Análise do Resultado do Concurso do Inmetro em Comparação com o Número de Cargos Vagos (maio/2025)”, que demonstra de forma detalhada o expressivo déficit de pessoal no Instituto.
O estudo revela que o Inmetro opera com apenas 33% do quadro necessário, e que, entre 2020 e 2025, 66 vagas foram abertas somente para os cargos de Pesquisador-Tecnologista e Analista Executivo — número que corresponde a 66% do total de vagas ofertadas no concurso. Mesmo com a nomeação de todos os aprovados nas vagas imediatas, o déficit permanecerá significativo.
O documento também destaca a importância estratégica da recomposição do quadro de pessoal para a implementação de ações previstas no Plano de Ação do CONMETRO 2025–2026 “Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ)” e para o fortalecimento de programas como o “Inmetro na Palma da Mão” e a Delegacia Cibernética, essenciais no combate à pirataria. Em 2024, o Brasil perdeu cerca de R$ 471 bilhões com o mercado ilegal, sendo R$ 128 bilhões em setores diretamente regulados pelo Inmetro, como brinquedos, capacetes, combustíveis, óculos, celulares e materiais esportivos.
Participaram da reunião, representando os candidatos classificados: Amsterdam de J. Marques de Mendonça, Evelyn de Freitas Guimarães Gouvêa, Felipe Camello Gonçalves, Lilian da Silva e Silvia Regina Pinheiro Lopes.
O ASMETRO-SI reforça seu apoio à convocação dos classificados e informa que levará o pleito ao presidente do Inmetro, Márcio André Brito, com o objetivo de dialogar institucionalmente sobre a viabilidade de ampliação das nomeações.
A convocação de novos servidores, conforme faculta o Decreto nº 9.739/2019, representa medida estratégica e alinhada ao interesse público, contribuindo para a continuidade dos serviços, o fortalecimento da infraestrutura da qualidade e a proteção da sociedade brasileira.
.202050702_ Análise do Resultado do Concurso do Inmetro
ASMETRO-SI 3/7/2025
