Com foco na capacitação, no alinhamento estratégico e na troca de experiências entre profissionais que atuam para a Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla) na avaliação de Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), o evento reforça o compromisso do Inmetro em garantir excelência técnica, transparência e confiabilidade nos processos de acreditação conduzidos pela instituição.
O encontro também visa promover o contato com os avaliadores líderes, harmonizar práticas e procedimentos de acreditação, além de discutir ações e oportunidades de melhoria nos processos de acreditação. Essas metas refletem o esforço do Inmetro em consolidar um ambiente de aprendizado contínuo e de fortalecimento da rede de cooperação técnica.
Entre os palestrantes confirmados, estão: o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Valério Barradas; o chefe da Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap), Wagner de Aguiar Guedes; e a chefe da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), Elisa Rosa dos Santos.
A agenda ainda contempla palestras, painéis e debates que abordarão desde planejamento de avaliações até discussões sobre rastreabilidade metrológica, gestão das equipes e saúde dos avaliadores.
Com o Workshop, o Instituto reafirma sua missão de fomentar a confiança da sociedade brasileira em produtos, serviços e sistemas, ao mesmo tempo em que contribui para a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Confira a programação:
Dia 01 – 07/10/2025
- 9 h – Recepção e credenciamento
- 10 h – Abertura do evento (Marcos Valério Barradas, Wagner de Aguiar Guedes e Elisa Rosa dos Santos)
- 10 h 30 – Planejamento da avaliação (Fernanda Barboza de Lima e Gilberto Oliveira Joaquim Junior)
- 12 h – Almoço
- 13 h 30 min – Atividades de EP (Maria Cristina Ferreira Pessoa)
- 15 h – Intervalo
- 15 h 30 min – Rastreabilidade metrológica e MRC (Consuelo Reis Pereira)
- 17 h – Sessão de perguntas e respostas (Ana Carolina Cantuaria Innecco Martins)
- 17 h 30 min – Encerramento
Dia 02 – 08/10/2025
- 9 h – Painel: Condução da avaliação – Registros do RAV, RRNC e Escopo Final (Moderadora: Ana Cristina Diniz Maciel Follador / Painelistas: Alessandra Baroni, Glória Maria Pereira e Ives Alcazar)
- 10 h 30 min – Intervalo
- 10 h 45 min – Continuação do Painel
- 12 h – Almoço
- 13 h 30 min – Decisão de acreditação: repasse das definições e conceitos (Luís Francisco Marcon e Ana Cristina Diniz Maciel Follador)
- 15 h – Intervalo
- 15 h 15 min – Agendamento de avaliações – Sesad (Sandra Saraiva)
- 16 h 15 min – Saúde das equipes e impacto no planejamento e condução das avaliações (Consuelo Reis Pereira)
- 16 h 45 min – Sessão de perguntas e respostas (Elisa Rosa dos Santos)
- 17 h 30 min – Encerramento
Dia 03 – 09/10/2025
- 9 h – Interação entre os atores do processo de acreditação (Ana Cristina Diniz Maciel Follador)
- 10 h – Intervalo
- 10 h 15 min – Qualificação de pessoal – Dicap (Wagner de Aguiar Guedes)
- 11 h 15 min – Outras questões levantadas pelos avaliadores (Moderadoras: Ana Cristina Diniz Maciel Follador e Consuelo Reis Pereira)
- 11 h 45 min – O que vem por aí (Elisa Rosa dos Santos e Fernanda Barboza de Lima)
- 12 h 15 min – Considerações finais e encerramento (Elisa Rosa dos Santos e Wagner de Aguiar Guedes)
- 12 h 30 min – Encerramento