A Secretaria de Governo Digital (SGD) tem realizado projetos de pesquisa com usuários e totalizou mais de 140 projetos desde 2017.
Com isso, a secretaria ouviu mais de três mil pessoas garantindo a qualidade das soluções digitais do Governo Federal.
Esse trabalho proporcionou a melhoria, por exemplo, no sistema do eSocial, na Carteira de Trabalho Digital e no aplicativo do Gov.br e, a partir de agora, o apoio aos órgãos será expandido.
“O LabQ vem ampliar o apoio aos órgãos públicos para que eles ofereçam serviços públicos digitais de qualidade. O laboratório orientará os órgãos públicos que oferecem serviços à população”, explica o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Segundo o secretário, os especialistas da SGD vão atuar de forma efetiva para auxiliar as instituições públicas no processo de melhoria dos seus serviços. Também vão promover a disseminação de conhecimento e da cultura da qualidade centrada no usuário.
De uma forma geral, a iniciativa deseja criar uma rede dentro da administração pública voltada para a qualidade dos serviços, principalmente, nos serviços e soluções digitais mais relevantes e com maior impacto para o cidadão. O LabQ trará apoio concreto aos órgãos para melhorar a qualidade de seus serviços, oferecendo uma ampla gama de soluções, incluindo pesquisas com cidadãos, redesenho de serviços, compartilhamento de conteúdo, metodologias e ferramentas, realização de oficinas “mão na massa” e suporte para implementação das ferramentas da SGD.
Serviço:
Lançamento do LabQ
Dia: 21 de junho
Hora: 11h
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=whuuEqoV5H4
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 21/06/2023