O Asmetro recebeu manifestações de Servidores preocupados com matéria da Abrac (Link 1), onde se noticiou “possibilidades de parcerias técnicas” relacionadas à acreditação de laboratórios entre o Inmetro, por meio de sua Coordenação de Acreditação – Cgcre e a empresa mencionada na matéria.
Além de preocupações quanto a aspectos de potencial conflito de interesse e riscos a imparcialidade, os quais o Organismo de Acreditação deverá identificar e abordar neste tipo de parceria, existe histórico de cancelamento de acreditação de laboratórios da referida empresa pela própria Cgcre, como já noticiado pelo Asmetro (Link 2) e também de cancelamentos de reconhecimentos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA (Link 3).
Cabe observar que atualmente a empresa já possui novas acreditações de laboratórios junto a Cgcre, uma vez que a política da Cgcre (NIE-Cgcre-141) estabelece uma carência de 2 a 5 anos para novas solicitações de acreditação em caso de cancelamentos por decisão da Cgcre, devendo o laboratório passar por todo o processo de acreditação inicial integralmente.
Em 2024, a Cgcre por meio da sua Divisão de Acreditação de Laboratórios – Dicla, alcançou pela primeira vez o resultado histórico de mais de 2000 acreditações ativas de laboratórios de calibração, ensaios e análises clínicas, como pode ser verificado nos websites RBC e RBLE do Inmetro. Tal resultado evidencia a excelência das atividades de acreditação, bem como comprometimento e competência de todo o pessoal envolvido, representando um ativo importante para o Inmetro, que deve ser preservado.
Link 3: Laboratórios Irregulares, Suspensos e Cancelados — Ministério da Agricultura e Pecuária
Artigo enviado por servidores do Inmetro, com o objetivo de esclarecer pontos relevantes e fomentar a discussão sobre temas de grande impacto na atuação do Instituto e de seus organismos relacionados. Publicação autorizada para contribuir com a transparência e o debate técnico – 13/1/2025