Relato da 1ª Reunião do Fórum “Carreira do Inmetro”

0
404

No dia 17 de março na presença de sindicalizados/os servidores do Inmetro foi realizada a 1ª reunião do Fórum “ Carreira do Inmetro” no auditório 3, do prédio 32, do campus de Xerém.

A reunião foi conduzida pelo Rodrigo Ozanan, secretariada pelo Marcelo Nascimento e moderada pelo Sérgio Ballerini, respectivamente Presidente, Diretor Social e Secretário Geral do ASMETRO-SN.

O Sindicato informou que a realização deste fórum segue a mesma metodologia dos vários fóruns realizados ao longo dos anos apresentando resultados positivos para a instituição, fruto das discussões e engajamento dos servidores para as causas demandadas.

A realização do Fórum “Carreira do Inmetro” foi solicitada por sindicalizados/servidores do Inmetro com o objetivo de discutir as Leis 11.355/2006 e suas alterações, comparar a carreira do Inmetro com outras carreiras, analisar as tabelas remuneratórias do Serviço Público Federal com as do Inmetro para propor um Plano de Cargos e Carreiras para o Inmetro.

Foi informado que o Fórum recebeu 78 contribuições recepcionadas por e-mail apontando os temas para a  1ª reunião:

  • Agencia Reguladora x Órgão de Estado x Autarquia, Aposentados, As Seis Carreiras do Inmetro, Benefícios, Bônus x Produtividade, Contrato de Gestão, Criação do Cargo de Fiscal, CPCI e CCI, Defesa do Consumidor, Estrutura Organizacional, Fundação ou Organização Social, Gratificações, Lucro Social, Outras Carreiras x Carreira do Inmetro, Sistema de Avaliação Desempenho e Tabelas Remuneratórias.
  • A figura jurídica do Inmetro mereceu um destaque em face de sua importância para o desenvolvimento dos trabalhos do Fórum.  Foi disponibilizado o resultado de uma pesquisa ocorrida em 2009 e a decisão da AGE do dia 07 de outubro de 2009 que apontou por unanimidade a alteração da figura jurídica do Inmetro para “Órgão de Estado”, pois ela é a que melhor atende a sociedade brasileira e, internamente, a seus servidores.

Dentro do aspecto das atividades realizadas pelas carreiras típicas de estado, foi citado como exemplo, a atividade de verificação/fiscalização de cargas nos portos, inicialmente realizadas pela DCONF, para atender as demandas da Receita Federal. Onde, considerando as dimensões do Brasil e o tempo de resposta para atender a quantidade de solicitações da Receita Federal, essa atividade atualmente está sendo realizado pela RBMLQ-I.

Foram apresentadas também as emendas propostas pelo ASMETRO-SN ao projeto de Lei 4252/2015.

O fórum decidiu discutir os temas consensados em seis blocos para serem submetidos aos sindicalizados/servidores:

  1. Figura jurídica do Inmetro
  2. Paridade para os Aposentados, Concurso público
  3. Cargos e Carreiras, benefícios
  4. Remuneração por subsídio, Tabelas e RTQ
  5. Progressão e Promoção, Remoção e Racionalização Processual
  6. CCI-Paritária, 80/20, Modificação do Siadi, Avaliação 180º

Foi ressaltada a importância da avaliação de desempenho, mas que o Siadi está “falido”, pois não é uma ferramenta de gestão.

Próximos passos:

  • O ASMETRO-SN solicitará através de sua homepage, contribuições para os temas dos 6 blocos.
  • Próxima reunião 07/04/2016

ASMETRO-SN 18/03/2016

Apresentação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!