Câmara dos Deputados: Sucessão de Cunha já tem sete candidatos

0
749

Começou a corrida eleitoral interna na Câmara para a escolha do sucessor do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Sete deputados já fazem campanha e pedem votos aos colegas para as eleições extraordinárias que deverão ser marcadas para cinco dias após a data que Cunha for cassado em plenário.

O novo presidente terá um mandato tampão até o dia dois de fevereiro quando uma nova mesa diretora será escolhida. Entre os candidatos estão o primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), o líder do PSD, Rogério Rosso (DF) e o veterano Heráclito Fortes (PSB-PI). Um dos mais empolgados na campanha é Fernando Giacobo (PR-PR), que como 2 vice presidente da Casa já tem substituído o presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA).

Candidato derrotado por Cunha nas eleições de fevereiro, Julio Delgado (PSB-MG) também decidiu concorrer para o mandato tampão e também pede votos. O deputado Milton Monti (PR-SP) também passou a pedir votos aos colegas nesta terça-feira.

Descartado pelo Palácio do Planalto para ser líder do governo do presidente interino Michel Temer na Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) também está na lista de candidatos ao mandato tampão. Qualquer deputado pode concorrer ao cargo de Cunha, até o seu substituto Waldir Maranhão.

O Palácio do Planalto monitora todos os candidatos para evitar surpresas e a eleição de um nome distante de Temer. O chamado “centrão”, grupo supra partidário formado por deputados aliados a Eduardo Cunha, tenta manter a influência na Mesa Diretora da Câmara e eleger um nome ligado ao presidente afastado.

Crédito: Congresso em Foco – disponível na web 06/07/2016

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!