Inmetro com possíveis focos de Aedes Aegypti foi tema de reportagem do RJTV que foi ao ar ontem (31/01).

0
1481

Imagens enviadas por telespectadores de flagrantes com possíveis focos de Aedes Aegypti no pátio de estacionamento do prédio 8 da Diretoria de Metrologia Legal do Campus do Inmetro foram divulgadas no programa RJTV da TV Globo do dia 31/01/2017.

assista a íntegra da  matéria do RJTV

https://globoplay.globo.com/v/5614662/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

Informação: Saiba mais sobre dengue, chikungunya e zika

A Fiocruz explica as origens dessas enfermidades, sintomas, complicações, riscos na gravidez e para recém-nascidos

Dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. Para ajudar a população a entender melhor a atual situação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) preparou o infográfico “Aedes em foco: arboviroses em expansão no Brasil”, que trata das origens dessas enfermidades, sintomas, complicações e riscos na gravidez e para recém-nascidos.

Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades. O material da Fiocruz esclarece essas diferenças.

O conteúdo presente no infográfico foi elaborado com base em um artigo científico de pesquisadores da Fiocruz e do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores, publicado em maio de 2015 na revista Cadernos de Saúde Pública, cujo tema central é o estabelecimento de chikungunya no País.

Com importantes descobertas sobre associação entre o zika vírus e casos de microcefalias no Brasil e a Síndrome de Guillain Barré, o material foi ampliado. Confira abaixo: 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Fiocruz

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!