Ipem terá nova sede em Boa Vista.

0
1143

O recurso para a construção das novas instalações será disponibilizado pelo MDIC, por meio Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A obra está prevista para iniciar no segundo semestre de 2018.

Durante a reunião, Isabella de Almeida Dias Santos, presidente do órgão, explicou que a construção de uma sede, equipada com laboratórios adequados, irá melhorar os serviços e verificações realizadas pelo Ipem em Roraima. “Isso é importante principalmente no que se refere às fiscalizações de produtos importados, que têm se tornado cada vez mais comum nas feiras livres da capital”, disse.

Isabella explicou ao ministro que “com o aumento da imigração de estrangeiros, Roraima teve um crescimento populacional acentuado nos últimos dois anos, fator que impactou diretamente vários setores. As novas instalações irão ajudar a controlar a comercialização de produtos importados, garantindo que estes estejam dentro do regulamento e normas previstas nas leis brasileiras”.

Segundo o Ipem, a demanda pelos serviços de metrologia vem crescendo desde que o estado passou a enfrentar forte crise migratória. O instituto verificou que, junto aos novos moradores, houve ingresso de novos produtos no comércio roraimense, o que exige esforços para que o Ipem possa auferir as condições de consumo pela população local, segundo a legislação brasileira. “Estamos trabalhando para garantir estrutura adequada de trabalho ao Ipem”, explica Marcos Jorge.

Em setembro, o Ipem de Roraima recebeu investimentos em máquinas e equipamentos. Foram entregues, com recursos oriundos do MDIC, seis novos veículos, equipamentos de informática e mobília. Segundo Marcos Jorge, as ações do ministério visam à dinamização da economia e qualificação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro. Por isso, estão curso outras medidas para atender a região Norte, como a recente inauguração do primeiro Laboratório Fluvial Móvel do mundo no estado do Amazonas.

Crise migratória

Nesta semana, os ministros da Justiça, Torquato Jardim, da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, estiveram em Boa Vista (RR) para discutir ações para ampliar o controle das fronteiras e solucionar a crise migratória que Roraima enfrenta desde 2015. Marcos Jorge esteve no estado também, onde tratou de medidas que poderão ser adotadas dentro do sistema MDIC.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC  15/02/2018

Primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil é inaugurada no Amazonas

Criado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 11h32 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 11h32 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h56
Marcos Jorge entrega unidade
A unidade foi custeada com recursos federais e será referência em serviços metrológicos por meio fluvial no país

Brasília (28 de junho) – A primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil (UBFF) foi inaugurada nesta quarta-feira em Iranduba, no estado do Amazonas. Equipada para realizar atividades de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade por meio fluvial, a UBFF vai oferecer serviços como os de fiscalização em bombas de combustíveis, balanças comerciais, capacetes, brinquedos e extintores de incêndio. Trata-se, segundo o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, da primeira unidade deste tipo no mundo.

Presente no evento de inauguração, o ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, disse que o MDIC empenha grande esforço em diversas frentes, como o Programa Brasil Mais Produtivo e o Portal Único de Comércio Exterior, para reforçar a confiabilidade do ambiente de trabalho e dos consumidores de produtos nacionais. “A UBFF servirá como instrumento de melhoria da gestão regional e irá atuar positivamente nas verificações e inspeções realizadas, gerando maior segurança para a sociedade local, além de ser um exemplo para o país”, afirmou.

Na cerimônia, Marcos Jorge também destacou o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior que, a partir desta quarta-feira, passa a valer para os modais marítimo e aéreo. “É uma dupla vitória para os operadores que realizam exportações por meio do modal marítimo. Agora, será possível fazer aferição de pesos e medidas e também a certificação de produtos da Amazônia brasileira, pescados e produtos do extrativismo. Isso agregará valor aos produtos da região norte do país”, reforçou.

UBFF

A UBFF conta com laboratórios Pré-Medidos para análise de mercadorias embaladas na ausência do consumidor, como os produtos da cesta básica, e para verificar se o peso do produto corresponde com a informação indicada nas embalagens.

A Unidade também está equipada com um laboratório de saúde, onde serão verificados instrumentos, como termômetros, esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial) e balanças médicas; com um laboratório de cronotacógrafo (instrumento que mede velocidade e distância percorrida por veículos), para verificar a caixa preta dos caminhões; e com um Telecentro, para a realização de treinamentos à distância com equipes de técnicos.

As primeiras atividades da UBFF serão desenvolvidas no dia 30 de junho, no município de Parintins (AM). Depois, a Unidade deverá percorrer todo o estado do Amazonas.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui