ABDI firma parceria para desenvolver centro global de pesquisa em transportes.

0
487

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao MDIC, e a empresa Hyperloop estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de um centro de pesquisa. “Este é mais um resultado concreto do trabalho da ABDI, nesta nova fase de sua missão institucional, que é ser um órgão de inteligência do governo, em favor do setor produtivo brasileiro”, destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

O Centro Global de Inovação em Logística vai funcionar na cidade de Contagem (MG) e tem como objetivo desenvolver um sistema de transporte de carga de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora. O acordo foi assinado na sede da ABDI, em Brasília, nesta segunda-feira (9), pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery, o Ministro da Indústria, Marco Jorge, e o presidente da Hyperloop, Bibop Gresta.

Com operações previstas ainda para este ano, o centro abrigará a divisão de pesquisas de logística da companhia, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro que estejam focados em resolver crescentes demandas em logística.

A iniciativa é oficialmente apoiada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo município de Contagem.

O acordo foi feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões em sua primeira fase, que inclui contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), HyperloopTT e investidores privados. Além disso, um espaço físico de 22 mil metros quadrados e 4 mil metros quadrados de espaço construído foi fornecido pelo município de Contagem.

“A ABDI vai aproximar a Hyperloop de instituições de pesquisa brasileiras para desenvolver tecnologias e alternativas ao nosso sistema atual de transporte de carga, baseado em rodovias, que acarreta um custo elevado para o país. Transporte e logística são gargalos importantes que o Brasil precisa resolver para impactar positivamente o conjunto da economia”, diz o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

“O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem, em particular, são um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil”, diz Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT. “Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT”, completa.

HyperloopTT vai trazer a Hyperloop Academy ao Brasil

O acordo inclui a implementação do novo centro de inovação da HyperloopTT, o XO Square. Será um centro de desenvolvimento para a divisão de transporte de mercadorias. O XO Square apresentará um laboratório de aceleração, incubadora e fabricação para as cinco linhas de pesquisa iniciais, com outras a serem acrescidas no futuro.

A HyperloopTT também está lançando sua primeira Hyperloop Academy no Brasil para realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. A Hyperloop Academy oferecerá oportunidades para a próxima geração de engenheiros, criativos e tecnologias para desenvolver o futuro do transporte.

Com informações da ABDI

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 10/04/2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui