O governo federal nomeou o analista ambiental Paulo Henrique Marostegan e Carneiro para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), encerrando as especulações de que o órgão seria ocupado por afilhados políticos. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira.
A nomeação foi comemorada por ambientalistas. Mestre em Ciências Florestais pela USP, Carneiro ocupava até agora a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio. Desde a saída do oceanógrafo Ricardo Soavinski, a presidência do instituto passou a ser cobiçada por partidos políticos aliados ao presidente Michel Temer, sobretudo após a aprovação de uma medida provisória que lhe destinará recursos de compensação ambiental que somam R$ 1,4 bilhão.
Antes de se decidir por Carneiro, o governo enfrentou uma série de críticas pela possível nomeação de Cairo Tavares. O jovem de 31 anos, indicado ao cargo pelo PROS, legenda aliada a Temer, é sócio de uma empresa de comércio varejista de Valparaíso (Goiás) e não tem experiência no setor do meio ambiente. Seu nome provocou revolta de servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Em carta encaminhada a Temer, seis ex-ministros do Meio Ambiente, que ocuparam a pasta nos governos Collor, Itamar Franco, FHC, Lula e Dilma Rousseff, manifestaram “preocupação com a indicação de nomes alheios à gestão socioambiental para ocupar a presidência do ICMBio”, quando o nome de Cairo Tavares tornou-se uma possibilidade.
“O ICMBio tem sido o esteio da bem-sucedida política de áreas protegidas do Brasil. (…) Jamais, nesses 12 anos, a presidência do instituto foi ocupada por pessoas estranhas à agenda da conservação. Seria trágico se isso acontecesse agora”, alertaram os ex-ministros Carlos Minc, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg, Marina Silva e Rubens Ricupero.
Crédito: Jornal O Globo = disponível na internet 16/06/2018
Paulo Carneiro é o novo presidente do ICMBio
Foi publicado no Diário Oficial da União de ontem (15) a nomeação de Paulo Henrique Marostegan e Carneiro como novo Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Paulo Carneiro é analista ambiental e está no ICMBio desde a criação do Instituto.
O novo presidente declarou, em conversa ontem (15) à tarde com os servidores, que está muito “orgulhoso” em assumir o cargo. Disse que os desafios são grandes, e que continuará o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com diversas entidades, ONGs, iniciativa privada e pública, servidores e colaboradores.
Comunicação ICMBio 16/06/2018














Espero que o critério seja o mesmo para o Inmetro.