Embraer lança aviões executivos de médio porte com maior alcance, em esforço de reestruturação

0
1281

A Embraer está acrescentando dois jatos executivos de maior alcance à sua linha Legacy, de aeronaves de médio porte, com cabines remodeladas e tecnologia que reduz turbulências, gerando voos mais suaves, disse a fabricante de aeronaves brasileira neste domingo.

O lançamento dos dois modelos Praetor – nomeados em homenagem aos oficiais da Roma Antiga – coincide com o tradicional evento da indústria de aviões executivos em Orlando, entre 16 e 18 de outubro, e ocorre em um momento em que a Embraer busca uma estratégia mais ampla para revitalizar sua deficitária divisão de aviões executivos.

Quando os modelos Praetor chegarem ao mercado em 2019, eles se juntarão a um espaço fortemente competitivo, que inclui o Challenger 350, da Bombardier, e o G280, da Gulfstream, junto com o futuro Cessna Citation Longitude, da Textron

A revitalização da unidade de jatos executivos da Embraer é importante porque a companhia não poderá mais contar com a divisão de aviação comercial, que tem a melhor performance, se o acordo para unir a divisão de aeronaves comerciais com Boeing for adiante.

A Embraer e a Boeing anunciaram a aliança de 4,75 bilhões de dólares em julho. Se o governo brasileiro concordar em ceder o controle da unidade de aviões comerciais à Boeing, a Embraer ficará com as duas divisões remanescentes, que estão no vermelho: jatos executivos e defesa.

O presidente-executivo da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, disse neste domingo que o acordo com a Boeing também traria vantagens na aquisição de materiais para a divisão de jatos executivos da Embraer, mas ainda é cedo para dizer quanto economizaria.

“Está em discussão”, disse ele. “Acho que a parceria com a Boeing ajudará nos negócios da Embraer.”

A divisão de jatos executivos tem cerca de 22 por cento de participação de mercado em termos de unidades, acrescentou ele.

PATROCINADO

O lançamento do Praetor acontece sob a direção de Michael Amalfitano, que assumiu a divisão de jatos executivos da Embraer em 2017 com o plano de oferecer aos clientes tecnologias avançadas e características de luxo que entreguem margens maiores.

“O cliente aprecia essa valor e, portanto, esse valor nos permite manter os preços”, disse Amalfitano no lançamento.

Amalfitano disse que a Embraer já garantiu pedidos firmes para os aviões Praetor, embora tenha se recusado a citar números.

“O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves disruptivas para o empreendedor, o pioneiro, o inovador”, disse Amalfitano em comunicado neste domingo.

O Praetor 500 será a aeronave de médio porte mais rápida da indústria, capaz de viajar da costa oeste dos Estados Unidos à Europa com uma única parada, disse a Embraer.

O Praetor 600, considerado como super médio, pode transportar quatro passageiros entre Londres e Nova York sem escala. Para voos mais curtos, a aeronave pode transportar até 10 passageiros, em uma categoria de jatos executivos que une pequenos aviões corporativos e aviões e modelos com grandes cabines para 13 a 19 passageiros.

Por anos, a Embraer ampliou sua fatia de mercado oferecendo grandes descontos para aviões executivos, incluindo a aeronave Phenom, de menor porte.

Mas Amalfitano disse aos investidores que evitará descontos, em um esforço para ampliar as margens para um dígito único médio até o fim do ano.

“Eles estão em uma transição nesse momento”, disse o analista de aviação norte-americano Rolland Vincent sobre a unidade de jatos executivos da Embraer.

Espera-se que a Embraer mantenha a sua participação de mercado de aviões executivos estável em 16 por cento entre 2018 e 2027, de acordo com estimativa publicada antes do lançamento do Praetor pela companhia de vendas e aquisições de aeronaves Jetcraft.

Crédito: Allison Lampert em Orlando, Flórida; reportagem adicional por Marcelo Rochabrun em São Paulo/Reuters Brasil – disponível na internet 15/10/2018

Embraer lança os jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600

Praetor 600

Aeronaves são as mais disruptivas e tecnologicamente avançadas nas categorias médio e super médio

Orlando, Estados Unidos, 14 de outubro de 2018 – A Embraer apresentou hoje os novos jatos executivos médio e super médio, Praetor 500 e Praetor 600, durante um evento da empresa no Orlando Executive Airport, onde a edição 2018 da NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), convenção e exposição da aviação executiva, será realizada de 16 a 18 de outubro. O novo Praetor 500 e o Praetor 600 estarão em exibição estática durante a NBAA-BACE.

“O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves disruptivas para o empreendedor, para o pioneiro, para o inovador”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Os Praetors são aeronaves que certamente fazem jus aos seus nomes, liderando o caminho na redefinição das características do que uma aeronave de porte médio e super médio oferecem ao mercado. A introdução destas aeronaves sustenta a nossa visão de fascinar os nossos clientes e proporcionar-lhes valor superior e a melhor experiência na indústria”.

Os jatos Praetor introduzirão um alcance sem precedentes em suas categorias. O Praetor 600 será o jato executivo de porte super médio mais avançado, que permite voos sem escalas entre Londres e Nova York. O Praetor 500 será a aeronave de porte médio mais rápida, capaz de chegar à Europa a partir da costa oeste dos EUA com uma única parada. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 terá um alcance intercontinental de 3.900 milhas náuticas (7.223 km) e o Praetor 500 irá liderar a classe de porte médio com um alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km).

“O novo Praetor 500 e Praetor 600 serão as aeronaves mais disruptivas e tecnologicamente avançadas a entrar nas categorias de porte médio e super médio”, disse Luciano Froes, vice-presidente sênior de marketing da Embraer Aviação Executiva. “Projetadas para serem diferentes e propositalmente disruptivas, essas novas aeronaves oferecerão a melhor experiência para o cliente com uma combinação incomparável de desempenho, conforto e tecnologia”.

A tecnologia avançada também é abundante em toda a cabine, começando com o Upper Tech Panel, exclusivo da indústria, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select. A conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo está disponível por meio da banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16 Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo do setor para jatos executivos de porte médio e super médio.

Sendo os únicos jatos executivos de porte médio e super médio com tecnologia Full Fly-by-Wire e redução ativa de turbulência, os passageiros aproveitarão o voo mais suave possível, complementado pela melhor altitude de cabine de 5.800 pés para o melhor conforto dos passageiros. Para celebrar essas novas aeronaves, a Embraer também está lançando a nova edição de interior Bossa Nova, de estilo premium.

“Inspirado em nossa herança brasileira, o interior Bossa Nova vai deleitar os clientes dos jatos Praetor com seu ambiente distinto e elegante”, disse Jay Beever, vice-presidente de Design de Interiores da Embraer Aviação Executiva. “Tendo conforto pessoal como principal direcionador do design, o Embraer DNA Design proporcionará uma experiência inigualável aos passageiros nos jatos Praetor. Com base na ergonomia e no acabamento superior, o estilo de design pessoal de cada cliente será refletido em toda a cabine”.

Os jatos Praetor apresentam o conjunto de aviônicos de estado da arte, Rockwell Collins ProLine Fusion, com recursos inéditos como exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento. As cabines de comando do Praetor também oferecem opções que incluem o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System).

Os jatos Praetor estão em desenvolvimento com dois protótipos Praetor 600 em ensaios de voo, bem como uma aeronave em conformidade com a produção seriada, e um Praetor 500 em conformidade com a produção seriada em sua campanha de maturidade. A expectativa é de que o Praetor 600 seja certificado e entre em serviço no segundo trimestre de 2019, seguido pelo Praetor 500, no terceiro trimestre de 2019.

Praetor 600
Praetor 600

Sobre o Praetor 500

O Praetor 500 é a aeronave mais inovadora e tecnologicamente avançada a entrar na categoria de porte médio porte, oferecendo a melhor experiência ao cliente com uma combinação inigualável de desempenho, conforto e tecnologia. O Praetor 500 será a aeronave de médio porte mais rápida, capaz de chegar à Europa a partir da costa oeste dos EUA com uma única parada. Com quatro passageiros e Reservas NBAA IFR, o Praetor 500 irá liderar a classe de jatos médios com um alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 km) com a capacidade de carga útil mais alta de sua classe, oferecendo capacidade máxima de alcance.

Sendo o único jato executivo de porte médio com tecnologia Full Fly-by-Wire e redução ativa de turbulência, os passageiros aproveitarão o voo mais suave possível em uma cabine de 6 pés de altura, complementada por inigualáveis ​​5.800 pés de altitude da cabine para maior conforto dos passageiros. O Embraer DNA Design da cabine inclui quatro poltronas totalmente reclináveis ​​que podem ser convertidas em duas camas para descanso completo. A cabine inclui uma área para refeições na entrada, um lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de armazenagem de alimentos na frente da cabine de passageiros. O espaço total de bagagem é o maior da categoria de médio porte.

A tecnologia avançada também é abundante em toda a cabine, começando com o Upper Tech Panel, exclusivo da indústria, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select. O Gogo AVANCE L5 e a conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo estão disponíveis por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo entre os jatos executivos de médio porte. Um sistema opcional de entretenimento a bordo consiste em um sistema de vídeo de alta definição, surround sound e várias opções de entrada de áudio e vídeo.

O Praetor 500 apresenta o avançado painel de aviônicos Pro Line Fusion da Rockwell Collins com quatro monitores LCD de alta resolução de 15,1 polegadas e capacidade de operação sem papel, com planejamento de voo gráfico e o exclusivo recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, além de gráficos e mapas Jeppesen. As cabines de comando do Praetor também oferecem opções que incluem o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System). O Praetor 500 é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E avançados e econômicos em termos de combustível, os mais ecológicos da categoria.

Cockpit do Praetor 500 e 600
Cockpit do Praetor 500 e 600

Sobre o Praetor 600

O Praetor 600 é a aeronave mais inovadora e tecnologicamente avançada a entrar na categoria dos jatos super médios, oferecendo a melhor experiência ao cliente com uma combinação inigualável de desempenho, conforto e tecnologia. O Praetor 600 será o jato executivo de porte super médio mais avançado, que permite voos sem escalas entre Londres e Nova York. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 terá um alcance intercontinental de 3.900 milhas náuticas (7.223 km) com a capacidade de carga útil mais alta de sua classe, oferecendo capacidade máxima de alcance.

Sendo o único jato executivo de porte super médio com tecnologia Full Fly-by-Wire e redução ativa de turbulência, os passageiros aproveitarão o voo mais suave possível em uma cabine de 6 pés de altura, complementada por inigualáveis ​​5.800 pés de altitude da cabine para maior conforto dos passageiros. O Embraer DNA Design da cabine inclui oito poltronas totalmente reclináveis ​​que podem ser convertidas em quatro camas para descanso completo. A cabine inclui uma cozinha na entrada, um lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de bagagem dentro da cabine de passageiros. O espaço total para bagagem é o maior da categoria de jatos super médios.

A tecnologia avançada também é abundante em toda a cabine, começando com o Upper Tech Panel, exclusivo da indústria, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine, também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select. O Gogo AVANCE L5 e a conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo estão disponíveis por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo entre os jatos executivos de médio porte. Um sistema opcional de entretenimento a bordo consiste em um sistema de vídeo de alta definição, surround sound e várias opções de entrada de áudio e vídeo.

O Praetor 500 apresenta o avançado painel de aviônicos Pro Line Fusion da Rockwell Collins com quatro monitores LCD de alta resolução de 15,1 polegadas e capacidade de operação sem papel, com planejamento de voo gráfico e o exclusivo recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, além de gráficos e mapas Jeppesen. As cabines de comando do Praetor também oferecem opções que incluem o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System). O Praetor 500 é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E avançados e econômicos em termos de combustível, os mais ecológicos da categoria.

Interior do Praetor 600
Interior do Praetor 600
Interior do Praetor 500
Interior do Praetor 500

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer é uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste segmento de mercado a partir de 2000, com o lançamento do jato Legacy. A Embraer Aviação Executiva foi constituída em 2005. Seu portfólio, entre os mais amplos da indústria, é formado pelos jatos Phenom 100, Phenom 300E, Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota da Embraer Aviação Executiva excede a marca de 1.200 jatos, que estão em operação em mais de 70 países. Os clientes são apoiados por uma rede global de 70 centros de serviços entre próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7.

Siga-nos no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Crédito: Poder Aéreo – disponível na internet 15/10/2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui